quinta-feira, 5 de maio de 2022

PESQUISADORES DA UNIFAL-MG APONTAM QUE OS NOVOS CASOS DE COVID-19 VOLTAM A AUMENTAR


Nesta edição do Boletim InCovid, os pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) apontam que os novos casos de covid-19 voltam a aumentar. “Como previsto, após o afrouxamento no uso das máscaras e sequência de feriados, a incidência de covid-19 voltou a subir após três meses de queda. É provável que tenhamos maior registro de novos casos até o final da semana, ainda por efeito do feriado prolongado de 21 de abril”, afirmam. Segundo eles, o cenário pode estar subestimado, dado o possível relaxamento na testagem. A aproximação de dias mais frios com aumento de doenças respiratórias e o risco de epidemia de dengue, exige cuidado para não prejudicarmos o atendimento dos serviços de saúde, inclusive de demandas represadas com a pandemia. Avançar na vacinação, usar máscaras em serviços de saúde, locais fechados e no transporte coletivo continua urgente.

Panorama no estado de Minas Gerais = Depois de três meses sem apresentar aumento na incidência de covid-19, Minas Gerais encerrou a 17ª Semana Epidemiológica (de 24 a 30/04) com crescimento da taxa de incidência diária semanal. Houve aumento em 11 das 14 regiões mineiras. O indicador para o estado aumentou de 2,1 para 3,1 novos casos por 100.000 habitantes. A menor taxa foi a da região Nordeste (0,3) e a maior a da Triângulo Sul (14,0). Apesar do aumento da incidência, houve estabilidade em novos óbitos e nenhum registro de novas internações.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 02/05) = Novos casos: a maioria das regiões apresentou crescimento (Leste Sul, Nordeste, Norte, Oeste, Sul, Triângulo Norte, Triângulo Sul e Vale do Aço); estabilidade na Jequitinhonha e Sudeste. Queda apenas na Centro, Centro Sul, Leste e Noroeste. A mm7d ficou em 730 (anterior = 436). Novas internações: por três semanas seguidas não há registro no estado. Novos óbitos: a semana iniciou com estabilidade, com mm7d em 13 (anterior = 16). Tendência de crescimento nas regiões Centro, Norte, Triângulo Norte e Triângulo Sul; estabilidade na Leste Sul e Vale do Aço e demais com queda.

Situação epidêmica no Sul de Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 02/05) = Novos casos: a região Sul iniciou a semana com crescimento em todas as regionais de saúde. A mm7d ficou em 150 (anterior = 94). Novas internações: há três semanas não há registro. Novos óbitos: a região apresentou estabilidade, com mm7d de 0,6 (anterior = 0,4). Apenas a regional de Pouso Alegre oscilou para crescimento.

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 02/05) = Novos casos: 8 dos 10 municípios registraram crescimento. Apenas Três Pontas iniciou a semana com tendência de diminuição e Pouso Alegre não apresenta dados confiáveis para análise. Novas internações: de modo inédito, pela quarta semana todos os dez municípios registraram queda ou nenhum registro. Novos óbitos: exceto Varginha com crescimento, os demais municípios apresentaram queda ou nenhum registro nas duas últimas semanas.

Campus da UNIFAL-MG: entre os municípios com campus da UNIFAL-MG (Alfenas, Varginha e Poços de Caldas), na última semana epidemiológica, Varginha apresentou o maior risco de contágio.

Acesse na íntegra

Nenhum comentário: