Pular para o conteúdo principal

INFLAÇÃO VOLTA A SUBIR NA CIDADE DE VARGINHA EM OUTUBRO


Após quatro meses de deflação e estabilidade, o Índice Municipal de Preços ao Consumidor (IMPC-Unis) da cidade de Varginha, calculado pelo Departamento de Pesquisa do Unis e pelo GEESUL, voltou a apresentar alta, desta vez de 0,88% em outubro comparado com setembro.

Em 12 meses a inflação acumulada na cidade indica alta 9,61%. Tomando por base apenas o ano de 2022 (janeiro a outubro) a elevação é de 8,98%. O IMPC-Unis é um indicador de inflação estruturado em 5 grandes grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação. Tais grupos são compostos por 11 subgrupos e 44 itens que totalizam 503 preços coletados considerando diferentes tipos, marcas e locais na cidade.

O grupo com maior elevação foi alimentação (2,91%) sendo as maiores altas no tomate (49,88%), cebola (16,96%) e alho (9,12%) ocasionadas pela finalização de safras e diminuição da oferta. A queda mais expressiva foi do feijão carioquinha (-3,82%) em razão do período de colheita em algumas regiões do Brasil.

Após diminuições fortes e consecutivas nos últimos meses, o grupo transporte teve alta de 0,80% ocasionada pelas elevações do etanol (5,45%) e gasolina (0,81%) em razão do menor nível de moagem da cana-de-açúcar no Brasil e do aumento do petróleo no mercado internacional. O diesel apresentou queda de -1,13% ainda como consequência da diminuição dos tributos incidentes sobre este produto.

O grupo habitação foi o único a apresentar queda (-1,05%). Os itens de higiene pessoal tiveram alta média de 1,80%. Por outro lado, houve diminuição nos preços médios dos produtos de limpeza residencial (-0,44%), gás de cozinha (-0,39%) e energia elétrica (-0,23%).

Os grupos comunicação e educação mostraram estabilidade nesta pesquisa.

Como previsto em nosso último relatório e também por analistas econômicos e pelo Banco Central, a inflação voltou a subir no mês de outubro após as deflações ocorridas nos meses anteriores. Isso demonstra que a política de diminuição dos tributos sobre combustíveis, energia e comunicação foi importante, mas surtiu efeito apenas no curto prazo e não se disseminou de maneira mais efetiva para os demais produtos, especialmente a alimentação.

Conforme estamos salientando nos últimos relatórios, a dinâmica dos preços continuará sendo muito influenciada por fatores como produção interna, safras dos produtos alimentícios, a demanda externa e a situação das cadeias internacionais de suprimento. Isso reforça a necessidade de outras políticas econômicas que incentivem a produção e disponibilidade interna, ao mesmo tempo que melhore a articulação produtiva internacional a fim de minimizar a inflação neste final de 2022 e no próximo ano.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/