Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS CRESCE COMO A CAPITAL MINEIRA DA ANIMAÇÃO


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes) de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, destaca a apresentação do Diagnóstico Socioeconômico do Setor Audiovisual Mineiro, realizado pela ONG Contato e pelo Sebrae, em parceria com a Faculdade de Ciência Econômicas (Face) da UFMG.

O mapeamento analisou dados econômicos, de 2014 a 2021, oriundos de instituições como Receita Federal, IBGE e Ministério do Trabalho e da Previdência. O diagnóstico apresentado na semana passada demonstra mais uma atividade econômica pujante no Estado.

Esse diagnóstico mostra que a indústria do audiovisual fomenta a economia da cidade, colocando Divinópolis na 8ª posição no Estado e a única da região Centro Oeste entre as primeiras cidades com mais empresas do setor audiovisual em funcionamento, com um total de 91. As oito primeiras colocadas são: Belo Horizonte (2.412), Uberlândia (365), Juiz de Fora (306), Contagem (161), Montes Claros (113), Uberaba (102), Betim (100) e Divinópolis com 91.

De acordo com a coordenadora da pesquisa e professora do Departamento de Economia da UFMG, Ana Flávia Machado, “o setor está em ritmo de efervescência, beneficiado pela confluência de vários fenômenos que configuram o paradigma da digitalização, quais sejam, o processamento em nuvem, a ampliação de dispositivos móveis, a convergência digital, oferta de serviços de streaming, a hiper conectividade e a expansão da velocidade na internet”.

O levantamento considera que a concentração dos profissionais e serviços nessas regiões pode estar atrelada ao próprio desenvolvimento da economia dos municípios e à formalização dessas atividades, já que os dados utilizados não captam os profissionais que trabalham na informalidade.

O divinopolitano Igor Bastos, CEO da empresa Espacial Filmes, se disse muito feliz com o diagnóstico apresentado. “Ele mostra que o audiovisual tem crescido na região e, nos últimos dois anos, quase dobrou de tamanho. Dentro da nossa experiência, o que percebemos é que esses números tem a ver com o arranjo produtivo local, que a Codemge, junto com o Governo de Minas, mandou pra cá através de um edital que ganhamos”, destacou.

Segundo ele, várias empresas de Divinópolis têm atendido mercados da Austrália, Portugal e Espanha. “Isso tem mostrado que Divinópolis, principalmente no campo da animação, é uma potência. Outro dado importante é que no último edital do Fundo Estadual de Cultura, do Governo do Estado, o primeiro e segundo lugar eram daqui. Cada vez mais temos números e provas que Divinópolis está virando a capital mineira da animação”, declarou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.