Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DO INATEL DESENVOLVEM CADEIRA DE RODAS QUE PODE SER CONTROLADA PELO MOVIMENTO CERVICAL


Os pesquisadores do e-Health Innovation Center, centro de pesquisas em Engenharia Biomédica do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), desenvolveram uma cadeira de rodas que pode ser controlada pelo movimento cervical. O projeto tem como intuito facilitar a mobilidade de pessoas com tetraplegia, que têm a perda de movimentos dos braços, troncos e pernas, provocada geralmente por lesões na medula espinhal.

O projeto começou em 2018 com uma iniciativa de alunos da Escola Técnica de Eletrônica, que se desdobrou em uma parceria com o Inatel. Atualmente, o projeto é conduzido pelos alunos Arthur Augusto Casimiro Pires, Gabriel Sarlo Cerneiro Ribeiro, João Vítor Martins Campos, Laura Ribeiro Marchioni, e conta também com o apoio de outros profissionais. "Estamos em contato com médicos, ortopedistas e equipes de inovação que apoiam a ideia, desde que passou a ser trabalhada no e-Health", conta Arthur Pires.

Segundo ele, o diferencial é que a maioria das cadeiras de rodas utilizadas no Brasil para tetraplégicos trabalham por meio de controle mentoniano, quando o paciente precisa utilizar o queixo para locomover a cadeira. Esse método acaba causando um certo desconforto para a pessoa. Por esse motivo, o grupo decidiu desenvolver uma cadeira que pudesse funcionar sem grandes esforços para a pessoa com deficiência.

"Em um primeiro momento, desenvolvemos a cadeira para funcionar de acordo com o movimento cervical da pessoa, mas pretendemos fazer também, com que ela possa ser acionada por meio de voz e, até mesmo, pelos sinais neurais. O objetivo é fazer com que pessoas que apresentem apenas movimento cervical, ou seja, tetraplégicos, tenham uma maior autonomia para realizar as atividades do dia a dia, tendo um maior conforto e bem-estar", explica.

Além de mais conforto e bem-estar, a cadeira projetada pelos alunos possui um preço mais acessível do que as encontradas no mercado com funcionalidade semelhante. O projeto está em fase de testes e aprimoramento. O grupo está testando o equipamento com diferentes cargas para avaliar o desempenho dela com tamanhos diferentes de pacientes e analisando também seu consumo de energia.

Para o professor Filipe Bueno Vilela, coordenador de projetos do e-Health Innovation Center, o Inatel tem grande interesse no desenvolvimento de iniciativas como a cadeira de rodas autônoma. "A intenção do e-Health é ofertar à comunidade Inatel um hub de integração com infraestrutura adequada para o desenvolvimento de projetos de inovação, compartilhamento de conhecimento em tecnologias médicas e associação a instituições ou profissionais de diversas áreas do Brasil e do mundo", destaca o professor.

*Com assessoria do Inatel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.