Pular para o conteúdo principal

NOVA ESPÉCIE DE ÁRVORE DA CAATINGA É DESCOBERTA POR PESQUISADORES DA UFLA

A descrição da nova espécie reforça a necessidade da conservação da Caatinga e a importância de novos estudos que envolvam a biodiversidade da vegetação

A Caatinga é um domínio fitogeográfico presente em 11% do território brasileiro, abrangendo a Região Nordeste e o norte de Minas Gerais. Estima-se que existam pelo menos 3,2 mil espécies de plantas nessa região, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Fitogeografia e Ecologia Evolutiva da Escola de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Lavras (Esal/UFLA) acrescentou mais uma espécie a essa lista, a Pseudobombax furadense (Bombacoideae, Malvaceae).

Estudos da Caatinga no norte de Minas coordenados pelo professor Rubens Manoel dos Santos já são realizados há pelo menos duas décadas. A descoberta da espécie ocorreu em um lugar conhecido como Furados. Durante estudos na área, os pesquisadores se depararam com exemplares de Embiruçu, como comumente são conhecidas várias diferentes espécies de Pseudobombax. “Ficamos intrigados porque eles apresentavam algumas características que se assemelhavam a uma espécie já descrita, Pseudobombax simplicifolium, porém com aspectos diferenciados, como o fato de apresentarem tricomas nas folhas (uma espécie de pelo) ”, comenta a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada, Fernanda Moreira Gianasi.

As amostras foram coletadas em agosto de 2019 e janeiro de 2020 e encaminhadas ao acervo do Herbário Esal, onde foram examinadas. “Descrevemos detalhadamente, a partir de características de flores, folhas, ramos, frutos e sementes. Fizemos a comparação com outras espécies e, assim, notamos que se tratava de uma nova espécie ainda não catalogada”, explica Fernanda. De acordo com a pesquisadora, ao que tudo indica, a árvore só é encontrada na região de Furados, um local onde lajes de rochas calcárias são formadas pelo intemperismo de afloramentos calcários, dando origem a uma vegetação muito específica, com poucas e esparsas árvores.

Para o professor Rubens, a descrição de uma nova espécie de árvore demonstra como ainda conhecemos pouco sobre a vegetação dessas áreas e enfatiza a necessidade de mais estudos na Caatinga, em especial nas áreas associadas às rochas calcárias, como Furados e afloramentos calcários, visando principalmente a sua conservação. Segundo ele, “o endemismo da espécie associado ao ambiente de Furados, que é apenas um dos vários ambientes associados a rocha calcária, traz o caráter inovador de ser uma espécie recém-descrita, mas também ressalta a importância desses ambientes dentro dos afloramentos de calcário, para conservação. A descoberta da nova espécie demonstra como nós conhecemos pouco dessas áreas: nós nem conhecemos todas as espécies arbóreas que ocorrem ali, imagina falar sobre funcionalidade, ecologia e outros grupos de plantas, como epífitas e ervas, dentro desses lugares. É um caminho longo a ser percorrido para entender como são esses ambientes”.

A nova espécie catalogada foi classificada como vulnerável, de acordo com os critérios da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), responsável pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Isso significa que a espécie sofre um alto risco de extinção nos próximos anos, a não ser que medidas para sua conservação possam ser tomadas. A descoberta da nova espécie de árvore da Caatinga foi publicada recentemente na revista Phytotaxa, com o título "Pseudobombax furadense (Bombacoideae, Malvaceae), a new species from the Caatingas Domain, Brazil".

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.