O Procon Municipal de Barbacena, nas Vertentes, realizou balanço anual das atividades do órgão no ano de 2022. No total foram registradas 1.552 ocorrências. Destas, 1.171 foram finalizadas com 911 classificadas como atendidas e 260 não atendidas. Permanecem em andamento 370 ocorrências, que aguardam resposta do fornecedor. O índice de resolutividade chegou a 77,79%.
O balanço divulgado pelo Procon mostra que as empresas de telefonia continuam sendo as campeãs no número de reclamações, seguida pela empresa responsável pela distribuição de energia elétrica, pelos bancos, lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, e clínica odontológica nesta ordem.
Segue a lista abaixo com as 10 empresas com maior número de registros no Procon:
POSIÇÃO | EMPRESA | NÚMERO DE OCORRÊNCIAS |
1º | OI | 77 |
2º | CEMIG | 73 |
3º | CLARO S/A | 70 |
4º | BANCO ITAÚ | 56 |
5º | BANCO PAN S/A | 55 |
6º | VIA VAREJO S/A | 48 |
7º | VIVO | 41 |
8º | BANCO BRADESCO | 40 |
9º | BANCO MERCANTIL | 39 |
10º | BANCO BMG | 32 |
O posicionamento da empresa de energia elétrica também se justifica devido à grande procura de consumidores insatisfeitos com o aumento dos valores das faturas para pagamento, o que seguiu o registrado no ano anterior.
Para Ernesto Roman, advogado geral do Município, este balanço é importante para trazer transparência aos consumidores e à população, bem como demonstrar a importância do órgão para o consumidor barbacenense.
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