Ação de conservação do patrimônio está sendo realizada com recursos do CODPHAI
Com recursos do mesmo fundo, outros bens tombados do município também estão passando por manutenção. A ação teve início no Posto de Gasolina da Sociedade dos Motoristas, considerado o menor do mundo pelo Guinness Book. Além do posto e da Azulejaria, também receberão a manutenção o “Santo Cruzeiro” e a “Mulher de Bronze e seu Mausoléu”, bens estes escolhidos e aprovados no plano de aplicação do CODPHAI junto aos seus membros.
A manutenção inclui, em grande parte, o reparo e pintura para a conservação dos bens, além da restauração da iluminação padrão em casos onde há necessidade.
A ação conta pontos para o município no Programa ICMS Patrimônio Cultural. Quanto maior a pontuação, maiores são os recursos que o município recebe do Governo de Minas para construir e colocar em prática sua política municipal de proteção ao patrimônio cultural. Importante destacar que, através de um trabalho conjunto entre a Atual Administração, CODPHAI e comunidade, o município recebeu, neste ano, a maior pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural da história e também a maior entre todos os municípios que integram o Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira.
“Azulejaria”
A obra confeccionada pelo artista plástico Luiz Teixeira retrata uma paisagem urbana da cidade de Itajubá no final do século XIX, mais precisamente em 1.888. Ela é composta por 50 azulejos de 20 cm x 20 cm pintados com tinta cerâmica. Por seu valor histórico e estilístico, está tombada desde 2006 pelo Decreto nº 3748.
O itajubense Luiz Teixeira foi um grande artista reconhecido pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde recebeu medalha de honra. A técnica de pintura de azulejo é muito peculiar e faz parte do acervo da última fase do pintor. Seu acervo contem mais de 300 peças, incluindo obras expostas em museu de Madri, na Espanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário