Pular para o conteúdo principal

CONSÓRCIO IP MINAS ESTÁ PRESTES A COMPLETAR 100% DA MODERNIZAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE NEVES


Ribeirão das Neves está prestes a completar 100% da modernização da iluminação pública. Isso porque, a Parceria Público-Privada entre a Prefeitura Municipal e o Consórcio IP Minas, formado pela Quantum Engenharia e FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, ofereceu renovação da iluminação pública em ruas, parques, praças e campos de futebol com sistema LED.

Como definido no Plano de Modernização e Operação foi realizado dentro dos três primeiros anos de contrato toda a modernização da iluminação pública de Ribeirão das Neves substituindo a iluminação existente por nova iluminação com tecnologia LED, a fim de adquirir maior eficiência energética e promover ganhos com a operacionalidade do parque de iluminação pública.

Como têm-se registrado no cadastro inicial, deveriam ser modernizados 26.512 pontos. Até o momento, o consórcio foi além e substituiu 27.184 luminárias, ultrapassando os 100% do cadastro inicial.

“Além da substituição de todas as lâmpadas na cidade por equipamentos com tecnologia mais moderna, revitalizamos e ampliamos toda a área do parque municipal.” enfatiza Julio Neves, gerente do Consórcio IP Minas. Para iluminação do parque, foram realizados estudos que abrangem o atendimento específico de cada situação encontrada no local, como quadras, pista de caminhada e academias.

Economia aos cofres públicos
A eficientização energética em sistemas de iluminação pública visa eliminar o desperdício de energia e favorecer o município por meio da substituição das luminárias que reduzem os custos com energia elétrica, além de melhor a qualidade dos serviços prestados.

Em Ribeirão das Neves, de acordo com inventário inicial do parque tinha-se instalada uma carga total de 3.426,28 KW, sendo feito uma redução até 15/01/2023 para 1.506,60 KW, que corresponde a uma redução de 1.919,68 KW sobre a referência do cadastro inicial.

Preocupação com a sustentabilidade
No Consórcio IP Minas há um programa de descontaminação onde as lâmpadas são enviadas para descarte em aterros adequados. De acordo com o último relatório emitido, no período de 16/12/2022 a 15/01/2023 foi realizada a descontaminação e descarte apropriado de 483 lâmpadas, 1080 relês, 937 reatores, 1184 luminárias (2508,99 kg) e 64 braços (160 kg).

Quando falamos em sustentabilidade, especificamente das lâmpadas, o que se tem é um controle do resíduo perigoso. Quando falamos de outros itens que possuem a reciclagem como o alumínio, polietileno, materiais ferrosos, que estão presentes nos outros componentes que incluem o parque de iluminação antigo em Ribeirão das Neves, para todos esses há um convênio com a Comarrim (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves), onde todos os itens são doados e eles dão a destinação adequada por meio da reciclagem direta ou outros fornecedores.

Outro ponto importante a ser destacado são os materiais em papel, papelão, de escritório que também são doados à Comarrim para serem reciclados de forma correta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.