Pular para o conteúdo principal

COLETIVO MOVIMENTA A CULTURA DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS E TRAZ A IDENTIDADE LOCAL PARA O REGGAE

Mais do que um grupo de artistas, o Coletivo Reggae trabalha para difundir a cultura local, em um trabalho que une as raízes do Reggae com as raízes da região

Formado por artistas que estão há uma década movimentando a cena do Reggae de São Thomé das Letras, o Coletivo Reggae STL é um grupo com grande importância, tanto na produção musical quanto na movimentação cultural da cidade e da região.

“O Coletivo Reggae surgiu como uma banda de apoio, mas eu pensei que poderíamos ser mais que isso, formando um coletivo mesmo para dar um suporte, pra ensinar os manos e mostrar como os músicos têm que trabalhar. Aqui era um local onde os músicos eram muito desvalorizados e a galera começava a brigar por pouca coisa. Depois que surgiu, não só o Coletivo Reggae, como vários outros coletivos, como a Associação de Músicos e Artistas (AMA), a gente conseguiu lutar mais pelos nossos direitos, profissionais e pessoais.”, comentou Felipe “FatSmile” Brito, produtor executivo do Coletivo.

Fazendo valer o nome “coletivo”, o grupo atua na movimentação do Reggae e da produção cultural de São Thomé das Letras como um todo, agregando novos artistas e ampliando o alcance da música e da cultura da cidade para além das montanhas de São Thomé.

“A gente surgiu em uma realidade em que as gravações na região eram feitas sem uma produtora, sem mixagem e masterização, era uma cena muito pobre. Nós buscamos trazer uma visão da importância dos ensaios, de atingir os resultados através de um trabalho feito com constância. Isso foi o que nos motivou, a oportunidade de trazer pessoas talentosas, cheias de vontade, que acabavam desistindo nos primeiros desafios, e a gente sabe que na arte são vários os desafios que vamos enfrentar, quem dita é a persistência.” - FatSmile.

Todo esse trabalho é realizado buscando extrapolar a potência do Reggae nacional, trazendo também uma identidade forte para o gênero, com a regionalidade sonora de São Thomé que toma conta das letras e criações do grupo.

“O Coletivo Reggae virou essa banda, formada por artistas com muita vontade de trabalhar e vamos começar os lançamentos dessa nova formação em breve. Também estamos gravando outros artistas, que não fazem parte da banda mas são produzidos pelo Coletivo, além de estarmos envolvidos nas produções e realizações de eventos na cidade. Em resumo o Coletivo é a nossa forma de profissionalizar e trazer novas visões e horizontes para os artistas de São Thomé se valorizarem cada vez mais.” - FatSmile.

Na composição da banda, o Coletivo hoje é formado por Tupac Chamorro no vocal, e os instrumentistas Igor Ruas, Thiago Rebeque, Haphaew Colovatti e Felipe “FatSmile” Brito, produzindo músicas que aprofundam as características do Reggae nacional, carregando fortes nuances e identidades regionais, que trazem a cultura local para esse gênero universal.

“Eu me identifico com São Thomé desde sempre pela história de luta da cidade. São Thomé foi descoberta por um escravo (João Antão) fugindo de um senhor de engenho, então é uma luta de minoria, assim como o Reggae. Pensa na Jamaica, com aquele tamanho, lançando mais de 200 artistas por ano, com o artista que mais ganha em streaming no mundo (Bob Marley), então o Reggae é um movimento de luta, e São Thomé não é diferente.” - FatSmile.

Mais do que um grupo de artistas, o Coletivo Reggae STL é um ponto de referência na produção de Reggae, para São Thomé e região, alavancando trabalhos autorais de novos artistas, apresentando o Reggae nacional com uma identidade única, contando um pouco da história da região e difundindo a cultura local através da música.

Conheça mais sobre o Coletivo Reggae: Facebook, Instagram, YouTube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho