Pular para o conteúdo principal

COVID-19: PESQUISADORES DA UNIFAL-MG DESTACAM AUMENTO DE NOVOS CASOS APÓS O "FERIADÃO"


Após breve queda, número de casos volta a aumentar. Conforme dados da edição nº 80 do boletim Indcovid da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), o efeito do “feriadão” de Corpus Christi se fez sentir no ritmo de novos casos de covid-19. A 25ª Semana Epidemiológica (SE – de 19 a 25 de junho) em Minas Gerais apresentou aumento da incidência em 13 das 14 regiões. Na semana anterior isso ocorreu em cinco. A taxa de incidência na última semana epidemiológica em Minas é a 8ª maior dentre as 25 semanas epidemiológicas deste ano. A região sul-mineira registrou o 7º maior valor desse indicador em 2022. Também o crescimento da média móvel em Minas Gerais apresenta tendência de crescimento desde 23 de junho. No Sul de Minas, essa situação ocorre desde esta segunda-feira (27 de junho). Para melhor entendermos o que tem determinado o padrão da incidência atual é urgente voltarmos a ter informação sobre as variantes em circulação e que a atualização, registro e publicação de dados sobre casos, internações e óbitos sejam feitos com a maior rapidez e precisão possíveis. Esses números são fundamentais para o controle da pandemia e projeção de demanda sobre os serviços de saúde.

Panorama no estado = Minas Gerais iniciou a semana (segunda-feira, 27/06) com tendência de estabilidade da média móvel de novos casos. Apesar disso, na última semana epidemiológica (19 a 25/06/2022), a taxa de incidência diária semanal (novos casos por dia por 100.000 habitantes na semana) se elevou em 13 das 14 regiões. O menor valor foi o da região Jequitinhonha (-3,6) e o maior o da Sul (78,6). Para o estado o indicador foi de 19,5 para 43,4.

● Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 27/06) = Novos casos: crescimento. Resultado do crescimento em 11 regiões: (Centro, Centro Sul, Leste, Leste Sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul e Vale do Aço); estabilidade em 1: (Triângulo Sul) e queda em 2: (Jequitinhonha e Triângulo Norte). A mm7d ficou em 9.247 (anterior=4.718). Novas internações: a mm7d ficou 725. Novos óbitos: o estado registrou estabilidade, a mm7d ficou em 27,1 (anterior = 19,6). Crescimento em 5 regiões (Centro, Centro Sul, Norte, Oeste e Triângulo Sul); estabilidade em 4 (Leste Sul, Noroeste, Sudeste e Triângulo Norte) e queda em 3 (Leste, Sul e Vale do Aço). Sem registro de ocorrência em 2 regiões: Jequitinhonha e Nordeste.

● Situação epidêmica no Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 27/06) = Novos casos: crescimento. Resultado do crescimento na regional de Pouso Alegre e estabilidade nas demais (Alfenas, Passos e Varginha). A mm7d foi de 2.291 (anterior = 1.059). Novas internações: a mm7d ficou em 175. Novos óbitos: estabilidade. Regional de Passos com estabilidade e as demais com queda. A mm7d foi de 4,4 (anterior = 6,4).

● Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 27/06) = Novos casos: crescimento em três municípios (Alfenas, Itajubá e Três Corações); aumento em um (Pouso Alegre), estabilidade em quatro (Passos, Varginha, Lavras e São Sebastião do Paraíso) e queda em dois (Poços de Caldas e Três Pontas). Novas internações: voltaram a registrar internações. Novos óbitos: crescimento em Poços de Caldas e aumento em Três Corações e São Sebastião do Paraíso; estabilidade em Passos; queda em Pouso Alegre, Varginha, Lavras, Itajubá e Alfenas. Três Pontas não registrou óbitos na semana de 20 a 27 de junho.

● Municípios com campus da UNIFAL-MG = Na última SE (19 a 25/06/2022), Poços de Caldas apresentou a menor taxa de incidência diária na semana, com o valor de 30,6 (anterior = 37,2), seguido por Varginha 55,3 (anterior = 28,6) e Alfenas 59,1 (anterior = 26,6). Alfenas e Varginha apresentaram aumento e Poços de Caldas, queda no valor do indicador.

Acesse na íntegra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/