Pular para o conteúdo principal

ALIANÇA ENERGIA INVESTE NA MODERNIZAÇÃO DOS REGULADORES DE VELOCIDADE E TENSÃO DA USINA DE FUNIL


Sempre em busca das melhores práticas e tecnologias, a fim de garantir um trabalho seguro, otimizado condizente com as normas dos órgãos responsáveis, a Aliança Energia segue com o projeto de modernização da Usina Hidrelétrica de Funil, localizada no Rio Grande, com potencial de geração de 180 MW.

Nesta etapa, está sendo feita a substituição dos Reguladores de Velocidade e Tensão (RV/RT) da usina, que proporciona o aumento da confiabilidade operativa e segurança no controle das turbinas. O trabalho envolve cerca de 80 colaboradores, próprios e terceirizados.

Parte das demandas foram identificadas durante diagnósticos da engenharia e equipe de O&M, que avaliaram diferentes aspectos dos equipamentos em operação na unidade. De acordo com as análises realizadas, a decisão de modernizar os sistemas, se baseou em fatores como a dificuldade da reposição de peças e a obsolescência em relação aos avanços tecnológicos atuais.

Segundo o engenheiro eletricista da Aliança Energia, Flávio Mendonça, a troca vem para adequar à nova realidade, e com um adicional interessante: valorizando empresas e fornecedores nacionais. “Os novos reguladores possuem uma interface mais simples, uma quantidade maior de variáveis de ajuste, além de responder mais rapidamente às oscilações do sistema elétrico”, pontua.

Melhorias de processos
Na Usina Hidrelétrica de Funil, os processos começaram em junho deste ano na primeira máquina e contemplam todos os sistemas eletroeletrônicos da unidade. A expectativa é que todo o trabalho seja concluído até o final de 2023. De acordo com projeto, as tecnologias e equipamentos estão sendo substituídos por versões mais modernas, porém continuam atuando de forma independente, ou seja, um regulador para velocidade e outro para tensão.

O analista operacional na UHE de Funil, Clever Weber Eustáquio, explica que o projeto está na etapa inicial que favorece a parte de serviços auxiliares de casa de força e a unidade geradora 2. “Aqui também contamos com a presença de equipamentos nacionais. Esse desafio está envolvendo muitas pessoas de diferentes áreas de atuação e conceitos mais modernos que só vem para agregar o nosso dia a dia de trabalho, priorizando a segurança e qualidade dos serviços prestados”, esclarece.

“Nossas equipes estão sempre atentas a técnicas mais seguras e atuais no processo de geração de energia. Eu tenho participado desse projeto desde o início e é nítido o envolvimento de todas as áreas como operação e manutenção, engenharia, meio ambiente, segurança do trabalho, administrativo, entre outros. Essa melhoria dos equipamentos vem para garantir confiabilidade, reduzindo o risco de falhas e melhorando os indicadores de disponibilidade da usina. Uma grande novidade é que nacionalizamos todo o regulador, dando valor às empresas brasileiras e diminuindo custos”, explica o gerente de O&M da Aliança Energia, Sandro Horta.

Usina de Funil
Inaugurada em 10 de dezembro de 2002, a Usina de Funil, pertencente à Aliança Energia, está localizada no Rio Grande, entre os municípios de Lavras e Perdões. A UHE tem potencial de geração de 180 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com mais de 685 mil pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...