segunda-feira, 4 de julho de 2022

GRAFITEIRO QUE PERDEU VIDA EM ACIDENTE VAI DAR NOME À TRAVESSA EM POUSO ALEGRE


A denominação de uma Travessa no centro da cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas, vai homenagear o B-boy, grafiteiro e dançarino, Francisnei Santos de Oliveira, que faleceu decorrente de um acidente de moto em dezembro de 2021. A matéria é uma proposta do vereador Igor Tavares (PSDB).

A travessa, tem início na Rua Bom Jesus, na altura do nº 845 e término na Rua Cel. Ribeiro de Abreu. O Projeto foi aprovado pelos vereadores e segundo Igor, autor do Projeto, um evento deve marcar a inauguração do “Beco do Fhran”, que será cenário de fotos e visitação, inspiradas no famoso Beco do Batman, localizado na capital paulista. A previsão é que o evento ocorra nos dias 2 e 3 de julho, das 9h às 17h, com apresentação de DJs, e realização de artes em grafite ao longo do dia.

Francisnei Santos Oliveira nasceu em 1992, na cidade da Datas, filho de Maria Aparecida Santos de Oliveira e Manoel Bento de Oliveira. Conhecido no HIP-HOP como FHRAN, vinha atuando como grafiteiro nas ruas de Pouso Alegre e região desde 2016, com seus trabalhos espalhados por diversos lugares, evidenciando estilo wildstyle e bombing, transparecendo a essência do grafite em suas obras.

Além de atuar no grafite, o homenageado fez parte da BREAK SOUL CREW, coletivo de break fundado em 99. Ele ainda fez programas sociais como projetos no SAICA, PROSSAN.

Em 2012 realizou intercâmbio cultural em Paris, onde participou de cyphers representando a BREAK SOU CREW e a região sul mineira. Em 2020 participou da produção cultural do projeto AREA 35 CREW - FESTIVAL DE GRAFFITI 4 LOVE e OFICINA DE GRAFFITI - AREA 35 CREW.

Durante a pandemia Covid 19, participou diretamente do projeto GRAFFITI EM CASA - ÁREA 35 e em 2021 foi condecorado com a Comenda “Nonô e Naná”, homenagem prestada pela Câmara Municipal de Pouso Alegre para artistas de destaque na cidade.

O artista faleceu em 19 de dezembro de 2021, aos 29 anos de idade, por conta de um acidente automobilístico na Rua Bom Jesus, no Centro de Pouso Alegre.

Nenhum comentário: