Pular para o conteúdo principal

EM MAIO INFLAÇÃO EM VARGINHA FOI DE 1,14%


Pelo sexto mês consecutivo o Índice Municipal de Preços ao Consumidor (IMPC-Unis) da cidade de Varginha apresentou alta. Comparando com o mês de abril, o índice geral de inflação em maio teve elevação de 1,14%.

Considerando desde o início da pesquisa em julho de 2021 o indicador já acumula alta de 17,75%. E tomando como base somente este ano de 2022, nos cinco primeiros meses a inflação já atinge 11,29%.

O IMPC-Unis é um indicador composto por 5 grupos de gastos, sendo eles: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação. Estes grupos são compostos por 11 subgrupos e 44 itens que totalizam 503 preços coletados considerando diferentes tipos, marcas e locais na cidade. O levantamento dos preços é realizado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e GEESUL.

No mês de maio, o grupo que apresentou maior elevação média foi comunicação (7,13%) ocasionada pela alta de 9,53% nos planos básicos de telefonia móvel e de 5,57% nos planos básicos de internet, cuja correção foi semelhante à queda ocorrida no mês anterior.

O segundo grupo com maior alta nos preços médios foi a alimentação (2,72%). As maiores elevações ocorridas foram com o tomate (24,52%), feijão carioquinha (15,97%) e alho (8,09%), que podem ser explicadas em razão das colheitas desses produtos ainda não terem se intensificado e a oferta dos mesmos encontra-se reduzida. Já os produtos que tiveram as maiores quedas foram banana (-10,54%), cebola (-8,24%) e batata (-7,42%) devido fatores como o maior impulso na colheita e menor demanda no período.

O grupo transporte teve alta de 0,70% ocasionada pelo aumento do diesel (5,36%). Já o etanol teve queda de -2,74% e a gasolina uma diminuição de -0,48%.

O grupo habitação teve queda de -0,85%, sendo que os destaques de alta foram os produtos de limpeza em geral da residência (1,13%) e os itens de higiene pessoal (0,77%). Já as maiores diminuições nos preços médios ocorreram na energia elétrica (-6,21%) e gás de cozinha (-2,38%).

O grupo educação se manteve estável neste mês.

Semelhante ao que foi verificado no mês anterior, em maio a inflação em Varginha continuou persistente, no entanto em patamar menor. Ou seja, a alta geral no nível de preços continua ocorrendo, mas em níveis mais baixos em comparação com os meses anteriores. Isso pode ser um indicativo de que realmente a inflação atingiu seu ápice em março e agora começa a diminuir o nível até se estabilizar e talvez iniciar um declínio. No entanto, esse arrefecimento na alta dos preços ainda está muito lento e devemos levar em consideração que somente nos cinco primeiros meses de 2022 a inflação acumulada já ultrapassou a correção do salário mínimo ocorrida em janeiro, o que prejudica muito o orçamento das famílias assalariadas e de baixa renda.

O desempenho das safras dos produtos alimentícios, as ações de políticas econômicas, a taxa de câmbio, a dinâmica da demanda externa e a recomposição das cadeias produtivas internacionais serão fatores primordiais para o comportamento dos preços nos próximos meses. Reiteramos que, se a previsão do Banco Central de queda na inflação nos próximos meses não se confirmar, as políticas econômicas deverão passar por ajustes a fim de controlar os preços, especialmente por meio de incentivos à produção e maior disponibilidade interna dos produtos.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/