Pular para o conteúdo principal

ALUNOS COM NECESSIDADE DE ACOMPANHAMENTO ESPECIAL PODEM FICAR SEM AULAS NO DISTRITO DE MACAIA

Situação foi parar na justiça; Distrito fica distante 17km da sede Bom Sucesso
Sede da Prefeitura de Bom Sucesso

Com a proximidade do semestre letivo de 2023, familiares de alunos com necessidade de acompanhamento especial na única escola pública do Distrito de Macia, em Bom Sucesso, estão apreensivos. São 4 crianças, sendo 3 autistas e uma com deficiência motora que estudam na Escola Municipal do distrito que fica distante 17 km de sua sede, a cidade de Bom Sucesso.

De acordo com a mãe do aluno que possui deficiência motora, em agosto de 2022, ela foi comunicada sem nenhum aviso prévio, que a Prefeitura Municipal de Bom Sucesso não iria renovar os contratos dos professores de apoio.

De acordo com a mãe do aluno, ela os outros pais conversaram com o secretário municipal de Educação de Bom Sucesso, Silmar Francisco dos Santos, onde foram informados que a prefeitura não teria verba para pagar estes professores extras. O secretário alegou que o que poderia ser feito era transferir as crianças para escolas na cidade de Bom Sucesso, porém iriam em ônibus sem monitor.

"Em conversa direta com o prefeito ele deixou bem claro que não voltaria atrás da sua decisão e se quisesse poderiam procurar a justiça", diz a mãe.

Diante desta situação, os pais dos alunos ajuizaram uma ação na Justiça e, em primeira instância, foi concedido em caráter de urgência a contratação de novos professores com multa diária pelo não cumprimento da decisão. Porém, a Prefeitura de Bom Sucesso recorreu da decisão junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Ainda de acordo com os pais, eles foram informados que o secretário municipal de Educação não autorizou a renovação das matrículas dos mesmos para o ano de 2023. Os pais dos alunos lavraram um Boletim de Ocorrência.

"Pedem e ensinam tanto da inclusão social, o preconceito e falta de oportunidades acontecem onde menos esperamos. Você acha justo tirar e deslocar crianças de 4 a 7 anos especiais que moram do lado da escola", desabafa a mãe do aluno com deficiência motora.

Ela ainda destaca: "É muito triste para uma família ver crianças tão pequenas e indefesas passando por tudo isso."

Na noite desta terça-feira, dia 20, os pais estiveram em Bom Sucesso e fizeram uso da palavras durante a Reunião Extraordinária da Câmara Municipal da cidade.

Legislação
As escolas de educação regular, pública e privada, devem assegurar as condições necessárias para o pleno acesso, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, em todas as atividades realizadas no contexto escolar. É isso o que assegura a Lei Brasileira de Inclusão, também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que entrou em vigor em 2016, e garante uma série de direitos relacionados à acessibilidade, educação e saúde, além de estabelecer punições para atitudes discriminatórias.

Outro lado
A redação do Blog O Corvo-Veloz tentou contato com a Prefeitura de Bom Sucesso e o secretário municipal de Educação Silmar Francisco dos Santos, por e-mail e mensagens, porém não obtivemos retorno.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...