Pular para o conteúdo principal

PLANO DE MANEJO DO PARQUE MUNICIPAL DA CACHOEIRA DA FUMAÇA


Entre os dias 24, 25 e 26 de maio, ocorreu no Salão de Eventos da Câmara Municipal de Carrancas, a oficina de diagnóstico e planejamento do Plano de Manejo do Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça (PMCF).

O processo de elaboração do plano de manejo foi possível por meio de uma parceria entre a Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (ARPA Rio Grande) e o município de Carrancas, por intermédio do Ministério Públicos de Minas Gerais. Para conduzir os trabalhos técnicos e de moderação da oficina foi contratada, por meio de edital da ARPA Rio Grande, a Empresa FLS Engenharia.

O plano de manejo é um documento de gestão que irá nortear a Unidade de Conservação (UC) sobre quais as melhores estratégias para que sejam cumpridos os objetivos de sua criação. Com este documento, será possível definir normas de uso da UC, zoneamento interno, fomentar infraestruturas, regular os usos públicos, incentivar as pesquisas científicas e, sobretudo promover a educação ambiental.

O modelo utilizado para a elaboração do plano de manejo é a metodologia do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, que também é adotada pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF, e se caracteriza por ser um modelo participativo no planejamento da unidade.

Para subsidiar a efetivação da oficina, foram realizadas várias etapas de planejamento envolvendo a ARPA Rio Grande, o Município de Carrancas e a FLS Engenharia, como reuniões, levantamento de estudos e dados para caracterização da unidade, elaboração de banco de dados geográficos, planejamento da oficina e elaboração do guia do participante.

A oficina participativa contou com a presença dos representantes da ARPA Rio Grande, Emerson Ludgero da Costa, presidente; Mariana Ap. de Freitas Abreu, analista Ambiental e Michelle Ribeiro da Silva, gerente administrativa; dos representantes do executivo municipal de Carrancas, Amanda Ferreira de Souza Pereira, secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente e Saulo Burger Salomão, secretário de Administração; além dos consultores ambientais da FLS Engenharia, Ana Raquel da Silva, Gestora Ambiental, Fábio Freire Diniz, biólogo e Ananda Santos Caldeira, estagiária e graduanda em Engenharia Ambiental.

Participaram da oficina o executivo municipal e vários representantes sociais, como membros da comunidade carranquense, instituições, conselhos e setor de turismo, identificados por meio de critérios previstos no método adotado. Foram realizadas, dinâmicas, rodas de conversas, discussões entre os participantes (plenária e grupos), além de visitas guiadas pelos moderadores no PMCF. Estas visitas trouxeram grande interação, compreensão da realidade local, memórias afetivas, que subsidiaram a visualização potencial de cada espaço do Parque.

As próximas etapas preveem a entrega da primeira versão do Plano de Manejo, resultante de todos os produtos gerados durante a oficina, etapa de correção pelos participantes da oficina, seguida pela elaboração da versão final do Plano de Manejo.

Em seguida o executivo municipal deverá regular a gestão do Parque, em que está localizado um dos principais atrativos do Município de Carrancas, a Cachoeira da Fumaça. Um lugar de beleza, biodiversidade, amado pelos cidadãos carranquences e visitantes.

Espera-se que por meio desse plano, o PMCF possa receber melhorias que visem o bem-estar da população, a preservação e conservação do patrimônio natural, histórico e cultural do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...