Pular para o conteúdo principal

CRISTINA REGISTRA MODO DE FAZER CAFÉS ESPECIAIS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL

Dossiê Técnico foi produzido pela AME Cultura

O café é bebida indispensável na tradicional culinária mineira, seja ele adoçado ou sem açúcar, mais forte ou mais fraco, coado ou extraído em máquinas, sozinho ou acompanhado. O café, muitas vezes junto com o queijo, é parte indelével e inseparável do gosto culinário mineiro.

O município de Cristina, no Sul de Minas, está localizado na porção mineira da Serra da Mantiqueira e se destaca pela sua produção cafeeira, sobretudo, a de cafés especiais que, anualmente, são premiados nacional e internacionalmente em diversos concursos em que os produtores cristinenses se inscrevem.

Os cafés produzidos em Cristina, de alta altitude, são cafés raros e surpreendentes e refletem a combinação de um terroir único e do saber fazer local que busca continuamente a excelência. Altitude, clima, disponibilidade anual de recursos hídricos, de sombras e de sol na medida certa e o solo favorável beneficiam a produção de cafés especiais na Mantiqueira de Minas, como é o caso particular de Cristina.

A equipe técnica da AME Cultura, empresa especializada em projetos e políticas públicas nas áreas de Cultura, Esporte e Turismo e que foi a responsável pelo processo de registro foi composta pelas historiadoras Cristiane Magalhães e Jaíne Diniz, pelo Diretor Executivo da AME Cultura Platinny Paiva, além dos profissionais da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura que atuaram ativamente em todas as etapas do Processo de Registro.

O bem imaterial “Modo de Fazer Cafés Especiais de Cristina / MG” foi aprovado para Registro como Patrimônio Cultural de Cristina na sexta Reunião do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural de Cristina, realizada no dia 13 de dezembro de 2021. O registro foi homologado por meio do Decreto nº 1.790, de 16 de dezembro de 2021, e o bem foi inscrito no Livro de Registro Municipal, na Categoria Saberes – Modo de Fazer, sob a inscrição de no. 03 nos termos da Lei n. 1.959/2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.