Pular para o conteúdo principal

IMAGEM RECUPERADA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO É DEVOLVIDA EM ITAGUARA

A escultura estava desaparecida desde 1996 e foi encontrada depois da operação “Santo Roubado não faz milagre”, realizada pelo MPMG na cidade de São Paulo, em fevereiro de 2022

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) acompanhou, na terça-feira, 29 de novembro, a devolução da peça sacra de Nossa Senhora do Rosário para o distrito de Pará dos Vilelas, no município de Itaguara, no Centro-Oeste do Estado. A solenidade foi realizada na Capela Nossa Senhora da Conceição, em ato litúrgico que restituiu a imagem à comunidade. A celebração comemorava, também, a reinauguração do santuário, que estava em reforma.

O evento contou com a participação da equipe da Coordenadoria de Patrimônio Cultural, coordenada pelo promotor de Justiça Marcelo Azevedo Maffra. A imagem estava registrada como desaparecida no aplicativo SOMDAR, Sistema de Objetos Mineiros Desaparecidos, Recuperados e Restituídos (Somdar), criado pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural.

Após ser encontrada pela equipe da CPPC, a peça sacra passou por uma análise técnica na sede e agora foi devolvida ao seu local de origem.

A escultura estava desaparecida desde 1996 e foi encontrada depois da operação “Santo Roubado não faz milagre”, realizada pelo MPMG na cidade de São Paulo em fevereiro de 2022. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itaguara em colaboração com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que, juntos, identificaram a imagem e outros 16 itens sendo comercializados online via Facebook.

Não é a primeira vez que a peça de Nossa Senhora do Rosário é furtada do município. Em 1980, Itaguara teve sua imagem sacra roubada no mesmo local, mas foi devolvida no ano seguinte juntamente a outros artefatos do acervo religioso da cidade.

A data da devolução foi definida pelo clérigo em função do início das celebrações em comemoração à Nossa Senhora do Rosário, que é homenageada dia 8 de dezembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.