Pular para o conteúdo principal

REUNIÃO TRATA DA INSTALAÇÃO DE UM HEMOCENTRO EM TRÊS CORAÇÕES


O prefeito de Três Corações, Nadico Vilela reuniu-se nesta segunda-feira, 18 de julho, com o vereador José Antônio Valin (Zezinho da Farmácia), Guilherme Naback Steinstrasser, gngenheiro e também com Kerlei Ferreira e Neuro de Jesus Nepomuceno, representantes do Vorazes Moto Clube.

O objetivo do encontro foi tratar sobre a instalação de um Hemocentro/Posto Avançado de Coleta Externa, em Três Corações. O pedido, feito por intermédio do Vereador Zezinho da Farmácia e parceiros citados acima, recebeu uma manifestação favorável da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (FHMG), no final de junho.

Entre os argumentos pautados para implantação do Posto Avançado de Coleta Externa no município é a densidade populacional de Três Corações, bem como o fato do município ser referência assistencial, em média complexidade, para outras cinco cidades da microrregião, sendo: Cambuquira, Campanha, Carmo da Cachoeira, São Bento Abade e São Tomé das Letras. Isso contabiliza, aproximadamente, 135 mil habitantes. Além disso, a unidade de referência é o Hemocentro de Pouso Alegre, que fica em uma distância de 113 km.

Todos os critérios foram avaliados pela FHMG para que houvesse um retorno positivo. Agora, uma equipe técnica especializada da Fundação Hemominas realizará, junto à Prefeitura, um encontro para passar todas as informações necessárias e responsabilidades de cada parte no processo de formalização do acordo.

Uma das obrigações do município para que a instalação ocorra é disponibilizar um imóvel para o funcionamento do Hemocentro, que deverá ser adequado às exigências técnicas e legais para aprovação da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia. Neste sentido, o Prefeito Nadico Vilela, o Vereador Zezinho da Farmácia e os outros intercessores do Posto Avançado de Coleta Externa, em Três Corações, entraram em um acordo e ficou decido que será na unidade básica de saúde, localizada na Rua Adjenir F. Morais, nº 316 – Cotia.

Conforme firmado na reunião, o local passará por uma reforma e a expectativa é de que em até três meses o Hemocentro já esteja dentro das especificações necessárias para o funcionamento. A administração, através da Secretaria Municipal de Saúde, já está se movimentando para que os doadores de sangue possam direcionar-se ao espaço o mais rápido possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...