Pular para o conteúdo principal

PROJETO MEL ENTRE FLORES: NOVAS CAIXAS DE ABELHAS SÃO INSTALADAS EM CAXAMBU


O segundo evento do projeto “Mel entre Flores” aconteceu nesta quarta-feira, dia 21, na Praça Santa Isabel em Caxambu, no Circuito das Águas, onde foi instalada uma caixa de abelha nativa Jataí e ministrado a Oficina de Conscientização.

Em seguida, o grupo que participou da ação se dirigiu ao Centro de Convenções, onde foi instalada uma caixa de abelha nativa Mandaçaia. Por fim, foram instaladas duas iscas de captura de abelhas nativas no espaço externo do Museu Municipal, no qual será instalado a próxima caixa, em janeiro de 2023.

Na abertura do evento, a diretora de Saneamento Helena Luisa abordou a importância do projeto e explicou que estava acontecendo a segunda instalação, tendo sido a primeira no Horto Municipal. Agradeceu a parceria com a Secretaria de Turismo e a presença de representantes da Secretaria de Obras e de Desenvolvimento Econômico. “É importante conscientizar a população de que estas abelhas não geram perigo nenhum, pelo contrário, só estão contribuindo para o meio ambiente” – explicou Helena Luisa.

O evento foi guiado pelo voluntário Dirceu Castro, proprietário do Apiário Canto do Vale. O palestrante explicou como é o funcionamento da colmeia de abelhas jataí e mandaçaia, falou sobre o porquê da escolha do local e disse sobre a importância e raridade do mel destas abelhas.

As abelhas nativas não possuem ferrão, são de pequeno porte e produzem uma quantidade pequena de mel quando comparadas as abelhas Appis (abelhas com ferrão e responsáveis pela grande maioria do mel comercial). As caixas instaladas são para proteção do enxame e não devem ser utilizadas como apoio ou qualquer outra finalidade que não seja a de moradia para as abelhas.

-“Foi muito interessante ver esta iniciativa, como uma manutenção dos polinizadores naturais, como projeto de educação ambiental para população e como atrativo turístico, demonstrando que a prefeitura cuida e se envolve com o meio ambiente. ” – disse o biólogo Ronaldo Sampaio que acompanhou as instalações.

A diretora de Agropecuária da Prefeitura de Caxambu e médica veterinária Mariana Berutti destacou a importância da ação –“Esta iniciativa é importante para população ter conhecimento de que existem outras espécies de abelhas, no caso nativas, para conscientização e para educação ambiental.”- afirmou.

O projeto “Mel entre Flores” visa a proteção e divulgação das abelhas nativas, que não possuem ferrão e não oferecem risco à população, com a instalação de 5 (cinco) caixas de abelhas e oficinas de educação e conscientização ambiental. Estas abelhas são responsáveis pela polinização em plantas, um papel estratégico na reconstituição de florestas tropicais e conservação de remanescentes florestais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/