Pular para o conteúdo principal

UFLA 114 ANOS | PAISAGEM DO CÂMPUS GANHA ESCULTURA DE FORMIGA GIGANTE FEITA PELAS MÃOS DE SERVIDOR APOSENTADO


Durante as celebrações pelos 114 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), um presente recebido pela Instituição capta os olhares de quem passa pela região do Centro de Convivência da UFLA. Uma formiga gigante escala a torre da caixa d’água. A escultura pesa 80 quilos e tem 4,2 metros de comprimento. É uma obra de arte produzida pelo professor aposentado do Departamento de Administração e Economia (DAE) Ricardo Sette.

O professor trabalhou na UFLA por exatos 40 anos, tendo ingressado na Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) em 1º de março de 1974 e se aposentado na mesma data, no ano de 2014. Precisamente, metade do tempo de trabalho se deu enquanto a Instituição era ESAL, e outra metade após seu avanço para Universidade, o que traz uma simbologia especial para a escultura. “Remete a essa transformação da Instituição, de escola agrícola a Universidade, e a formiga, conhecida popularmente na nossa cultura pelo trabalho e pela vida em sociedade, representa todos os esforços, a muitas mãos, feitos ao longo do tempo, para que hoje a Universidade se tornasse o que representa para Lavras e o Brasil. Minha intenção era até fazer mais de uma, mas não foi possível, pois é necessário muito material”, comenta o professor.

A Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra) foi responsável pela instalação da peça. O professor conta que, desde que a torre foi construída, há cerca de 20 anos, não lhe agradava sua presença no local. “Sempre achei que ela interferia na paisagem daquele lugar e que, já que precisava ser colocada ali, era necessário dar a ela um toque artístico. Quando foi transformada em uma espécie de vela, houve uma mudança positiva. A formiga chega para complementar e tornar o cenário mais interessante”, diz.

Alinhada à história de uma universidade reconhecida internacionalmente pelo compromisso com a boa gestão ambiental, a escultura foi feita com material reaproveitado, advindo de estruturas inutilizadas da própria Universidade. “Há uma base de metalon, mas a maior parte da estrutura foi feita de alumínio, a partir de folhas reaproveitadas de rejeitos separados pela Proinfra para este fim”.

Nesse momento em que a universidade tem uma agenda de mais de 30 atividades em celebração pelos 114 anos, e num ano em que se completam também 30 anos da transformação em Universidade, o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, reforçou a importância simbólica na iniciativa. "O inseto é muito conhecido pelo trabalho incansável, pela atuação em equipe, pela forma com que o planejamento e a cooperação são relevantes nas suas sociedades, e principalmente pelo seu papel nos ecossistemas. São todos fatores bem representativos da história da Universidade e, feita pelas mãos de um servidor, é ainda mais valiosa", avalia.

Ricardo Sette, desde de criança se divertia modelando diferentes tipos de materiais. Depois de se aposentar, conseguiu se dedicar com mais tempo a esse dom e, hoje, sua propriedade rural em Lavras é ponto atrativo para quem passa pelo local, pela presença de esculturas que ele deixa abertas ao público. 

Essa e outras obras do professor Ricardo Sette estão no seu perfil no Instagram.

* Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...