Pular para o conteúdo principal

MAIOR PIETÁ DO MUNDO É INAUGURADA NA CATEDRAL CRISTO REI, EM BELO HORIZONTE

A escultura fica nas imediações da igreja que é o último projeto de Niemeyer para a capital
Releitura da escultura Pietá

A maior releitura da escultura Pietá do mundo chega à Catedral Cristo Rei, na região norte da capital. A obra tem 8 metros de comprimento e pode ser visitada pela população. A obra de arte que representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria é feita de bronze, da concepção até a inauguração foram 4 anos.

A Pietá de Belo Horizonte é assinada pelo artista plástico mineiro Guilherme Marques, com execução da Fundição Artística São Vicente. A peça é toda confeccionada em bronze e pesa cerca de 2 toneladas. Segundo o artista, a escultura é uma homenagem à padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade - Pietá em italiano: “recebemos essa encomenda do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira Azevedo e da Arquidiocese de Belo Horizonte com muita honra, como uma forma de homenagear a padroeira do nosso estado”.

O artista conta que trouxe na releitura não só de Jesus e a Virgem Maria, mas um pouco de Minas Gerais para a obra: "A parte de trás da peça, que é o Manto, foi modelada para fazer alusão ao relevo das montanhas de Minas, como se ela vestisse o Estado. Nas laterais também fizemos algumas marcas, que remetem aos taludes e à mineração, que é uma atividade forte, característica quando pensamos na nossa história”, explica Guilherme Marques.

A execução do bronze coube a Fundião artistica Sao Vicente, hoje sob o comando dos irmãos Diego e Alexandre Rodrigues. Só nessa parte do processo, foram cerca de 2 anos: “desde a modelagem até a fundição, podemos dizer que é uma obra feita a várias mãos e todas elas são mineiras. Em mais de 30 anos de fundição, esse é o nosso maior trabalho, não só de tamanho, mas também de complexidade”, completa Diego, que também trabalha com artistas internacionais.

A OBRA
A Pietá de Belo Horizonte fica ao pé da cruz da Catedral Cristo Rei e representa Maria segurando o corpo de Cristo recém descido da cruz, após a morte. A escultura tem foco em Maria, nas feições e na maneira como segura o corpo, com “piedade” - apresentando o que seria o “nosso rei” segundo a igreja católica. Além dos 8 metros de comprimento, são 4,30 metros de largura e 2,70 metros de altura. O material utilizado na peça foi o Bronze 85 , fundido a 900º.

CATEDRAL CRISTO REI
A Catedral Cristo Rei é o último projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para Belo Horizonte. A construção do templo religioso começou em 2013, com previsão de conclusão em 2025. Junto às obras, além da escultura de 8 metros recém-instalada na entrada Catedral, há uma Cruz com 20 metros de altura.

GUILHERME MARQUES
Guilherme Marques nasceu em Cristiano Otoni, na Região Central de Minas,em 1984, onde tem seu ateliê. Se formou em 2009 na UFMG pela Escola de Belas Artes onde se habilitou em escultura. Possui trabalhos e exposições no Brasil e exterior. É cofundador do Ateliê de Arte Sagrada São Bento, junto a seu amigo, Julio Quaresma.

Diego Rodrigues, Guilherme Marques, Alexandre Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...