Pular para o conteúdo principal

ALUNOS COM NECESSIDADE DE ACOMPANHAMENTO ESPECIAL PODEM FICAR SEM AULAS NO DISTRITO DE MACAIA

Situação foi parar na justiça; Distrito fica distante 17km da sede Bom Sucesso
Sede da Prefeitura de Bom Sucesso

Com a proximidade do semestre letivo de 2023, familiares de alunos com necessidade de acompanhamento especial na única escola pública do Distrito de Macia, em Bom Sucesso, estão apreensivos. São 4 crianças, sendo 3 autistas e uma com deficiência motora que estudam na Escola Municipal do distrito que fica distante 17 km de sua sede, a cidade de Bom Sucesso.

De acordo com a mãe do aluno que possui deficiência motora, em agosto de 2022, ela foi comunicada sem nenhum aviso prévio, que a Prefeitura Municipal de Bom Sucesso não iria renovar os contratos dos professores de apoio.

De acordo com a mãe do aluno, ela os outros pais conversaram com o secretário municipal de Educação de Bom Sucesso, Silmar Francisco dos Santos, onde foram informados que a prefeitura não teria verba para pagar estes professores extras. O secretário alegou que o que poderia ser feito era transferir as crianças para escolas na cidade de Bom Sucesso, porém iriam em ônibus sem monitor.

"Em conversa direta com o prefeito ele deixou bem claro que não voltaria atrás da sua decisão e se quisesse poderiam procurar a justiça", diz a mãe.

Diante desta situação, os pais dos alunos ajuizaram uma ação na Justiça e, em primeira instância, foi concedido em caráter de urgência a contratação de novos professores com multa diária pelo não cumprimento da decisão. Porém, a Prefeitura de Bom Sucesso recorreu da decisão junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Ainda de acordo com os pais, eles foram informados que o secretário municipal de Educação não autorizou a renovação das matrículas dos mesmos para o ano de 2023. Os pais dos alunos lavraram um Boletim de Ocorrência.

"Pedem e ensinam tanto da inclusão social, o preconceito e falta de oportunidades acontecem onde menos esperamos. Você acha justo tirar e deslocar crianças de 4 a 7 anos especiais que moram do lado da escola", desabafa a mãe do aluno com deficiência motora.

Ela ainda destaca: "É muito triste para uma família ver crianças tão pequenas e indefesas passando por tudo isso."

Na noite desta terça-feira, dia 20, os pais estiveram em Bom Sucesso e fizeram uso da palavras durante a Reunião Extraordinária da Câmara Municipal da cidade.

Legislação
As escolas de educação regular, pública e privada, devem assegurar as condições necessárias para o pleno acesso, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, em todas as atividades realizadas no contexto escolar. É isso o que assegura a Lei Brasileira de Inclusão, também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que entrou em vigor em 2016, e garante uma série de direitos relacionados à acessibilidade, educação e saúde, além de estabelecer punições para atitudes discriminatórias.

Outro lado
A redação do Blog O Corvo-Veloz tentou contato com a Prefeitura de Bom Sucesso e o secretário municipal de Educação Silmar Francisco dos Santos, por e-mail e mensagens, porém não obtivemos retorno.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/