Pular para o conteúdo principal

ALIANÇA ENERGIA INVESTE NA MODERNIZAÇÃO DOS REGULADORES DE VELOCIDADE E TENSÃO DA USINA DE FUNIL


Sempre em busca das melhores práticas e tecnologias, a fim de garantir um trabalho seguro, otimizado condizente com as normas dos órgãos responsáveis, a Aliança Energia segue com o projeto de modernização da Usina Hidrelétrica de Funil, localizada no Rio Grande, com potencial de geração de 180 MW.

Nesta etapa, está sendo feita a substituição dos Reguladores de Velocidade e Tensão (RV/RT) da usina, que proporciona o aumento da confiabilidade operativa e segurança no controle das turbinas. O trabalho envolve cerca de 80 colaboradores, próprios e terceirizados.

Parte das demandas foram identificadas durante diagnósticos da engenharia e equipe de O&M, que avaliaram diferentes aspectos dos equipamentos em operação na unidade. De acordo com as análises realizadas, a decisão de modernizar os sistemas, se baseou em fatores como a dificuldade da reposição de peças e a obsolescência em relação aos avanços tecnológicos atuais.

Segundo o engenheiro eletricista da Aliança Energia, Flávio Mendonça, a troca vem para adequar à nova realidade, e com um adicional interessante: valorizando empresas e fornecedores nacionais. “Os novos reguladores possuem uma interface mais simples, uma quantidade maior de variáveis de ajuste, além de responder mais rapidamente às oscilações do sistema elétrico”, pontua.

Melhorias de processos
Na Usina Hidrelétrica de Funil, os processos começaram em junho deste ano na primeira máquina e contemplam todos os sistemas eletroeletrônicos da unidade. A expectativa é que todo o trabalho seja concluído até o final de 2023. De acordo com projeto, as tecnologias e equipamentos estão sendo substituídos por versões mais modernas, porém continuam atuando de forma independente, ou seja, um regulador para velocidade e outro para tensão.

O analista operacional na UHE de Funil, Clever Weber Eustáquio, explica que o projeto está na etapa inicial que favorece a parte de serviços auxiliares de casa de força e a unidade geradora 2. “Aqui também contamos com a presença de equipamentos nacionais. Esse desafio está envolvendo muitas pessoas de diferentes áreas de atuação e conceitos mais modernos que só vem para agregar o nosso dia a dia de trabalho, priorizando a segurança e qualidade dos serviços prestados”, esclarece.

“Nossas equipes estão sempre atentas a técnicas mais seguras e atuais no processo de geração de energia. Eu tenho participado desse projeto desde o início e é nítido o envolvimento de todas as áreas como operação e manutenção, engenharia, meio ambiente, segurança do trabalho, administrativo, entre outros. Essa melhoria dos equipamentos vem para garantir confiabilidade, reduzindo o risco de falhas e melhorando os indicadores de disponibilidade da usina. Uma grande novidade é que nacionalizamos todo o regulador, dando valor às empresas brasileiras e diminuindo custos”, explica o gerente de O&M da Aliança Energia, Sandro Horta.

Usina de Funil
Inaugurada em 10 de dezembro de 2002, a Usina de Funil, pertencente à Aliança Energia, está localizada no Rio Grande, entre os municípios de Lavras e Perdões. A UHE tem potencial de geração de 180 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com mais de 685 mil pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...