Pular para o conteúdo principal

PROJETO MEL ENTRE FLORES: NOVAS CAIXAS DE ABELHAS SÃO INSTALADAS EM CAXAMBU


O segundo evento do projeto “Mel entre Flores” aconteceu nesta quarta-feira, dia 21, na Praça Santa Isabel em Caxambu, no Circuito das Águas, onde foi instalada uma caixa de abelha nativa Jataí e ministrado a Oficina de Conscientização.

Em seguida, o grupo que participou da ação se dirigiu ao Centro de Convenções, onde foi instalada uma caixa de abelha nativa Mandaçaia. Por fim, foram instaladas duas iscas de captura de abelhas nativas no espaço externo do Museu Municipal, no qual será instalado a próxima caixa, em janeiro de 2023.

Na abertura do evento, a diretora de Saneamento Helena Luisa abordou a importância do projeto e explicou que estava acontecendo a segunda instalação, tendo sido a primeira no Horto Municipal. Agradeceu a parceria com a Secretaria de Turismo e a presença de representantes da Secretaria de Obras e de Desenvolvimento Econômico. “É importante conscientizar a população de que estas abelhas não geram perigo nenhum, pelo contrário, só estão contribuindo para o meio ambiente” – explicou Helena Luisa.

O evento foi guiado pelo voluntário Dirceu Castro, proprietário do Apiário Canto do Vale. O palestrante explicou como é o funcionamento da colmeia de abelhas jataí e mandaçaia, falou sobre o porquê da escolha do local e disse sobre a importância e raridade do mel destas abelhas.

As abelhas nativas não possuem ferrão, são de pequeno porte e produzem uma quantidade pequena de mel quando comparadas as abelhas Appis (abelhas com ferrão e responsáveis pela grande maioria do mel comercial). As caixas instaladas são para proteção do enxame e não devem ser utilizadas como apoio ou qualquer outra finalidade que não seja a de moradia para as abelhas.

-“Foi muito interessante ver esta iniciativa, como uma manutenção dos polinizadores naturais, como projeto de educação ambiental para população e como atrativo turístico, demonstrando que a prefeitura cuida e se envolve com o meio ambiente. ” – disse o biólogo Ronaldo Sampaio que acompanhou as instalações.

A diretora de Agropecuária da Prefeitura de Caxambu e médica veterinária Mariana Berutti destacou a importância da ação –“Esta iniciativa é importante para população ter conhecimento de que existem outras espécies de abelhas, no caso nativas, para conscientização e para educação ambiental.”- afirmou.

O projeto “Mel entre Flores” visa a proteção e divulgação das abelhas nativas, que não possuem ferrão e não oferecem risco à população, com a instalação de 5 (cinco) caixas de abelhas e oficinas de educação e conscientização ambiental. Estas abelhas são responsáveis pela polinização em plantas, um papel estratégico na reconstituição de florestas tropicais e conservação de remanescentes florestais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho