segunda-feira, 23 de maio de 2022

RIBEIRÃO DAS NEVES ALCANÇA MAIS DE 70% DE PONTOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA SUBSTITUÍDOS

Dentre as regiões contempladas estão Centro, Justinópolis e Veneza

Assim como o consumidor comum, as cidades também precisam se preocupar com a conta da energia elétrica e com a responsabilidade ambiental e social no uso da energia. Em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a prefeitura, desde o final de 2019, vem realizando a troca das lâmpadas de vapor sódio pelas de tecnologia LED. Até agora, dos 26.512 pontos luminosos da cidade, 18.691 foram atendidos. Esse número corresponde a substituição de luminárias em três regiões (Centro, Justinópolis e Veneza) e acumula 70,5% do total.

A ação é realizada pelo Consórcio IP Minas, formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, que venceu a licitação de uma parceria público-privada (PPP) promovida pela prefeitura em agosto de 2019. O contrato foi assinado em novembro, sendo que o consórcio entrou em operação no dia 16 de dezembro de 2019, quando foi publicada a ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos.

“Além de todos esses padrões objetivos, o que levamos, em primeiro lugar, para a população é melhor qualidade de vida, aumentando o grau de luminescência, ou seja, deixando as ruas e espaços públicos mais ‘claros’, gerando uma sensação de segurança. Além das ruas, temos metas a serem cumpridas com a chamada iluminação de destaque, que é instalada em lugares de convívio social, como praças e estádios, e a instalação onde não havia nenhum tipo de iluminação”, explica Grancer.

A PPP prevê a prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade. Essa eficientização energética do sistema público de iluminação evita o desperdício de energia, resultando em redução dos custos do município com energia elétrica. Isso acontece porque, entre os benefícios da tecnologia LED, está o consumo 50% menor do que as lâmpadas tradicionais. Ainda amplia a segurança para moradores, pedestres e motoristas, devido à emissão de luz branca, que permite uma percepção mais fiel das cores e contornos.

Em alguns pontos específicos da cidade, como no Parque Ecológico, a iluminação necessitou de melhorias e/ou acréscimo de estruturação, de forma a adequar a iluminação por consequência da importância do local, no quesito social, cultural e histórico do município. Dentre as áreas já modernizadas, destaque para a Praça do Lula, em Sevilha B; a Praça Escola Municipal Manoel Paula Araújo, em Rosana, e a Praça Escola Estadual Antônio R. da Fonseca Savassi, todas já concluídas.

Outra preocupação por parte do IP Minas é contribuir com a economia local. Tal ação é realizada a partir da doação do alumínio presente nas luminárias que foram retiradas.

De acordo com o relatório mensal do Consórcio, de 16/03/2022 a 15/04/2022 foram destinadas de forma apropriada 1.129 lâmpadas, 571 relês, 898 reatores, 781 luminárias (1.727,50 kg) e 313 braços (842,90 kg). Isso leva o acumulado de 16/12/2019 até 15/04/2022 em 25.402 lâmpadas, 21.095 relês, 18.030 reatores, 17.127 luminárias (38.100,08 kg) e 2.982 braços (10.167,40 kg) de resíduos retirados do parque de Iluminação de Ribeirão das Neves.

“Poderíamos trazer mão de obra já treinada, mas entendemos que se ficarmos aqui durante 30 anos, pelo menos, devemos fazer parte da sociedade local, entender as suas necessidades e desejos. Ao formar e absorver a mão de obra local, criamos uma comunidade que entende e ajuda a cuidar de tudo que está sendo feito. Ribeirão das Neves é uma cidade estigmatizada por vários fatores, mas, por menor que seja, queremos dar nossa contribuição para mudar isso”, completa o gerente da IP Minas.

Nenhum comentário: