Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DO INATEL DESENVOLVEM CADEIRA DE RODAS QUE PODE SER CONTROLADA PELO MOVIMENTO CERVICAL


Os pesquisadores do e-Health Innovation Center, centro de pesquisas em Engenharia Biomédica do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), desenvolveram uma cadeira de rodas que pode ser controlada pelo movimento cervical. O projeto tem como intuito facilitar a mobilidade de pessoas com tetraplegia, que têm a perda de movimentos dos braços, troncos e pernas, provocada geralmente por lesões na medula espinhal.

O projeto começou em 2018 com uma iniciativa de alunos da Escola Técnica de Eletrônica, que se desdobrou em uma parceria com o Inatel. Atualmente, o projeto é conduzido pelos alunos Arthur Augusto Casimiro Pires, Gabriel Sarlo Cerneiro Ribeiro, João Vítor Martins Campos, Laura Ribeiro Marchioni, e conta também com o apoio de outros profissionais. "Estamos em contato com médicos, ortopedistas e equipes de inovação que apoiam a ideia, desde que passou a ser trabalhada no e-Health", conta Arthur Pires.

Segundo ele, o diferencial é que a maioria das cadeiras de rodas utilizadas no Brasil para tetraplégicos trabalham por meio de controle mentoniano, quando o paciente precisa utilizar o queixo para locomover a cadeira. Esse método acaba causando um certo desconforto para a pessoa. Por esse motivo, o grupo decidiu desenvolver uma cadeira que pudesse funcionar sem grandes esforços para a pessoa com deficiência.

"Em um primeiro momento, desenvolvemos a cadeira para funcionar de acordo com o movimento cervical da pessoa, mas pretendemos fazer também, com que ela possa ser acionada por meio de voz e, até mesmo, pelos sinais neurais. O objetivo é fazer com que pessoas que apresentem apenas movimento cervical, ou seja, tetraplégicos, tenham uma maior autonomia para realizar as atividades do dia a dia, tendo um maior conforto e bem-estar", explica.

Além de mais conforto e bem-estar, a cadeira projetada pelos alunos possui um preço mais acessível do que as encontradas no mercado com funcionalidade semelhante. O projeto está em fase de testes e aprimoramento. O grupo está testando o equipamento com diferentes cargas para avaliar o desempenho dela com tamanhos diferentes de pacientes e analisando também seu consumo de energia.

Para o professor Filipe Bueno Vilela, coordenador de projetos do e-Health Innovation Center, o Inatel tem grande interesse no desenvolvimento de iniciativas como a cadeira de rodas autônoma. "A intenção do e-Health é ofertar à comunidade Inatel um hub de integração com infraestrutura adequada para o desenvolvimento de projetos de inovação, compartilhamento de conhecimento em tecnologias médicas e associação a instituições ou profissionais de diversas áreas do Brasil e do mundo", destaca o professor.

*Com assessoria do Inatel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/