Pular para o conteúdo principal

PLANO DE MANEJO DO PARQUE MUNICIPAL DA CACHOEIRA DA FUMAÇA


Entre os dias 24, 25 e 26 de maio, ocorreu no Salão de Eventos da Câmara Municipal de Carrancas, a oficina de diagnóstico e planejamento do Plano de Manejo do Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça (PMCF).

O processo de elaboração do plano de manejo foi possível por meio de uma parceria entre a Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (ARPA Rio Grande) e o município de Carrancas, por intermédio do Ministério Públicos de Minas Gerais. Para conduzir os trabalhos técnicos e de moderação da oficina foi contratada, por meio de edital da ARPA Rio Grande, a Empresa FLS Engenharia.

O plano de manejo é um documento de gestão que irá nortear a Unidade de Conservação (UC) sobre quais as melhores estratégias para que sejam cumpridos os objetivos de sua criação. Com este documento, será possível definir normas de uso da UC, zoneamento interno, fomentar infraestruturas, regular os usos públicos, incentivar as pesquisas científicas e, sobretudo promover a educação ambiental.

O modelo utilizado para a elaboração do plano de manejo é a metodologia do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, que também é adotada pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF, e se caracteriza por ser um modelo participativo no planejamento da unidade.

Para subsidiar a efetivação da oficina, foram realizadas várias etapas de planejamento envolvendo a ARPA Rio Grande, o Município de Carrancas e a FLS Engenharia, como reuniões, levantamento de estudos e dados para caracterização da unidade, elaboração de banco de dados geográficos, planejamento da oficina e elaboração do guia do participante.

A oficina participativa contou com a presença dos representantes da ARPA Rio Grande, Emerson Ludgero da Costa, presidente; Mariana Ap. de Freitas Abreu, analista Ambiental e Michelle Ribeiro da Silva, gerente administrativa; dos representantes do executivo municipal de Carrancas, Amanda Ferreira de Souza Pereira, secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente e Saulo Burger Salomão, secretário de Administração; além dos consultores ambientais da FLS Engenharia, Ana Raquel da Silva, Gestora Ambiental, Fábio Freire Diniz, biólogo e Ananda Santos Caldeira, estagiária e graduanda em Engenharia Ambiental.

Participaram da oficina o executivo municipal e vários representantes sociais, como membros da comunidade carranquense, instituições, conselhos e setor de turismo, identificados por meio de critérios previstos no método adotado. Foram realizadas, dinâmicas, rodas de conversas, discussões entre os participantes (plenária e grupos), além de visitas guiadas pelos moderadores no PMCF. Estas visitas trouxeram grande interação, compreensão da realidade local, memórias afetivas, que subsidiaram a visualização potencial de cada espaço do Parque.

As próximas etapas preveem a entrega da primeira versão do Plano de Manejo, resultante de todos os produtos gerados durante a oficina, etapa de correção pelos participantes da oficina, seguida pela elaboração da versão final do Plano de Manejo.

Em seguida o executivo municipal deverá regular a gestão do Parque, em que está localizado um dos principais atrativos do Município de Carrancas, a Cachoeira da Fumaça. Um lugar de beleza, biodiversidade, amado pelos cidadãos carranquences e visitantes.

Espera-se que por meio desse plano, o PMCF possa receber melhorias que visem o bem-estar da população, a preservação e conservação do patrimônio natural, histórico e cultural do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.