Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS CRESCE COMO A CAPITAL MINEIRA DA ANIMAÇÃO


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes) de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, destaca a apresentação do Diagnóstico Socioeconômico do Setor Audiovisual Mineiro, realizado pela ONG Contato e pelo Sebrae, em parceria com a Faculdade de Ciência Econômicas (Face) da UFMG.

O mapeamento analisou dados econômicos, de 2014 a 2021, oriundos de instituições como Receita Federal, IBGE e Ministério do Trabalho e da Previdência. O diagnóstico apresentado na semana passada demonstra mais uma atividade econômica pujante no Estado.

Esse diagnóstico mostra que a indústria do audiovisual fomenta a economia da cidade, colocando Divinópolis na 8ª posição no Estado e a única da região Centro Oeste entre as primeiras cidades com mais empresas do setor audiovisual em funcionamento, com um total de 91. As oito primeiras colocadas são: Belo Horizonte (2.412), Uberlândia (365), Juiz de Fora (306), Contagem (161), Montes Claros (113), Uberaba (102), Betim (100) e Divinópolis com 91.

De acordo com a coordenadora da pesquisa e professora do Departamento de Economia da UFMG, Ana Flávia Machado, “o setor está em ritmo de efervescência, beneficiado pela confluência de vários fenômenos que configuram o paradigma da digitalização, quais sejam, o processamento em nuvem, a ampliação de dispositivos móveis, a convergência digital, oferta de serviços de streaming, a hiper conectividade e a expansão da velocidade na internet”.

O levantamento considera que a concentração dos profissionais e serviços nessas regiões pode estar atrelada ao próprio desenvolvimento da economia dos municípios e à formalização dessas atividades, já que os dados utilizados não captam os profissionais que trabalham na informalidade.

O divinopolitano Igor Bastos, CEO da empresa Espacial Filmes, se disse muito feliz com o diagnóstico apresentado. “Ele mostra que o audiovisual tem crescido na região e, nos últimos dois anos, quase dobrou de tamanho. Dentro da nossa experiência, o que percebemos é que esses números tem a ver com o arranjo produtivo local, que a Codemge, junto com o Governo de Minas, mandou pra cá através de um edital que ganhamos”, destacou.

Segundo ele, várias empresas de Divinópolis têm atendido mercados da Austrália, Portugal e Espanha. “Isso tem mostrado que Divinópolis, principalmente no campo da animação, é uma potência. Outro dado importante é que no último edital do Fundo Estadual de Cultura, do Governo do Estado, o primeiro e segundo lugar eram daqui. Cada vez mais temos números e provas que Divinópolis está virando a capital mineira da animação”, declarou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...