sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

DIOCESE DA CAMPANHA CRIA NOVA FORANIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS


No último dia 26 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Campo do Meio, no Sul de Minas, ocorreu a Santa Missa de instalação canônica da mais nova forania da Diocese da Campanha, presidida pelo bispo diocesano dom Pedro Cunha Cruz, Bispo Diocesano.

Forania é um grupo determinado de paróquias dentro da Diocese. Cada forania é confiada a um vigário forâneo. Essa união de diversas paróquias, mais próximas territorialmente, favorece o trabalho pastoral mediante uma ação em comum.

A nova forania, que adotou São Francisco de Assis como patrono, em referência a exuberante natureza que lhe é característica, foi desmembrada da Forania Beato Padre Victor, e é composta pelas Paróquias Nossa Senhora Aparecida (Campo do Meio), Nossa Senhora do Carmo (Campos Gerais), Nossa Senhora das Dores, Santa Rita e Nossa Senhora das Graças (Boa Esperança), Nossa Senhora Aparecida (Ilicínea), São Francisco de Assis (Guapé), bem como a Região Pastoral Bom Jesus dos Aflitos (Distrito de Itaci).

A celebração contou com a participação dos padres, diáconos, religiosas, leigos e leigas, das diversas paróquias que compõem as foranias Beato Padre Victor e São Francisco de Assis. Após a saudação inicial, o bispo diocesano solicitou ao padre Jean Steferson Pereira, coordenador diocesano de Pastoral, para que procedesse a leitura do decreto de criação da nova forania e as provisões dos novos vigários forâneos: padre André Rodrigues Vilas Boas (Forania Beato Padre Victor), e padre Ilídio Coelho (Forania São Francisco de Assis).

Em sua homilia, dom Pedro Cunha Cruz destacou que a criação da nova forania atende a demanda pastoral da região, dada a sua extensão, e foi aprovada pelo Conselho Presbiteral pelo Conselho Forâneo de Pastoral, considerando que essa iniciativa favorecerá a comunhão e a participação de todo o povo de Deus - ministros ordenados, religiosas e leigos - no trabalho missionário de evangelização, nessa porção da Diocese. 

Ressaltou ainda que esse desmembramento não se trata de divisão ou separação fragmentadora, mas pretende buscar integrar de maneira mais próxima e melhor organizar as forças vivas, para que possam servir melhor os fiéis de cada uma das foranias. Recordou ainda, o belo histórico dos trabalhos pastorais, realizados ao longo da história da forania Beato Padre Victor, que não se perdem no tempo com essa redefinição canônica, mas servem de base para as futuras ações evangelizadoras na região.

Ao final, o pároco da comunidade anfitriã, padre Walter Dauzcuk, convidou toda a assembleia para um almoço de confraternização, marcando esse momento como o Dia da Forania.

Nenhum comentário: