Pular para o conteúdo principal

OFICINA DE CURTA ANIMAÇÃO EM RIBEIRÃO VERMELHO CONTRIBUI PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA ARTE


Promover uma discussão sobre a preservação ambiental aliada à arte do cinema. Essa é proposta da oficina de curta animação, que em sua quarta edição foi realizada em Ribeirão Vermelho, no Sul de Minas Gerais, região onde a Aliança opera a Usina Hidrelétrica José Mendes Júnior (UHE Funil).

Entre os dias 9 e 13 de maio, aproximadamente 25 alunos, inspirados por um poema de Carlos Drummond de Andrade e por suas próprias experiências, criaram as cenas, cenários e personagens de um filme de animação em curta-metragem. Dos riscos e rabiscos chegou-se a uma linda história e ela foi sendo costurada com muitos sorrisos e com brilho no olhar. Em um processo de aprendizagem, desenvolvimento social, inclusão cultural e valorização das habilidades, esses alunos do 4º ano da Escola Municipal Manuel Pereira Ramalho transformaram suas vivências pessoais em uma história bonita de se ver.

Adriane Abreu, professora do 4º ano, acompanhou de perto a oficina e contou que as expectativas para o projeto foram superadas. “As crianças se envolveram e gostaram muito da oficina, então foi além do que esperávamos. O projeto contribuiu para o desenvolvimento das crianças e para mostrar a elas a importância da leitura. Eu acredito que essa experiência vai marcar a vida delas e inspirá-las a aprender, se dedicar e se envolver cada vez mais com as atividades.”

A Oficina de Curta Animação foi realizado pelo Instituto Marlin Azul com o patrocínio da Aliança Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Os curtas produzidos são inscritos em prêmios e festivais nacionais e internacionais, com o objetivo de alcançar cada vez mais espectadores. Depois de editado e finalizado, o filme criado pelos alunos de Ribeirão Vermelho será lançado na escola e terá exibições ao ar livre na comunidade.

Os vídeos de curta animação resultantes das outras três edições da oficina estão disponíveis no canal da Aliança no YouTube.


*Com assessoria da Aliança Energia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.