Pular para o conteúdo principal

INATEL PARTICIPA DE GRUPO TÉCNICO PARA DESOCUPAÇÃO E MIGRAÇÃO DE FAIXA PARA ENTRADA DO 5G


No último dia 6 de julho, o Brasil iniciou as operações da rede 5G de comunicação móvel e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, mais uma vez, tem participação nesse importante momento das telecomunicações brasileira. O Instituto e a KPMG estão prestando consultoria técnica para a Entidade Administradora de Faixas (EAF) nas definições referentes a desocupação da faixa de frequência da banda C, utilizada atualmente pelas emissoras de TV abertas via satélite, e também a migração do sinal da banda C para a banda Ku. 

A desocupação e migração são compromissos assumidos pelas operadoras que compraram o bloco nacional de frequência de 3,5 GHz no leilão para a quinta geração de comunicação móvel, realizado no final de 2021.

Uma equipe envolvendo especialistas, pesquisadores e professores do Inatel, coordenados pelos consultores Hugo Rodrigues Dias Filgueiras e engenheiro Lucas Prado Rocha, realizam o levantamento de dados para definição das especificações técnicas necessárias para a substituição de antenas, receptores e a instalação de conversores para os sistemas satelitais residenciais (TVRO – television reception only) no contexto de migração para banda Ku. 

Além disso, nos laboratórios do Instituto, em Santa Rita do Sapucaí/MG, estão sendo realizados ensaios laboratoriais com os novos filtros e conversores de frequência necessários para garantir o cenário de coexistência entre os sistemas satelitais profissionais (FSS – fixed satellite service) e o 5G em banda C. 

Os dados levantados foram apresentados para a EAF e o Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) da Anatel para a definição de diretrizes e o início da rede 5G no país.

Brasília foi a primeira cidade brasileira a iniciar a rede 5G e conforme cronograma estabelecido pelo GAISPI até a data atual, todas as capitais brasileiras devem ofertar o serviço até 29 de setembro deste ano. Para isso será necessária a troca dos receptores de antenas parabólicas, além da proteção de todos os sistemas profissionais que não serão migrados.

Para o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, a EAF tem uma grande responsabilidade para as telecomunicações, em atender as demandas a indústria de televisão que opera de forma nacional através dos serviços via satélite e viabilizar a expansão do serviço 5G aumentando a conectividade nas mais variadas localidades, com diferentes particularidades de um país continental como o Brasil. 

“Tudo isso deve ser feito de forma organizada, bem programada e com competência de gestão administrativa alinhada à gestão técnica. Dentro deste contexto, destacamos o empenho das operadoras de comunicações móveis, das operadoras de comunicações via satélite, das emissoras de TV e da Anatel, que se dedicam a esta missão, e da composição KPMG e Inatel para o embasamento adequado e necessário para o fortalecimento do mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação brasileiro”, afirma o diretor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...