Pular para o conteúdo principal

SERRA DA MANTIQUEIRA RECEBE SINALIZAÇÃO DA REDE TRILHAS COM PLACAS QUE ORIENTARÃO OS CAMINHANTES

O objetivo da ação é facilitar a orientação do caminhante, caracterizar a Rede Trilhas e personalizar cada caminho com sua própria identidade, utilizando-se de um ícone regional
Pegadas da Transmantiqueira. Sentido norte fundo preto com pegada amarela e sentido sul fundo amarelo com pegada preta

Um grupo de voluntários do município de Extrema e de Joanópolis, incluindo alguns representantes de ambas as prefeituras, sinalizaram 20Km do trecho Extrema – Joanópolis, parte integrante do GT Serra do Lopo-Pedra do Baú e posteriormente, todos os envolvidos visitaram vários empreendimentos que poderão futuramente atuarem como pontos de apoio para hospedagem, alimentação e atrativos turísticos da Trilha Transmantiqueira.

A Trilha é um dos projetos que compõem o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável de Extrema 2021-2031 e a Prefeitura de Extrema tem empenhado esforços na coordenação deste projeto na região, visando à estruturação do produto turístico internacional em parceria com o Ministério de Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Circuito Turístico Serras Verdes e os municípios de Vargem, Joanópolis, Camanducaia, São José dos Campos, Gonçalves e Sapucaí Mirim.

A Rede Nacional
A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, também chamada de Rede Trilhas, foi criada pela Portaria Conjunta nº 407/2018 do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Turismo e está sendo estruturado em todo o país, com o objetivo de ser um instrumento de conservação da biodiversidade e conectividade de paisagens, reconhecendo e protegendo as rotas pedestres e de outros meios de viagem não motorizados. Além disso, o projeto quer sensibilizar a sociedade sobre a importância da conexão de paisagens naturais e ecossistemas, além de diversificar, estimular e ampliar a oferta turística.

A Transmantiqueira é a trilha que percorrerá a Serra da Mantiqueira, tendo como símbolo a Araucária (Araucaria angustifolia) com sua pinha; estilizada na forma de pegadas. Para identificar o sentido norte, as placas estarão representadas com o fundo preto e com pegada amarela e o sentido sul será representado com o fundo amarelo e o símbolo da pegada na cor preta.

A Trilha Transmantiqueira (TMTQ) terá ao todo 1.114 km de extensão pela Serra da Mantiqueira, percorrendo: 3 estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), 47 municípios e conectando ainda 37 unidades de conservação, em uma das maiores e mais importantes cadeias montanhosas do sudeste brasileiro.

A Trilha Transmantiqueira foi reconhecida como integrante da Rede Trilhas através da Portaria MMA nº 543/2021. O trabalho de implantação na região teve início em maio de 2019 com a realização do 7º Seminário da Trilha Transmantiqueira em Extrema, sendo que neste evento foi criado o Grupo de Trabalho (GT) Serra do Lopo-Pedra do Baú que tem como objetivo a implantação da trilha em parceria com as 7 prefeituras da região (Vargem, Extrema, Joanópolis, São José dos Campos, Camanducaia, Gonçalves e Sapucaí Mirim).

A perspectiva é que estas ações de retomada dos trabalhos se intensifiquem nos próximos meses, ampliando os quilômetros sinalizados da trilha de longo curso e sua consolidação nos municípios de Extrema, no Sul de Minas e Joanópolis, no interior de São Paulo, como instrumento de promoção do ecoturismo local e do estímulo à conservação ambiental.

*Com assessoria da Prefeitura de Extrema

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...