quinta-feira, 19 de maio de 2022

PESQUISADORES DO INATEL DESENVOLVEM CADEIRA DE RODAS QUE PODE SER CONTROLADA PELO MOVIMENTO CERVICAL


Os pesquisadores do e-Health Innovation Center, centro de pesquisas em Engenharia Biomédica do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), desenvolveram uma cadeira de rodas que pode ser controlada pelo movimento cervical. O projeto tem como intuito facilitar a mobilidade de pessoas com tetraplegia, que têm a perda de movimentos dos braços, troncos e pernas, provocada geralmente por lesões na medula espinhal.

O projeto começou em 2018 com uma iniciativa de alunos da Escola Técnica de Eletrônica, que se desdobrou em uma parceria com o Inatel. Atualmente, o projeto é conduzido pelos alunos Arthur Augusto Casimiro Pires, Gabriel Sarlo Cerneiro Ribeiro, João Vítor Martins Campos, Laura Ribeiro Marchioni, e conta também com o apoio de outros profissionais. "Estamos em contato com médicos, ortopedistas e equipes de inovação que apoiam a ideia, desde que passou a ser trabalhada no e-Health", conta Arthur Pires.

Segundo ele, o diferencial é que a maioria das cadeiras de rodas utilizadas no Brasil para tetraplégicos trabalham por meio de controle mentoniano, quando o paciente precisa utilizar o queixo para locomover a cadeira. Esse método acaba causando um certo desconforto para a pessoa. Por esse motivo, o grupo decidiu desenvolver uma cadeira que pudesse funcionar sem grandes esforços para a pessoa com deficiência.

"Em um primeiro momento, desenvolvemos a cadeira para funcionar de acordo com o movimento cervical da pessoa, mas pretendemos fazer também, com que ela possa ser acionada por meio de voz e, até mesmo, pelos sinais neurais. O objetivo é fazer com que pessoas que apresentem apenas movimento cervical, ou seja, tetraplégicos, tenham uma maior autonomia para realizar as atividades do dia a dia, tendo um maior conforto e bem-estar", explica.

Além de mais conforto e bem-estar, a cadeira projetada pelos alunos possui um preço mais acessível do que as encontradas no mercado com funcionalidade semelhante. O projeto está em fase de testes e aprimoramento. O grupo está testando o equipamento com diferentes cargas para avaliar o desempenho dela com tamanhos diferentes de pacientes e analisando também seu consumo de energia.

Para o professor Filipe Bueno Vilela, coordenador de projetos do e-Health Innovation Center, o Inatel tem grande interesse no desenvolvimento de iniciativas como a cadeira de rodas autônoma. "A intenção do e-Health é ofertar à comunidade Inatel um hub de integração com infraestrutura adequada para o desenvolvimento de projetos de inovação, compartilhamento de conhecimento em tecnologias médicas e associação a instituições ou profissionais de diversas áreas do Brasil e do mundo", destaca o professor.

*Com assessoria do Inatel

Nenhum comentário: