Pular para o conteúdo principal

SAÚDE DE DIVINÓPOLIS ASSINA CONTRATO COM NOVA EMPRESA QUE FARÁ GESTÃO DA UPA PADRE TOLEDO


A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), formalizou nesta terça-feira, dia 13 contrato com o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP), que será a nova empresa que realizará a gestão da UPA Padre Roberto Cordeiro Martins.

Com a assinatura deste contrato, inicia-se efetivamente o processo de transição de gestão, necessário tanto para a integração da nova gestora, quanto para a conclusão dos processos que são típicos e inerentes às rescisões, principalmente, em relação ao cumprimento do aviso prévio dos colaboradores.

Nas próximas semanas, o IBRAPP já estará presente na unidade, mapeando fluxos, avaliando o quadro de pessoal e fazendo o diagnóstico situacional da unidade, tudo a partir das novas diretrizes de eficiência e qualidade estabelecidas pela Gestão Municipal e já consignadas em contrato.

De acordo com o secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, a Administração Municipal, a partir da licitação que teve o IBRAPP como vencedor, fez uma virada de modelo de gerenciamento pretendido. “Foi colocada a qualificação técnica e a experiência como elementos balizadores do processo licitatório e a expectativa é que esta mudança de paradigma produza reflexos assistenciais positivos e que o cidadão de Divinópolis possa usufruir, na prática, dos frutos do trabalho diligentemente realizado”, destacou.

Rescisão de contrato
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Portaria Conjunta nº 224/2022, instaura procedimento administrativo para proceder à rescisão unilateral imediata do Contrato de Gestão nº 021/2019, com a Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social – IBDSocial por interesse público relevante, atual gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto. 

A decisão é assinada pelo secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, em conjunto com o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo. Esta Portaria entra em vigor a partir da sua assinatura, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 12 e o documento na íntegra e saiu na edição desta terça-feira, dia 13, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros.
 
A decisão leva em consideração a adequação dos serviços na Upa Roberto que é premente e, assim, a supremacia do interesse público reclama pela adoção de medidas eficazes para afastar prejuízos à coletividade e assegurar a qualidade do serviço. Há a necessidade de preservar a continuidade dos serviços assistenciais de saúde no âmbito da UPA 24H Padre Roberto Cordeiro Martins de forma adequada, eficiente e que não represente risco ao erário. 
 
O  artigo 3º da Portaria Conjunta estabelece o período de 30 dias para efetivação da transição da gestão da Upa Padre Roberto Cordeiro Martins, para que a contratada IBDSocial se afaste definitiva e efetivamente da gestão do equipamento público de assistência à saúde, devolvendo ao Município sua plena administração. Prazo esse, que deve coincidir com o aviso prévio que a contratada deve emitir para os colaboradores aos quais houver contrato individual de trabalho.
 
Conforme o art. 78 da Lei nº 8.666/93, a contratada foi formalmente notificada sobre a rescisão do contrato de gestão, através do Ofício nº 230/2022, assinado pelo prefeito Gleidson, para que a mesma tome consciência da Portaria Conjunta nº 224/2022 e, querendo, manifeste-se no prazo de até cinco dias a contar da notificação. Esta rescisão unilateral se efetivará sem aplicação de penalidade específica, no entanto, permanece a obrigação da contratada IBDSocial quanto à prestação de contas pertinente ao Contrato de Gestão nº 021/19.
 
A Portaria leva em consideração diversos pontos que levaram a decisão pela rescisão do contrato como a deflagração da operação “Entre Amigos” da Polícia Federal, em dezembro/2020, com o objetivo de identificar a ocorrência de contratações realizadas em desacordo com o regramento imposto àqueles que manejam recursos públicos. Outro ponto importante é que tal investigação levou a Nota Técnica nº 2650/2020/MINAS GERAIS da CGU, que dentre vários pontos, citou “uma série de contratações promovidas pelo IBDS para prestação de serviços em caráter de assessoria e consultoria (...) sem “constar o detalhamento dos serviços prestados”. 
 
