Pular para o conteúdo principal

PARTIDOS JÁ PODEM REALIZAR AS SUAS CONVENÇÕES

Partidos e federações devem realizar convenções para escolher candidatas e candidatos que vão disputar o pleito deste ano

A partir de hoje, quarta-feira, dia 20 de julho os partidos políticos e as federações partidárias já podem realizar as convenções para deliberações diversas relacionadas às Eleições 2022. O período de convenções termina no dia 5 de agosto.

Nas convenções, os partidos e as federações devem definir os cargos a que irão concorrer, as candidatas e candidatos para cada cargo e se o partido concorrerá coligado ou não, no caso de eleições majoritárias, dentre outras deliberações.

As eleições majoritárias correspondem aos cargos de governador, senador e presidente da República, podendo os partidos e as federações concorrerem isolados ou coligados. No caso das eleições proporcionais, para os cargos de deputado federal e estadual, os partidos podem concorrer isoladamente ou agrupados em federação, desde que elas tenham sido registradas no TSE até 31 de maio. É vedada a formação de coligações para as eleições proporcionais.

Regras
Cada partido realiza sua convenção partidária isoladamente, sendo que, no caso da federação, a convenção deve ocorrer de forma unificada, com participação de todos os partidos que a integram.

As convenções poderão acontecer de forma presencial, virtual ou híbrida, independentemente de previsão estatutária. Devem ser obedecidas as normas estabelecidas no estatuto do partido ou da federação para a realização de convenção.

A ata da convenção e a lista de presença devem ser lavradas em livro de atas do partido, que deverá ser aberto e rubricado pela Justiça Eleitoral. Os documentos também devem ser inseridos no módulo externo do Sistema de Candidaturas (CANDex) e enviados pela internet até o dia seguinte ao da realização da convenção. Em caso de impossibilidade de envio pela internet, os arquivos devem ser gravados em mídia, no CANDex, e entregue no Tribunal Regional Eleitoral.

O CANDex também deverá ser usado para o lançamento dos dados e documentos necessários ao pedido de registro das candidaturas. Os interessados podem fazer download do sistema do site do TSE para o computador. O acesso para navegação no CANDex se dará por meio de chave própria, a ser obtida pelos partidos políticos no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP).

Registro das candidaturas
A partir da realização da convenção partidária e até o dia 15 de agosto, os partidos, coligações e federações podem solicitar o registro das candidaturas perante a Justiça Eleitoral. O registro de candidaturas aos cargos de deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador e governador são feitos junto ao TRE do respectivo estado ou Distrito Federal. Já as candidaturas ao cargo de presidente são registradas junto ao TSE.

Os pedidos de registro das candidaturas podem ser enviados por transmissão eletrônica pelo próprio CANDex, até as 8h do dia 15 de agosto; ou entregues presencialmente no TRE ou TSE até as 19h da mesma data.

Confira outras informações sobre registro de candidaturas no Guia do Candidato, no site do TRE-MG.

As regras para escolha e registro das candidaturas estão previstas na Lei nº 9.504/1997 e Resolução TSE nº 23.609/2019, com as atualizações posteriores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.