Pular para o conteúdo principal

IFSULDEMINAS É A 3ª INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MAIS SUSTENTÁVEL DO BRASIL

No ranking mundial, o IFSULDEMINAS aparece na 70ª posição

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) é a terceira instituição de ensino superior (IES) mais sustentável do Brasil. A informação foi divulgada no último dia 12, pelo UI GreenMetric World University Ranking, índice que avaliou e classificou 1.050 IES, de todo o mundo, na promoção de políticas verdes.

O IFSULDEMINAS alcançou essa marca histórica ao atingir 8.350 pontos no ranking, que analisou e comparou ações e programas de sustentabilidade e de gestão ambiental de 39 IES brasileiras. Com a pontuação, o instituto ultrapassou, pela primeira vez, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e se manteve à frente de todas as instituições da Rede Federal.

Confira a seguir a pontuação das instituições nacionais mais bem colocadas nesta edição do UI GreenMetric e como ficou distribuída a pontuação do IFSULDEMINAS entre as seis categorias avaliadas: Configuração, Infraestrutura e Áreas Verdes; Gestão de Energia e Mudanças Climáticas; Gestão de Resíduos; Gestão da Água; Transportes e Mobilidade; além de Educação e Pesquisa.

ranking 2022

Houve um aumento significativo do número de participantes nesta edição do UI GreenMetric em relação a do ano passado. De 956 instituições participantes de 80 países, o ranking passou a contar com 1.050 IES de 83 nações. Mesmo com mais participantes, o Instituto se destacou na classificação geral e aparece como a 70ª IES com as melhores práticas e gestão ambiental do planeta. Veja abaixo a escalada de desenvolvimento do IFSULDEMINAS como uma instituição "amiga do meio ambiente", desde a sua primeira participação no índice, há sete anos.

AnoPosição do IFSULDEMINAS no mundoPosição do IFSULDEMINAS no Brasil Número de instituições brasileiras participantesNúmero total de instituições participantes
2022703391050
202194440956
2020101 38 912 
2019 235 28 780 
2018 282 23 719 
2017 325 16 619 
2016 217 14 516 

 

Outra forma de comparar o desempenho do IFSULDEMINAS (em azul) com as demais IES é por meio do gráfico abaixo. Nele, são apresentadas as pontuações das instituições mineiras e as principais IES paulistas, assim como a média da pontuação obtida pelas instituições nacionais (em laranja) e a média alcançada pelo total de IES, nacionais e internacionais juntas (em vermelho). Pela representação gráfica, nota-se o expressivo crescimento das ações do IFSULDEMINAS, que em 2017 pontuava no mesmo patamar que a média geral e, atualmente, surge com mais de 2.000 pontos a mais.

gráfico desempenho instituições

 
Neste outro gráfico, aparece detalhado o desempenho do Instituto em cada categoria avaliada pelo UI GreenMetric desde 2016.

gráfico ifsuldeminas
 
Sobre a evolução da pontuação do IFSULDEMINAS, o coordenador de Sustentabilidade do Instituto, Leonardo Silva Manso, afirmou que "um dos grandes destaques é a categoria de Energia e Mudanças

Climáticas, em que a preocupação da instituição com a produção de energia renovável e a adoção de ações de melhoria da eficiência energética, por meio do projeto IFSolar, proporcionou a redução do consumo de energia elétrica no âmbito do IFSULDEMINAS. Os outros destaques são, novamente, as categorias Resíduos e Água. A categoria Resíduos deve seu sucesso principalmente à preocupação do Instituto com a reciclagem e reutilização de materiais, com destaque para ações em conjunto com a Receita Federal do Brasil. Além da redução do uso de papel e plástico, enfatizada pela adoção de processos eletrônicos; da coleta e correta destinação de pilhas, baterias, lâmpadas e resíduos laboratoriais; e do tratamento de esgoto. Por sua vez, a pontuação alcançada na categoria Água foi alavancada pelos projetos de conservação e controle de poluição da água, com destaque para a recuperação de nascentes e produção científica; além de ações e programas de reciclagem, consumo consciente e eficiência no uso da água, como o programa IF Pluvial, que foi concluído, neste ano, e conta reservatórios com capacidade de armazenamento total de 1,8 milhão de litros de água da chuva para reutilização, distribuídos por todas as nove unidades do Instituto. A conclusão do programa foi possível por meio de valores descentralizados extraorçamentariamente pela Setec/MEC". Confira aqui as ações sustentáveis do IFSULDEMINAS!

De acordo com o reitor Cleber Avila Barbosa, “a dedicação e o compromisso dos servidores foram essenciais para o alcance dos resultados, bem como as parcerias e os apoios, como os recursos extraorçamentários repassados pela Setec/MEC, que viabilizaram a conclusão do programa IF Pluvial. As ações e projetos de sustentabilidade terão cada vez mais prioridades na nossa instituição para que possamos avançar ainda mais neste tema tão importante”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho