Pular para o conteúdo principal

DIOCESE DA CAMPANHA CRIA NOVA FORANIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS


No último dia 26 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Campo do Meio, no Sul de Minas, ocorreu a Santa Missa de instalação canônica da mais nova forania da Diocese da Campanha, presidida pelo bispo diocesano dom Pedro Cunha Cruz, Bispo Diocesano.

Forania é um grupo determinado de paróquias dentro da Diocese. Cada forania é confiada a um vigário forâneo. Essa união de diversas paróquias, mais próximas territorialmente, favorece o trabalho pastoral mediante uma ação em comum.

A nova forania, que adotou São Francisco de Assis como patrono, em referência a exuberante natureza que lhe é característica, foi desmembrada da Forania Beato Padre Victor, e é composta pelas Paróquias Nossa Senhora Aparecida (Campo do Meio), Nossa Senhora do Carmo (Campos Gerais), Nossa Senhora das Dores, Santa Rita e Nossa Senhora das Graças (Boa Esperança), Nossa Senhora Aparecida (Ilicínea), São Francisco de Assis (Guapé), bem como a Região Pastoral Bom Jesus dos Aflitos (Distrito de Itaci).

A celebração contou com a participação dos padres, diáconos, religiosas, leigos e leigas, das diversas paróquias que compõem as foranias Beato Padre Victor e São Francisco de Assis. Após a saudação inicial, o bispo diocesano solicitou ao padre Jean Steferson Pereira, coordenador diocesano de Pastoral, para que procedesse a leitura do decreto de criação da nova forania e as provisões dos novos vigários forâneos: padre André Rodrigues Vilas Boas (Forania Beato Padre Victor), e padre Ilídio Coelho (Forania São Francisco de Assis).

Em sua homilia, dom Pedro Cunha Cruz destacou que a criação da nova forania atende a demanda pastoral da região, dada a sua extensão, e foi aprovada pelo Conselho Presbiteral pelo Conselho Forâneo de Pastoral, considerando que essa iniciativa favorecerá a comunhão e a participação de todo o povo de Deus - ministros ordenados, religiosas e leigos - no trabalho missionário de evangelização, nessa porção da Diocese. 

Ressaltou ainda que esse desmembramento não se trata de divisão ou separação fragmentadora, mas pretende buscar integrar de maneira mais próxima e melhor organizar as forças vivas, para que possam servir melhor os fiéis de cada uma das foranias. Recordou ainda, o belo histórico dos trabalhos pastorais, realizados ao longo da história da forania Beato Padre Victor, que não se perdem no tempo com essa redefinição canônica, mas servem de base para as futuras ações evangelizadoras na região.

Ao final, o pároco da comunidade anfitriã, padre Walter Dauzcuk, convidou toda a assembleia para um almoço de confraternização, marcando esse momento como o Dia da Forania.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...