Pular para o conteúdo principal

EPAMIG INTEGRA PRIMEIRO INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISA EM OLIVICULTURA E AZEITE


A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) segue sendo uma das protagonistas na olivicultura brasileira. Responsável pela primeira extração de azeite de oliva extravirgem no país, a Empresa agora fará parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Olivicultura e do Azeite Brasileiros, em conjunto com outras 11 instituições de pesquisa e seis unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que ficará responsável por coordenar o grupo de pesquisadores.

O instituto, aprovado em dezembro passado em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é a primeira rede de pesquisas integrada e interinstitucional do Brasil voltada para a cadeia produtiva do azeite. Além das empresas de pesquisa e universidades brasileiras, o INCT também contará com a participação de instituições do Uruguai, Itália e Espanha.

Com o objetivo de atender demandas da olivicultura brasileira, a rede de cooperação acadêmica está estruturada em seis projetos componentes amplos. São eles: Azeites de oliva e sensorialidade: painel sensorial, preferência dos consumidores, rotulagem; Desafios para a cultura da oliveira no Brasil: fitopatologias, suas dinâmicas, prevenção e tratamento; Conhecendo a composição do “olio nostro”: Metabolômica de olivas e azeites brasileiros; Sistemas de produção; Coprodutos; Agroidustrialização e produção de azeite de oliva.

“Vejo a criação desse Instituto como um grande avanço para a olivicultura. Apesar de a EPAMIG conduzir pesquisas na área há 50 anos, a carência de tecnologias e mais estudos ainda é imensa, pois estamos falando de uma cultura que se consolidou muito recentemente no Brasil”, explica o pesquisador e coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira.

A empresa participará ativamente das reuniões e decisões do novo INCT e já conta com quatro pesquisas aprovadas que vão abordar etapas essenciais da olivicultura, como a produção de mudas em viveiros, fertilidade do solo, nutrição das plantas, pós-colheita e processamento agroindustrial.

Luiz Fernando de Oliveira será responsável pelo projeto “Otimização do processo de extração de azeite oliva qualidade”, que será focado na Serra da Mantiqueira, importante região produtora de azeite no país. Na primeira fase, o objetivo será determinar a época ideal para a colheita das azeitonas, sem que as qualidades química e sensorial do azeite sejam comprometidas. Segundo o pesquisador, colher os frutos dias antes do recomendado pode prejudicar o trabalho de um ano inteiro. A segunda fase da pesquisa consiste na etapa agroindustrial, na qual serão definidos os melhores ajustes do maquinário para que o processo de extração do azeite seja otimizado.

Outra pesquisa que integra o novo instituto é “Aplicação do método de diagnose da composição nutricional (CND) na olivicultura”, que será coordenada pela pesquisadora da EPAMIG Sul, Patriciani Estela Cipriano. O trabalho visa definir a adubação correta para um elevado grau de produtividade das oliveiras, baseado em análises de solo e nos índices nutricionais das plantas. O trabalho será feito em colaboração com pesquisadores das Universidades Federais de Santa Maria (UFSM) e de Pelotas (UFPEL).

Segundo a pesquisadora, o método CND é recente e vem sendo utilizado em outras culturas frutíferas. “É um índice com muito potencial para a aplicação, pois permite uma avaliação multivariada, que considera a interação entre os nutrientes e correlaciona-a com a produtividade. A produção das plantas pode ser afetada tanto pela falta quanto pelo excesso de nutrientes. Ao final da pesquisa, vamos elaborar um software que permitirá aos produtores e consultores um acesso mais prático e rápido a essas informações sobre a nutrição das oliveiras, para saberem se as plantas estão nas condições adequadas, ou se sofrem carência ou excesso de nutrientes”, conclui Patriciani.

A Empresa também contribuirá com outras duas pesquisas que já estão programadas para serem conduzidas ao longo do ano: “Propagação da oliveira via mini estaquia” e “Avaliação da influência do manejo fitotécnico no rendimento e qualidade de azeite proveniente de azeitonas produzidas em condições edafoclimáticas do sul de Minas”, coordenadas pelos pesquisadores da EPAMIG Sul, Pedro Henrique Moura e Emerson Dias Gonçalves, respectivamente.

*Da assessoria da EPAMIG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

SISTEMA FECOMÉRCIO MG OFERECE CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SETEMBRO NO SENAC EM LAVRAS

Oportunidades abrangem áreas como saúde, administração, gastronomia, tecnologia e serviços, com inscrições presenciais até o preenchimento das vagas O Senac em Lavras , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos de qualificação profissional durante o mês de setembro. As formações atendem diferentes perfis e faixas etárias. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas presencialmente na unidade. As turmas fazem parte dos programas Senac+ e Programa Senac de Gratuidade (PSG) e têm o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional e preparar a população para o mercado de trabalho. As opções incluem desde capacitações técnicas até oficinas voltadas à terceira idade e à gastronomia. Confira as turmas ofertadas · Assistente de Logística · Informática Básica com Internet para Maturidade · Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho · MS Excel - Recursos Avançados · Comida Natalina · Lei Lucas: Noções Básicas de Pri...