Pular para o conteúdo principal

INFLAÇÃO EM VARGINHA ATINGE 1,65% EM DEZEMBRO


A inflação geral em Varginha, medida através do Índice Municipal de Preços ao Consumidor (IMPC-Unis), apresentou elevação de 1,65% no mês de dezembro em comparação com novembro. No acumulado do ano de 2022 a alta geral de preços na cidade atingiu 12,88%.

O IMPC-Unis é um indicador de inflação calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e pelo GEESUL. Ele é composto por 5 grandes grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação. Esses grupos são divididos em 11 subgrupos e 44 itens que totalizam 503 preços coletados.

Em dezembro, a maior alta nos preços médios ocorreu no grupo habitação (3,91%), cujas principais elevações foram no gás de cozinha (6,29%) e itens de higiene pessoal (2,54%). Já os produtos de limpeza residencial tiveram queda de -1,42%.

O segundo grupo com maior alta foi, mais uma vez, alimentação (1,47%). Os produtos que mais subiram foram batata (41,78%), tomate (7,85%) e feijão carioquinha (7,21%) em virtude de um atraso na colheita da safra de verão dos hortifrutigranjeiros e da queda de produtividade do feijão. As maiores diminuições de preços ocorreram com a cebola (-30,77%), alho (-2,69%) e leite integral (-1,74%) em razão do aumento da oferta destes produtos no mercado.

O grupo transporte apresentou uma ligeira queda -0,07% com destaque para o aumento nos valores do etanol (5,14%) e da gasolina (0,31%), já o diesel apresentou queda (-3,30%). A intensificação da moagem da cana-de-açúcar e a continuidade da desoneração tributária dos combustíveis podem ocasionar queda nos preços destes produtos no curto prazo a depender do comportamento das cotações internacionais do petróleo.

Após apresentar a maior alta em novembro, o grupo comunicação indicou queda de -0,93% na atual pesquisa. Destaque para a alta nos planos básicos de telefonia móvel (0,93%) e a diminuição nos valores dos planos de internet (-1,85%).

O grupo educação mostrou estabilidade nesta pesquisa.

Mais uma vez a inflação em Varginha foi acima da média nacional medida pelo IPCA do IBGE, cujo resultado em dezembro foi de 0,62%. Porém, cabe destacar que o índice nacional foi maior em dezembro comparado com novembro, enquanto que em Varginha o atual índice foi menor que no mês anterior. Já, em consonância com a realidade nacional, este foi o terceiro mês consecutivo de alta geral nos dois índices (IPCA e IMPC-Unis).

O ritmo ainda lento de algumas colheitas, como no caso dos hortifrutigranjeiros, a queda na oferta e os altos custos de produção estão prevalecendo sobre a alta taxa de juros e as desonerações tributárias de alguns segmentos. Tal fato reforça a necessidade de outras políticas voltadas para um melhor controle da inflação. As previsões dos analistas indicam que em 2023 a inflação ainda continuará alta, porém em patamar menor que 2022. Dessa forma, há que se esperar as diretrizes do novo governo sobre a política de preços dos combustíveis, o comportamento da taxa de câmbio e as ações de incentivo à produção e oferta no mercado interno visando o combate à inflação.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...