O documento assinado na tarde de hoje cita também inspeções da Vigilância Sanitária do Município, com identificação de problemas de natureza assistencial e de processos de trabalho, diligências da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, a instauração do Processo Administrativo Disciplinar – PAD nº 001/2021, por via da Portaria nº. 179/2021/SEMUSA, que decidiu pela “rescisão contratual, consolidada na forma da Portaria nº. 194/21”.
 
Aliado à estas questões, a OSC IBDSocial, na sua demanda judicial, maliciosamente alegou  ausência de acesso aos autos do PAD nº. 001/21, quando, na verdade, os autos ficaram à disposição da investigada e, ainda, teve seu arquivo em PDF encaminhado por meio de e-mail diretamente ao Presidente do IBDSocial e, ainda, da própria unidade da UPA 24 Horas.
 
A decisão leva em consideração um relevante clamor social, com ressonância política, pela substituição da OSC gestora da UPA 24 Horas, havendo, por consequência, significativa perda da confiabilidade no trabalho realizado pela IBDSocial, sem perder de vista, a manobra jurídica deflagrada que contraria não apenas o interesse público, como também da moralidade, boa-fé e lealdade.
 
Outro ponto é que a própria IBDSocial apresentou, formalmente, por meio do Ofício nº. 58/2022, de 02/09/22, contendo suas “diretrizes” para formalizar uma “rescisão amigável” do Contrato de Gestão nº. 012/19, das quais se extrai pretensão de: encerramento definitivo do Contrato de Gestão aos 31/10/22; devolução da quantia de R$ 2.057.594,24; não aplicação das glosas apontadas no ofício SMS/DV/CONTPC Nº. 03/2022; emissão de atestado de capacidade técnica em favor da IBDSocial; e não aplicabilidade de quaisquer penalidades em desfavor da IBDSocial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MP DENUNCIA 25 PESSOAS NA SEGUNDA FASE DE OPERAÇÃO CONTRA FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM CAMPO DO MEIO

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Passos e da 1ª Promotoria de Justiça de Campos Gerais, ofereceu denúncia contra 25 pessoas no âmbito da segunda fase da Operação Reação Adversa. A investigação apurou a prática de crimes relacionados à falsificação de medicamentos veterinários e à posterior comercialização dos produtos em plataformas de comércio eletrônico por uma organização criminosa instalada em Campo do Meio, no Sul de Minas. Nesta segunda fase da operação, os denunciados foram acusados pelos crimes de organização criminosa e de falsificação, depósito, venda ou exposição à venda de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. Dois investigados também foram denunciados pelo crime de ameaça contra um advogado de uma empresa farmacêutica. Segundo as apurações, a organização criminosa era estruturada em rede e composta por 13 núcleos, que atuavam com compartilhamento de informa...

PROJETO DE LEI MIRA ROTINA DAS REPÚBLICAS DE LAVRAS E PENALIZA PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS

Festas em imóveis residenciais com cobrança de ingressos serão proibidas. Proposta não foi aberta para discussão com a sociedade local Pressa: Projeto já será votado na próxima reunião da Câmara Municipal Após a maioria dos vereadores da Câmara darem uma Lei Delegada para o prefeito José Cherem (PSD) governar com amplos poderes, sem fazer alarde, agora está em tramitação acelerada naquela Casa Legislativa de Lavras, no Sul de Minas, um projeto de lei que vai atingir em cheio a rotina principalmente das repúblicas da cidade. O Projeto de Lei 06 de 2017, de autoria do vereador Coronel Claret (PSD), trata sobre a perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade. De acordo com o PL, a fonte ou o fato gerador da perturbação do sossego poderá estar localizado no interior do imóvel ou estendendo-se pela calçada ou via pública. As pessoas físicas e jurídicas que causarem perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade e que não atenderem a notificação gerada pelos...