Pular para o conteúdo principal

DIOCESE DA CAMPANHA CRIA NOVA FORANIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS


No último dia 26 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Campo do Meio, no Sul de Minas, ocorreu a Santa Missa de instalação canônica da mais nova forania da Diocese da Campanha, presidida pelo bispo diocesano dom Pedro Cunha Cruz, Bispo Diocesano.

Forania é um grupo determinado de paróquias dentro da Diocese. Cada forania é confiada a um vigário forâneo. Essa união de diversas paróquias, mais próximas territorialmente, favorece o trabalho pastoral mediante uma ação em comum.

A nova forania, que adotou São Francisco de Assis como patrono, em referência a exuberante natureza que lhe é característica, foi desmembrada da Forania Beato Padre Victor, e é composta pelas Paróquias Nossa Senhora Aparecida (Campo do Meio), Nossa Senhora do Carmo (Campos Gerais), Nossa Senhora das Dores, Santa Rita e Nossa Senhora das Graças (Boa Esperança), Nossa Senhora Aparecida (Ilicínea), São Francisco de Assis (Guapé), bem como a Região Pastoral Bom Jesus dos Aflitos (Distrito de Itaci).

A celebração contou com a participação dos padres, diáconos, religiosas, leigos e leigas, das diversas paróquias que compõem as foranias Beato Padre Victor e São Francisco de Assis. Após a saudação inicial, o bispo diocesano solicitou ao padre Jean Steferson Pereira, coordenador diocesano de Pastoral, para que procedesse a leitura do decreto de criação da nova forania e as provisões dos novos vigários forâneos: padre André Rodrigues Vilas Boas (Forania Beato Padre Victor), e padre Ilídio Coelho (Forania São Francisco de Assis).

Em sua homilia, dom Pedro Cunha Cruz destacou que a criação da nova forania atende a demanda pastoral da região, dada a sua extensão, e foi aprovada pelo Conselho Presbiteral pelo Conselho Forâneo de Pastoral, considerando que essa iniciativa favorecerá a comunhão e a participação de todo o povo de Deus - ministros ordenados, religiosas e leigos - no trabalho missionário de evangelização, nessa porção da Diocese. 

Ressaltou ainda que esse desmembramento não se trata de divisão ou separação fragmentadora, mas pretende buscar integrar de maneira mais próxima e melhor organizar as forças vivas, para que possam servir melhor os fiéis de cada uma das foranias. Recordou ainda, o belo histórico dos trabalhos pastorais, realizados ao longo da história da forania Beato Padre Victor, que não se perdem no tempo com essa redefinição canônica, mas servem de base para as futuras ações evangelizadoras na região.

Ao final, o pároco da comunidade anfitriã, padre Walter Dauzcuk, convidou toda a assembleia para um almoço de confraternização, marcando esse momento como o Dia da Forania.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.