Pular para o conteúdo principal

BELO HORIZONTE GANHARÁ 7 MIL NOVAS ÁRVORES ATÉ O MÊS DE ABRIL


Belo Horizonte planeja um 2023 mais verde para a capital. Até abril está programado o plantio de mais de 7 mil novas árvores na cidade. O período chuvoso é considerado um dos melhores momentos para plantar as mudas.

As mudas e árvores que estão sendo plantadas são fruto de compensação ambiental realizada nas nove regionais do município. Estas são medidas obrigatórias, previstas no licenciamento, nas quais o município determina aos empreendimentos ações para contrabalançar e mitigar os impactos ambientais promovidos. Por meio desta política, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente destina recursos para novas árvores, reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de ecossistemas.

Só no ano de 2022, Belo Horizonte plantou 17.400 árvores. Em 2021, os plantios totalizaram 16.301 novas árvores para a capital, número que já superava as 15.476 mudas plantadas em 2020, bem como a meta para 2021, que era de 15 mil. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, a ideia é ir além neste ano. “O nosso balanço da compensação ambiental mostra que temos ultrapassado não apenas a meta anual, como também os números conquistados nos anos anteriores. Essa é uma notícia que nos deixa muito felizes, pois estamos devolvendo à cidade a natureza que os processos de urbanização tiram de nós. O objetivo para 2023 é ultrapassar a marca de 2022”, afirma.

O Plano Diretor de 2019 incrementou a política de arborização da cidade. Ele prevê o resgate de serviços ambientais, a promoção da biodiversidade e a criação de áreas de conexão ambiental. Isso favorece os projetos de plantio da Prefeitura, que tendem a ser expandidos através de políticas públicas direcionadas à atividade.

Além disso, a Prefeitura já promoveu oficinas de plantios para coletivos, e conta com cartilha ilustrativa sobre o tema, disponível no site da PBH. O material foi elaborado para orientar o cidadão sobre como solicitar ao município o plantio de árvores em locais públicos (passeios, praças e canteiros) ou como obter a permissão para a execução do serviço. Nela, há um passo a passo para que o cidadão tenha, de maneira didática e ilustrativa, os subsídios necessários para que ele mesmo efetue o plantio e contribua na arborização da cidade.

Para solicitar um plantio de árvore, basta que o cidadão entre no faça a solicitação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA REGISTRA MELHOR JANEIRO DA HISTÓRIA

Terminal alcança recorde histórico para o primeiro mês do ano Movimentação cresce 16,83% em relação a 2025 Novas rotas devem impulsionar aumento de oferta no segundo semestre O Aeroporto de Uberlândia , administrado pela Aena , maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, registrou em janeiro o melhor resultado da história para o mês. Ao todo, foram 104.163 passageiros, alta de 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Janeiro deste ano foi 2,2% superior ao recorde anterior, de janeiro de 2015. Além de ser o melhor janeiro já registrado, o resultado representa a terceira maior movimentação mensal da história do aeroporto, atrás apenas de agosto de 2019 e de julho de 2019. O desempenho de Uberlândia ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do a...