Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS TEVE VOTAÇÃO TRANQUILA NO 2º TURNO

O índice de comparecimento às urnas foi de 79,01%, menos de 1% das urnas foram substituídas

Eleitoras e eleitores mineiros foram com tranquilidade aos locais de votação neste domingo (30), para o 2º turno das Eleições 2022. O índice de comparecimento foi de 79,01%, com um total de 12.866.284 pessoas registrando o voto para presidente da República.

A Polícia Militar registrou 247 ocorrências, com 45 pessoas conduzidas, incluindo um adolescente de 14 anos. Não houve nenhum fato grave.

Em todo o estado, 388 urnas foram substituídas, em 198 municípios, o que representa 0,78% do total de urnas utilizadas nas seções eleitorais. Todas as substituições foram por outras urnas eletrônicas, não houve votação manual em nenhum município.

O Disque-Eleitor atendeu 3.831 ligações ao longo do dia. As dúvidas mais frequentes eram relacionadas à consulta de local de votação e situação eleitoral. A Ouvidoria registrou 66 demandas, com mais questionamentos sobre conduta de mesários, fila para votar e transporte de eleitores.

A totalização dos votos de Minas Gerais foi encerrada às 21h44’46’’.

Em entrevista coletiva à imprensa no Centro de Divulgação das Eleições, em Belo Horizonte, o presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, ressaltou todo o planejamento e dedicação do Tribunal, iniciado há mais de um ano, para que fosse possível permitir o voto de todos e entregar o resultado do pleito. Ele disse esperar que “a sociedade reconheça todo o esforço da Justiça Eleitoral em prol da democracia”.

O desembargador também agradeceu a parceria com as instituições que integraram o Gabinete Institucional e deram um apoio muito importante para as eleições deste ano em Minas Gerais. E ressaltou a atuação de todas as servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores, magistradas e magistrados da Justiça Eleitoral; mesárias, mesários e profissionais de apoio. “A eleição é uma realização de muitos, que só se concretiza com o respeito à vontade do eleitor. Somos muitos e chegamos a todas as seções eleitorais com o propósito de garantir o sagrado direito ao voto e eleições íntegras, seguras e transparentes”, finalizou.

Confira a íntegra do pronunciamento do desembargador Maurício Soares.

Teste de integridade
Em Minas Gerais, 33 urnas foram submetidas ao teste de integridade, que verifica a confiabilidade dos resultados da votação nas urnas eletrônicas. Votos registrados em cédulas de papel são replicados nas urnas eletrônicas. Ao final do dia, a apuração dos votos manuais é comparada com o boletim de urna dos equipamentos eletrônicos.

O processo é filmado na íntegra. Dois ambientes do teste de integridade, onde estavam 27 urnas, tiveram o procedimento transmitido ao vivo no canal do TRE no YouTube.

- CREA

- Anexo TRE


No Colégio Loyola, seis urnas foram submetidas a um projeto piloto do teste de integridade que usa a biometria de eleitoras e eleitores na liberação da urna para digitar os votos. Entre os 2.477 eleitores das seis seções eleitorais envolvidas na auditoria, 310 pessoas (12,52%) que votaram participaram da iniciativa.

Nos três ambientes, o teste de integridade foi concluído com sucesso.

Outras dez urnas foram submetidas ao teste de autenticidade, que é realizado nas seções eleitorais, antes da emissão da zerézima. Nessa auditoria, é emitido um relatório contendo os hashes (resumos digitais) e assinaturas dos programas instalados na urna. Essas informações podem ser conferidas com as que estão disponíveis no site do TSE, para checagem se são os mesmos sistemas assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais.

Justificativa
Eleitoras e eleitores que têm o voto obrigatório mas não puderam comparecer às urnas no 2º turno precisam justificar a ausência. O prazo vai até o dia 9 de janeiro de 2023.

A justificativa pode ser feita a partir desta segunda (31), pelo aplicativo e-Título, sistema Justifica ou presencialmente em um cartório eleitoral.

Saiba mais sobre a justificativa nas Eleições 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...