Pular para o conteúdo principal

COLETIVO MOVIMENTA A CULTURA DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS E TRAZ A IDENTIDADE LOCAL PARA O REGGAE

Mais do que um grupo de artistas, o Coletivo Reggae trabalha para difundir a cultura local, em um trabalho que une as raízes do Reggae com as raízes da região

Formado por artistas que estão há uma década movimentando a cena do Reggae de São Thomé das Letras, o Coletivo Reggae STL é um grupo com grande importância, tanto na produção musical quanto na movimentação cultural da cidade e da região.

“O Coletivo Reggae surgiu como uma banda de apoio, mas eu pensei que poderíamos ser mais que isso, formando um coletivo mesmo para dar um suporte, pra ensinar os manos e mostrar como os músicos têm que trabalhar. Aqui era um local onde os músicos eram muito desvalorizados e a galera começava a brigar por pouca coisa. Depois que surgiu, não só o Coletivo Reggae, como vários outros coletivos, como a Associação de Músicos e Artistas (AMA), a gente conseguiu lutar mais pelos nossos direitos, profissionais e pessoais.”, comentou Felipe “FatSmile” Brito, produtor executivo do Coletivo.

Fazendo valer o nome “coletivo”, o grupo atua na movimentação do Reggae e da produção cultural de São Thomé das Letras como um todo, agregando novos artistas e ampliando o alcance da música e da cultura da cidade para além das montanhas de São Thomé.

“A gente surgiu em uma realidade em que as gravações na região eram feitas sem uma produtora, sem mixagem e masterização, era uma cena muito pobre. Nós buscamos trazer uma visão da importância dos ensaios, de atingir os resultados através de um trabalho feito com constância. Isso foi o que nos motivou, a oportunidade de trazer pessoas talentosas, cheias de vontade, que acabavam desistindo nos primeiros desafios, e a gente sabe que na arte são vários os desafios que vamos enfrentar, quem dita é a persistência.” - FatSmile.

Todo esse trabalho é realizado buscando extrapolar a potência do Reggae nacional, trazendo também uma identidade forte para o gênero, com a regionalidade sonora de São Thomé que toma conta das letras e criações do grupo.

“O Coletivo Reggae virou essa banda, formada por artistas com muita vontade de trabalhar e vamos começar os lançamentos dessa nova formação em breve. Também estamos gravando outros artistas, que não fazem parte da banda mas são produzidos pelo Coletivo, além de estarmos envolvidos nas produções e realizações de eventos na cidade. Em resumo o Coletivo é a nossa forma de profissionalizar e trazer novas visões e horizontes para os artistas de São Thomé se valorizarem cada vez mais.” - FatSmile.

Na composição da banda, o Coletivo hoje é formado por Tupac Chamorro no vocal, e os instrumentistas Igor Ruas, Thiago Rebeque, Haphaew Colovatti e Felipe “FatSmile” Brito, produzindo músicas que aprofundam as características do Reggae nacional, carregando fortes nuances e identidades regionais, que trazem a cultura local para esse gênero universal.

“Eu me identifico com São Thomé desde sempre pela história de luta da cidade. São Thomé foi descoberta por um escravo (João Antão) fugindo de um senhor de engenho, então é uma luta de minoria, assim como o Reggae. Pensa na Jamaica, com aquele tamanho, lançando mais de 200 artistas por ano, com o artista que mais ganha em streaming no mundo (Bob Marley), então o Reggae é um movimento de luta, e São Thomé não é diferente.” - FatSmile.

Mais do que um grupo de artistas, o Coletivo Reggae STL é um ponto de referência na produção de Reggae, para São Thomé e região, alavancando trabalhos autorais de novos artistas, apresentando o Reggae nacional com uma identidade única, contando um pouco da história da região e difundindo a cultura local através da música.

Conheça mais sobre o Coletivo Reggae: Facebook, Instagram, YouTube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.