Pular para o conteúdo principal

INFLAÇÃO EM VARGINHA ATINGE 1,65% EM DEZEMBRO


A inflação geral em Varginha, medida através do Índice Municipal de Preços ao Consumidor (IMPC-Unis), apresentou elevação de 1,65% no mês de dezembro em comparação com novembro. No acumulado do ano de 2022 a alta geral de preços na cidade atingiu 12,88%.

O IMPC-Unis é um indicador de inflação calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e pelo GEESUL. Ele é composto por 5 grandes grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação. Esses grupos são divididos em 11 subgrupos e 44 itens que totalizam 503 preços coletados.

Em dezembro, a maior alta nos preços médios ocorreu no grupo habitação (3,91%), cujas principais elevações foram no gás de cozinha (6,29%) e itens de higiene pessoal (2,54%). Já os produtos de limpeza residencial tiveram queda de -1,42%.

O segundo grupo com maior alta foi, mais uma vez, alimentação (1,47%). Os produtos que mais subiram foram batata (41,78%), tomate (7,85%) e feijão carioquinha (7,21%) em virtude de um atraso na colheita da safra de verão dos hortifrutigranjeiros e da queda de produtividade do feijão. As maiores diminuições de preços ocorreram com a cebola (-30,77%), alho (-2,69%) e leite integral (-1,74%) em razão do aumento da oferta destes produtos no mercado.

O grupo transporte apresentou uma ligeira queda -0,07% com destaque para o aumento nos valores do etanol (5,14%) e da gasolina (0,31%), já o diesel apresentou queda (-3,30%). A intensificação da moagem da cana-de-açúcar e a continuidade da desoneração tributária dos combustíveis podem ocasionar queda nos preços destes produtos no curto prazo a depender do comportamento das cotações internacionais do petróleo.

Após apresentar a maior alta em novembro, o grupo comunicação indicou queda de -0,93% na atual pesquisa. Destaque para a alta nos planos básicos de telefonia móvel (0,93%) e a diminuição nos valores dos planos de internet (-1,85%).

O grupo educação mostrou estabilidade nesta pesquisa.

Mais uma vez a inflação em Varginha foi acima da média nacional medida pelo IPCA do IBGE, cujo resultado em dezembro foi de 0,62%. Porém, cabe destacar que o índice nacional foi maior em dezembro comparado com novembro, enquanto que em Varginha o atual índice foi menor que no mês anterior. Já, em consonância com a realidade nacional, este foi o terceiro mês consecutivo de alta geral nos dois índices (IPCA e IMPC-Unis).

O ritmo ainda lento de algumas colheitas, como no caso dos hortifrutigranjeiros, a queda na oferta e os altos custos de produção estão prevalecendo sobre a alta taxa de juros e as desonerações tributárias de alguns segmentos. Tal fato reforça a necessidade de outras políticas voltadas para um melhor controle da inflação. As previsões dos analistas indicam que em 2023 a inflação ainda continuará alta, porém em patamar menor que 2022. Dessa forma, há que se esperar as diretrizes do novo governo sobre a política de preços dos combustíveis, o comportamento da taxa de câmbio e as ações de incentivo à produção e oferta no mercado interno visando o combate à inflação.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...