Pular para o conteúdo principal

POÇOS DE CALDAS É VENCEDORA DO ‘X PRÊMIO MINEIRO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO MUNICIPAL’


Os 27 municípios selecionados participaram da cerimônia de premiação, que foi realizada nesta quarta-feira, dia 1º de junho, durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios da AMM, na capital mineira Belo Horizonte. O prefeito Sérgio Azevedo recebeu a premiação ao lado do presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda e do Senador, Alexandre Silveira, patrono do Prêmio Mineiro de Boas Práticas.

“Ficamos muito felizes com a premiação. É um reconhecimento para o município e todo o trabalho que têm sido realizado com enfoque no desenvolvimento da cidade. O projeto Recupera Poços, foi sem dúvida uma iniciativa muito completa, e que contou com a contribuição de muitas pessoas, desde a Câmara Municipal com a aprovação do projeto, até as parcerias com a iniciativa privada e que serviu como pleno auxílio para este momento atípico que todos atravessamos, da Pandemia. É uma premiação bastante justa e que inclusive tem servido de modelo para outras cidades”, comentou o prefeito Sérgio Azevedo.

Na oportunidade estiveram presentes além do prefeito municipal, os secretários de Governo e Comunicação, Paulo Ney; de Turismo, Ricardo Fonseca; de Promoção Social, Carlos Eduardo; de Desenvolvimento Econômico, Thiago Mariano e a secretária adjunta de Saúde, Rosilene Faria.

O presidente da AMM, Julvan Lacerda, exaltou a premiação às cidades. “Parabenizamos a todos os premiados. Essas iniciativas demonstram o comprometimento com a máquina pública e de forma eficiente. Essas boas práticas precisam ser valorizadas e acima de tudo compartilhadas entre demais municípios."

Durante o evento, Poços também teve seu estande de apresentação da prática inscrita, que foi vencedora na categoria Economia, estande este cedido gratuitamente a todos os municípios finalistas da premiação.

A premiação
Em 2022, a 10ª edição do Prêmio contemplou iniciativas e projetos em nove eixos: Assistência Social, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Governança, Meio Ambiente, Saúde e Turismo.

Com recorde de inscritos, a etapa de seleção dos projetos foi promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM), que analisou os 421 projetos nesta edição de 2022. Como prevê o edital, três projetos de cada um dos nove eixos foram selecionados, tendo 27 se classificado para a etapa final.

Os três municípios de cada eixo premiado em primeiro lugar, além de receber um troféu, terão acesso, gratuitamente, a dois cursos do Centro de Qualificação para Gestão Pública (CQGP), para dois servidores do município, até o final do ano de 2022. Terão também sua prática divulgada no portal da AMM, mídias sociais, Revista “Notícias das Gerais” e demais veículos de divulgação da AMM.

Recupera Poços
O programa Recupera Poços, reuniu diversos setores da Prefeitura com objetivo na recuperação econômica do município em meio a Pandemia. Entre as diversas atividades, foi oferecido o Auxílio Emergencial Municipal, aos trabalhadores afetadas pela Pandemia, o Vale Merenda Municipal a todos os alunos da Rede Municipal, o programa Poços Juro Zero, injetando quase R$13 milhões na Economia, entre muitas outras ações integradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...