Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS CRESCE COMO A CAPITAL MINEIRA DA ANIMAÇÃO


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes) de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, destaca a apresentação do Diagnóstico Socioeconômico do Setor Audiovisual Mineiro, realizado pela ONG Contato e pelo Sebrae, em parceria com a Faculdade de Ciência Econômicas (Face) da UFMG.

O mapeamento analisou dados econômicos, de 2014 a 2021, oriundos de instituições como Receita Federal, IBGE e Ministério do Trabalho e da Previdência. O diagnóstico apresentado na semana passada demonstra mais uma atividade econômica pujante no Estado.

Esse diagnóstico mostra que a indústria do audiovisual fomenta a economia da cidade, colocando Divinópolis na 8ª posição no Estado e a única da região Centro Oeste entre as primeiras cidades com mais empresas do setor audiovisual em funcionamento, com um total de 91. As oito primeiras colocadas são: Belo Horizonte (2.412), Uberlândia (365), Juiz de Fora (306), Contagem (161), Montes Claros (113), Uberaba (102), Betim (100) e Divinópolis com 91.

De acordo com a coordenadora da pesquisa e professora do Departamento de Economia da UFMG, Ana Flávia Machado, “o setor está em ritmo de efervescência, beneficiado pela confluência de vários fenômenos que configuram o paradigma da digitalização, quais sejam, o processamento em nuvem, a ampliação de dispositivos móveis, a convergência digital, oferta de serviços de streaming, a hiper conectividade e a expansão da velocidade na internet”.

O levantamento considera que a concentração dos profissionais e serviços nessas regiões pode estar atrelada ao próprio desenvolvimento da economia dos municípios e à formalização dessas atividades, já que os dados utilizados não captam os profissionais que trabalham na informalidade.

O divinopolitano Igor Bastos, CEO da empresa Espacial Filmes, se disse muito feliz com o diagnóstico apresentado. “Ele mostra que o audiovisual tem crescido na região e, nos últimos dois anos, quase dobrou de tamanho. Dentro da nossa experiência, o que percebemos é que esses números tem a ver com o arranjo produtivo local, que a Codemge, junto com o Governo de Minas, mandou pra cá através de um edital que ganhamos”, destacou.

Segundo ele, várias empresas de Divinópolis têm atendido mercados da Austrália, Portugal e Espanha. “Isso tem mostrado que Divinópolis, principalmente no campo da animação, é uma potência. Outro dado importante é que no último edital do Fundo Estadual de Cultura, do Governo do Estado, o primeiro e segundo lugar eram daqui. Cada vez mais temos números e provas que Divinópolis está virando a capital mineira da animação”, declarou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...