Pular para o conteúdo principal

ENTENDA COMO FUNCIONA A TELEGESTÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM RIBEIRÃO DAS NEVES

Software permite o controle de parques de iluminação de forma remota e em tempo real

A tecnologia é a melhor aliada quando tratamos sobre eficiência energética na iluminação pública (IP). Isso porque, ao adotarem sistemas de automação com telemonitoramento e telegestão, os municípios oferecem iluminação de melhor qualidade e com menos custos à comunidade.

Foi em busca dessas melhorias que a Prefeitura de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, lançou um edital em 2019 para uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão do seu parque de iluminação pública. O vencedor foi o Consórcio IP Minas, formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano.

Em dezembro de 2019, o Consórcio deu início à operação de prestação de serviços para modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade. Durante esse trabalho, está empregando tecnologia de ponta e criou um Centro de Controle Operacional (CCO) para o gerenciamento das demandas do sistema de IP. Ainda, implantou um software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a telegestão em Ribeirão das Neves.

Entenda o software de telegestão
O software de telegestão é uma tecnologia que possibilita a implantação da Internet das Coisas (IoT) na iluminação pública. Assim, ele permite o controle de parques de iluminação de forma remota e em tempo real.

E só isso! É a porta de entrada para otimizar serviços e infraestrutura pública e conectá-los com as pessoas. Agora, acompanhe neste post como funciona essa inovação.

Mas antes, você deve estar se perguntando: quais os benefícios dessa automatização para a iluminação pública da cidade? São muitos. Entre os principais estão: garantir maior eficiência energética, bem como economia aos cofres públicos. Outra vantagem importante é diminuir drasticamente o índice de falhas, como lâmpadas queimadas, o que proporciona maior conforto e segurança aos moradores.

A telegestão é um sistema desenvolvido a partir de uma rede de comunicação sem fio, chamada mesh. Essa rede em malha permite criar um sistema wi-fi capaz de conectar diversos dispositivos para se comunicarem entre si. Logo, formam uma rede única. Assim, quando falamos de iluminação pública, cada poste com luminária representa um desses módulos.

Antes de mais nada, controlar a iluminação pública de forma remota exige um software de telegestão. Além disso, é preciso uma série de hardwares. Vejamos como funciona. Em primeiro lugar, dispositivos eletrônicos são acoplados às luminárias onde são armazenadas as informações. Dessa forma, esses módulos se comunicam por rede sem fio a um Centro de Controle Operacional (CCO).

Por sua vez, o software de telegestão interpreta os dados, relacionados à tensão, corrente, potência da lâmpada, eficiência energética e outras informações. Assim, é possível identificar de forma automática e a distância quando uma luminária requer manutenção. Além disso, o próprio sistema tem a possibilidade de enviar no mesmo instante o chamado à equipe de campo.

Diferencial do software de telegestão de Ribeirão das Neves
Ribeirão das Neves é uma das primeiras cidades da região metropolitana de Belo Horizonte a adotar software de telegestão na iluminação pública. Assim, o sistema inteligente já mostra resultados substanciais por conta da maior agilidade nas operações.

O Consórcio IP Minas criou um Centro de Controle Operacional (CCO) para o gerenciamento das demandas do parque de iluminação. Também implantou um software de gerenciamento desenvolvido especialmente para a telegestão no município.

Dessa forma, a iluminação de praças, parques e demais espaços públicos em Ribeirão das Neves é controlada pelo sistema. Na cidade, problemas em luminárias, como lâmpadas acesas durante o dia, apagadas à noite ou piscando, são identificadas na hora da ocorrência.

Eficácia no monitoramento da IP Minas
O IP Minas acompanha em tempo real a potência nos pontos de iluminação pública, conforme indicadores técnicos de funcionamento. Quando o local monitorado apresenta valores inferiores ao estabelecido como adequado, o sistema emite um alerta. Isso faz toda a diferença, porque possibilita o acionamento imediato das equipes para solucionar o problema. É assim que o atendimento é agilizado.

O software de telegestão tem sua eficácia comprovada ao compararmos a operação em dezembro de 2019, quando a IP Minas assumiu o parque de iluminação pública Antes, a taxa de falha dos pontos existentes em Ribeirão das Neves era muito alta: 15,30%. Ultimamente houve uma melhora de 85%. Portanto, tornar a iluminação pública inteligente é um ótimo investimento!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...