quinta-feira, 30 de junho de 2022

DIVINÓPOLIS TERÁ LABORATÓRIO DE ENSAIOS DE MATERIAIS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Empreendimento será um marco para a indústria da construção civil da região

O SENAI/FIEMG está construindo o primeiro Laboratório de Ensaios de Materiais da Indústria da Construção Civil da região. O LEMICC é um pleito demandado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas (SINDUSCONM-CO) e o local escolhido para abrigar o empreendimento é o SENAI Divinópolis.

A implantação do laboratório visa auxiliar a indústria da construção civil quanto à garantia de que os produtos sejam produzidos seguindo os regimentos, já que todos os materiais devem se enquadrar às normas regulamentadoras (NRs), garantindo assim, a qualidade e eficiência dos produtos ofertados.

De acordo com a arquiteta e urbanista e técnica em edificações, responsável pelo Laboratório, Bárbara Almeida, o local, vai realizar ensaios através de testes mecânicos, elétricos, químicos, magnéticos e térmicos, que irão avaliar a qualidade de determinado produto no desempenho de sua função. “Através dos ensaios é possível identificar os defeitos nos produtos que possam afetar a integridade de determinada obra ou empreendimento e, quando possível, saná-los”, explicou.

O LEMICC vai atuar oferecendo testes em solos, concreto e materiais cerâmicos, especificadamente os seguintes ensaios:

De acordo com o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro-Oeste (SINDUSCON-CO), Eduardo Soares, o novo empreendimento do SENAI/FIEMG trará benefícios para o segmento da construção civil de toda região. “A contratação do laboratório para testar materiais proporciona benefícios com a qualidade e melhoria contínua do produto, reduzindo erros, aumentando a competitividade das indústrias e garantindo a segurança, gerando assim, mais satisfação por parte da sociedade como um todo”, enfatizou o líder empresarial.

Além da arquiteta e urbanista, o laboratório contará com o físico e técnico em Mecânica, Frederico Nogueira Vilaça na realização dos ensaios. A obra está na fase de ajustes de acabamento e aguardando a chegada de máquinas e deve ser entregue e inaugurado até agosto deste ano.

*Com Gracielle Castro, da assessoria da FIEMG Regional Centro-Oeste

Nenhum comentário: