Pular para o conteúdo principal

"AZULEJARIA LUIZ TEIXEIRA" PASSA POR MANUTENÇÃO EM ITAJUBÁ

Ação de conservação do patrimônio está sendo realizada com recursos do CODPHAI

Existe uma obra de arte exposta na escadaria da Igreja Matriz Nossa Senhora Soledade desde a década de 1950. Trata-se da “Azulejaria Luiz Teixeira”, um bem tombado do município de Itajubá com grande importância histórica para a cidade e que agora está passando por obras de manutenção através da Prefeitura de Itajubá com recursos do fundo do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Itajubá (CODPHAI).

Com recursos do mesmo fundo, outros bens tombados do município também estão passando por manutenção. A ação teve início no Posto de Gasolina da Sociedade dos Motoristas, considerado o menor do mundo pelo Guinness Book. Além do posto e da Azulejaria, também receberão a manutenção o “Santo Cruzeiro” e a “Mulher de Bronze e seu Mausoléu”, bens estes escolhidos e aprovados no plano de aplicação do CODPHAI junto aos seus membros.

A manutenção inclui, em grande parte, o reparo e pintura para a conservação dos bens, além da restauração da iluminação padrão em casos onde há necessidade.

A ação conta pontos para o município no Programa ICMS Patrimônio Cultural. Quanto maior a pontuação, maiores são os recursos que o município recebe do Governo de Minas para construir e colocar em prática sua política municipal de proteção ao patrimônio cultural. Importante destacar que, através de um trabalho conjunto entre a Atual Administração, CODPHAI e comunidade, o município recebeu, neste ano, a maior pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural da história e também a maior entre todos os municípios que integram o Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira.

“Azulejaria”
A obra confeccionada pelo artista plástico Luiz Teixeira retrata uma paisagem urbana da cidade de Itajubá no final do século XIX, mais precisamente em 1.888. Ela é composta por 50 azulejos de 20 cm x 20 cm pintados com tinta cerâmica. Por seu valor histórico e estilístico, está tombada desde 2006 pelo Decreto nº 3748.

O itajubense Luiz Teixeira foi um grande artista reconhecido pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde recebeu medalha de honra. A técnica de pintura de azulejo é muito peculiar e faz parte do acervo da última fase do pintor. Seu acervo contem mais de 300 peças, incluindo obras expostas em museu de Madri, na Espanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...