Pular para o conteúdo principal

PLANO DE MANEJO DO PARQUE MUNICIPAL DA CACHOEIRA DA FUMAÇA


Entre os dias 24, 25 e 26 de maio, ocorreu no Salão de Eventos da Câmara Municipal de Carrancas, a oficina de diagnóstico e planejamento do Plano de Manejo do Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça (PMCF).

O processo de elaboração do plano de manejo foi possível por meio de uma parceria entre a Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (ARPA Rio Grande) e o município de Carrancas, por intermédio do Ministério Públicos de Minas Gerais. Para conduzir os trabalhos técnicos e de moderação da oficina foi contratada, por meio de edital da ARPA Rio Grande, a Empresa FLS Engenharia.

O plano de manejo é um documento de gestão que irá nortear a Unidade de Conservação (UC) sobre quais as melhores estratégias para que sejam cumpridos os objetivos de sua criação. Com este documento, será possível definir normas de uso da UC, zoneamento interno, fomentar infraestruturas, regular os usos públicos, incentivar as pesquisas científicas e, sobretudo promover a educação ambiental.

O modelo utilizado para a elaboração do plano de manejo é a metodologia do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, que também é adotada pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF, e se caracteriza por ser um modelo participativo no planejamento da unidade.

Para subsidiar a efetivação da oficina, foram realizadas várias etapas de planejamento envolvendo a ARPA Rio Grande, o Município de Carrancas e a FLS Engenharia, como reuniões, levantamento de estudos e dados para caracterização da unidade, elaboração de banco de dados geográficos, planejamento da oficina e elaboração do guia do participante.

A oficina participativa contou com a presença dos representantes da ARPA Rio Grande, Emerson Ludgero da Costa, presidente; Mariana Ap. de Freitas Abreu, analista Ambiental e Michelle Ribeiro da Silva, gerente administrativa; dos representantes do executivo municipal de Carrancas, Amanda Ferreira de Souza Pereira, secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente e Saulo Burger Salomão, secretário de Administração; além dos consultores ambientais da FLS Engenharia, Ana Raquel da Silva, Gestora Ambiental, Fábio Freire Diniz, biólogo e Ananda Santos Caldeira, estagiária e graduanda em Engenharia Ambiental.

Participaram da oficina o executivo municipal e vários representantes sociais, como membros da comunidade carranquense, instituições, conselhos e setor de turismo, identificados por meio de critérios previstos no método adotado. Foram realizadas, dinâmicas, rodas de conversas, discussões entre os participantes (plenária e grupos), além de visitas guiadas pelos moderadores no PMCF. Estas visitas trouxeram grande interação, compreensão da realidade local, memórias afetivas, que subsidiaram a visualização potencial de cada espaço do Parque.

As próximas etapas preveem a entrega da primeira versão do Plano de Manejo, resultante de todos os produtos gerados durante a oficina, etapa de correção pelos participantes da oficina, seguida pela elaboração da versão final do Plano de Manejo.

Em seguida o executivo municipal deverá regular a gestão do Parque, em que está localizado um dos principais atrativos do Município de Carrancas, a Cachoeira da Fumaça. Um lugar de beleza, biodiversidade, amado pelos cidadãos carranquences e visitantes.

Espera-se que por meio desse plano, o PMCF possa receber melhorias que visem o bem-estar da população, a preservação e conservação do patrimônio natural, histórico e cultural do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...