quarta-feira, 18 de maio de 2022

OFICINA DE CURTA ANIMAÇÃO EM RIBEIRÃO VERMELHO CONTRIBUI PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA ARTE


Promover uma discussão sobre a preservação ambiental aliada à arte do cinema. Essa é proposta da oficina de curta animação, que em sua quarta edição foi realizada em Ribeirão Vermelho, no Sul de Minas Gerais, região onde a Aliança opera a Usina Hidrelétrica José Mendes Júnior (UHE Funil).

Entre os dias 9 e 13 de maio, aproximadamente 25 alunos, inspirados por um poema de Carlos Drummond de Andrade e por suas próprias experiências, criaram as cenas, cenários e personagens de um filme de animação em curta-metragem. Dos riscos e rabiscos chegou-se a uma linda história e ela foi sendo costurada com muitos sorrisos e com brilho no olhar. Em um processo de aprendizagem, desenvolvimento social, inclusão cultural e valorização das habilidades, esses alunos do 4º ano da Escola Municipal Manuel Pereira Ramalho transformaram suas vivências pessoais em uma história bonita de se ver.

Adriane Abreu, professora do 4º ano, acompanhou de perto a oficina e contou que as expectativas para o projeto foram superadas. “As crianças se envolveram e gostaram muito da oficina, então foi além do que esperávamos. O projeto contribuiu para o desenvolvimento das crianças e para mostrar a elas a importância da leitura. Eu acredito que essa experiência vai marcar a vida delas e inspirá-las a aprender, se dedicar e se envolver cada vez mais com as atividades.”

A Oficina de Curta Animação foi realizado pelo Instituto Marlin Azul com o patrocínio da Aliança Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Os curtas produzidos são inscritos em prêmios e festivais nacionais e internacionais, com o objetivo de alcançar cada vez mais espectadores. Depois de editado e finalizado, o filme criado pelos alunos de Ribeirão Vermelho será lançado na escola e terá exibições ao ar livre na comunidade.

Os vídeos de curta animação resultantes das outras três edições da oficina estão disponíveis no canal da Aliança no YouTube.


*Com assessoria da Aliança Energia

Nenhum comentário: