Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DA UNIFAL-MG APONTAM QUE OS NOVOS CASOS DE COVID-19 VOLTAM A AUMENTAR


Nesta edição do Boletim InCovid, os pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) apontam que os novos casos de covid-19 voltam a aumentar. “Como previsto, após o afrouxamento no uso das máscaras e sequência de feriados, a incidência de covid-19 voltou a subir após três meses de queda. É provável que tenhamos maior registro de novos casos até o final da semana, ainda por efeito do feriado prolongado de 21 de abril”, afirmam. Segundo eles, o cenário pode estar subestimado, dado o possível relaxamento na testagem. A aproximação de dias mais frios com aumento de doenças respiratórias e o risco de epidemia de dengue, exige cuidado para não prejudicarmos o atendimento dos serviços de saúde, inclusive de demandas represadas com a pandemia. Avançar na vacinação, usar máscaras em serviços de saúde, locais fechados e no transporte coletivo continua urgente.

Panorama no estado de Minas Gerais = Depois de três meses sem apresentar aumento na incidência de covid-19, Minas Gerais encerrou a 17ª Semana Epidemiológica (de 24 a 30/04) com crescimento da taxa de incidência diária semanal. Houve aumento em 11 das 14 regiões mineiras. O indicador para o estado aumentou de 2,1 para 3,1 novos casos por 100.000 habitantes. A menor taxa foi a da região Nordeste (0,3) e a maior a da Triângulo Sul (14,0). Apesar do aumento da incidência, houve estabilidade em novos óbitos e nenhum registro de novas internações.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 02/05) = Novos casos: a maioria das regiões apresentou crescimento (Leste Sul, Nordeste, Norte, Oeste, Sul, Triângulo Norte, Triângulo Sul e Vale do Aço); estabilidade na Jequitinhonha e Sudeste. Queda apenas na Centro, Centro Sul, Leste e Noroeste. A mm7d ficou em 730 (anterior = 436). Novas internações: por três semanas seguidas não há registro no estado. Novos óbitos: a semana iniciou com estabilidade, com mm7d em 13 (anterior = 16). Tendência de crescimento nas regiões Centro, Norte, Triângulo Norte e Triângulo Sul; estabilidade na Leste Sul e Vale do Aço e demais com queda.

Situação epidêmica no Sul de Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 02/05) = Novos casos: a região Sul iniciou a semana com crescimento em todas as regionais de saúde. A mm7d ficou em 150 (anterior = 94). Novas internações: há três semanas não há registro. Novos óbitos: a região apresentou estabilidade, com mm7d de 0,6 (anterior = 0,4). Apenas a regional de Pouso Alegre oscilou para crescimento.

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 02/05) = Novos casos: 8 dos 10 municípios registraram crescimento. Apenas Três Pontas iniciou a semana com tendência de diminuição e Pouso Alegre não apresenta dados confiáveis para análise. Novas internações: de modo inédito, pela quarta semana todos os dez municípios registraram queda ou nenhum registro. Novos óbitos: exceto Varginha com crescimento, os demais municípios apresentaram queda ou nenhum registro nas duas últimas semanas.

Campus da UNIFAL-MG: entre os municípios com campus da UNIFAL-MG (Alfenas, Varginha e Poços de Caldas), na última semana epidemiológica, Varginha apresentou o maior risco de contágio.

Acesse na íntegra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...