terça-feira, 19 de julho de 2022

REUNIÃO TRATA DA INSTALAÇÃO DE UM HEMOCENTRO EM TRÊS CORAÇÕES


O prefeito de Três Corações, Nadico Vilela reuniu-se nesta segunda-feira, 18 de julho, com o vereador José Antônio Valin (Zezinho da Farmácia), Guilherme Naback Steinstrasser, gngenheiro e também com Kerlei Ferreira e Neuro de Jesus Nepomuceno, representantes do Vorazes Moto Clube.

O objetivo do encontro foi tratar sobre a instalação de um Hemocentro/Posto Avançado de Coleta Externa, em Três Corações. O pedido, feito por intermédio do Vereador Zezinho da Farmácia e parceiros citados acima, recebeu uma manifestação favorável da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (FHMG), no final de junho.

Entre os argumentos pautados para implantação do Posto Avançado de Coleta Externa no município é a densidade populacional de Três Corações, bem como o fato do município ser referência assistencial, em média complexidade, para outras cinco cidades da microrregião, sendo: Cambuquira, Campanha, Carmo da Cachoeira, São Bento Abade e São Tomé das Letras. Isso contabiliza, aproximadamente, 135 mil habitantes. Além disso, a unidade de referência é o Hemocentro de Pouso Alegre, que fica em uma distância de 113 km.

Todos os critérios foram avaliados pela FHMG para que houvesse um retorno positivo. Agora, uma equipe técnica especializada da Fundação Hemominas realizará, junto à Prefeitura, um encontro para passar todas as informações necessárias e responsabilidades de cada parte no processo de formalização do acordo.

Uma das obrigações do município para que a instalação ocorra é disponibilizar um imóvel para o funcionamento do Hemocentro, que deverá ser adequado às exigências técnicas e legais para aprovação da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia. Neste sentido, o Prefeito Nadico Vilela, o Vereador Zezinho da Farmácia e os outros intercessores do Posto Avançado de Coleta Externa, em Três Corações, entraram em um acordo e ficou decido que será na unidade básica de saúde, localizada na Rua Adjenir F. Morais, nº 316 – Cotia.

Conforme firmado na reunião, o local passará por uma reforma e a expectativa é de que em até três meses o Hemocentro já esteja dentro das especificações necessárias para o funcionamento. A administração, através da Secretaria Municipal de Saúde, já está se movimentando para que os doadores de sangue possam direcionar-se ao espaço o mais rápido possível.

Nenhum comentário: