Pular para o conteúdo principal

EMATER INSTALA UNIDADE DE REFERÊNCIA DE FRUTAS DE CLIMA TEMPERADO NO SUL DE MINAS

Evento será realizado em Alfenas e vai marcar o início do Circuito Mineiro de Fruticultura de 2023

A instalação de uma unidade de referência e demonstração de fruticultura de clima temperado vai marcar o início da edição de 2023 do Circuito Mineiro de Fruticultura. O evento será realizado em 1º de março, a partir de 13h, no Sítio Ponte Funda, do produtor João Manoel Neto, em Alfenas, Sul de Minas.

O coordenador regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em Alfenas, Kleso Júnior, explica que estão sendo testadas dez cultivares diferentes de frutas como ameixa, pêssego e nectarina, estas de clima temperado, mas também de algumas de clima tropical e já tradicionais na região, como goiaba e abacaxi. "Esperamos a presença, neste evento, de pelo menos 50 produtores, mas temos capacidade de receber mais interessados", conta o técnico.

As frutas de clima temperado foram plantadas em agosto de 2022 na propriedade de João Manoel Neto, a partir de mudas doadas por um produtor. A primeira colheita está prevista para dezembro, quando será possível avaliar a produtividade do pomar e a qualidade dos frutos. Kleso Júnior será um dos palestrantes da primeira etapa do Circuito Frutifica Minas deste ano. Ele vai apresentar as vantagens do uso de plantas de cobertura, nas entrelinhas das frutíferas. "Podem ser utilizadas forrageiras como crotalária e capim braquiária, além do feijão guandu. O objetivo, com essa cobertura viva, é melhorar a qualidade e a fertilidade do solo", adianta o coordenador da Emater-MG.

De acordo com o coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, a produção das frutas de clima temperado é ainda é reduzida no Estado, e não é suficiente para abastecer o mercado mineiro. "Essas frutas de caroço, como ameixa, pêssego e nectarina, têm grande aceitação entre os consumidores. São saborosas se consumidas in natura, e ainda servem para a produção de doces, o que favorece a agregação de valor para os produtores, com maior aproveitamento das safras", avalia.

Informações técnicas
O objetivo do Circuito Frutifica Minas é estimular o setor no estado, ao oferecer informações técnicas e conjunturais aos produtores rurais mineiros no segmento da fruticultura. Os locais dos eventos são estrategicamente escolhidos, de acordo com o potencial de cada região. O Frutifica Minas oferece palestras e debates com renomados pesquisadores, técnicos e extensionistas agropecuários na área de fruticultura, com a finalidade de integrar e atualizar os produtores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais da área.

Além da difusão de tecnologias para melhorar a quantidade e qualidade das frutas produzidas, as informações transmitidas aos produtores e interessados na atividade procuram enfatizar a redução de custos de produção, com consequente aumento de renda da fruticultura, bem como as diversas formas de inserir os produtos no mercado, com venda direta, para mercados institucionais (como as escolas públicas), ou para as agroindústrias de sucos e doces.

Desde o primeiro ano de realização do circuito, em 2010, foram promovidos 116 eventos (etapas), com 12.738 participantes, incluindo os produtores dos locais onde são realizados os eventos e caravanas de outros municípios, num total de 498 municípios atingidos. "O circuito é considerado o maior evento da fruticultura mineira", afirma Deny Sanábio.

O Frutifica Minas é coordenado pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Confira a programação completa do evento em Alfenas neste link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...