Pular para o conteúdo principal

CONSÓRCIO IP MINAS ESTÁ PRESTES A COMPLETAR 100% DA MODERNIZAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE NEVES


Ribeirão das Neves está prestes a completar 100% da modernização da iluminação pública. Isso porque, a Parceria Público-Privada entre a Prefeitura Municipal e o Consórcio IP Minas, formado pela Quantum Engenharia e FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, ofereceu renovação da iluminação pública em ruas, parques, praças e campos de futebol com sistema LED.

Como definido no Plano de Modernização e Operação foi realizado dentro dos três primeiros anos de contrato toda a modernização da iluminação pública de Ribeirão das Neves substituindo a iluminação existente por nova iluminação com tecnologia LED, a fim de adquirir maior eficiência energética e promover ganhos com a operacionalidade do parque de iluminação pública.

Como têm-se registrado no cadastro inicial, deveriam ser modernizados 26.512 pontos. Até o momento, o consórcio foi além e substituiu 27.184 luminárias, ultrapassando os 100% do cadastro inicial.

“Além da substituição de todas as lâmpadas na cidade por equipamentos com tecnologia mais moderna, revitalizamos e ampliamos toda a área do parque municipal.” enfatiza Julio Neves, gerente do Consórcio IP Minas. Para iluminação do parque, foram realizados estudos que abrangem o atendimento específico de cada situação encontrada no local, como quadras, pista de caminhada e academias.

Economia aos cofres públicos
A eficientização energética em sistemas de iluminação pública visa eliminar o desperdício de energia e favorecer o município por meio da substituição das luminárias que reduzem os custos com energia elétrica, além de melhor a qualidade dos serviços prestados.

Em Ribeirão das Neves, de acordo com inventário inicial do parque tinha-se instalada uma carga total de 3.426,28 KW, sendo feito uma redução até 15/01/2023 para 1.506,60 KW, que corresponde a uma redução de 1.919,68 KW sobre a referência do cadastro inicial.

Preocupação com a sustentabilidade
No Consórcio IP Minas há um programa de descontaminação onde as lâmpadas são enviadas para descarte em aterros adequados. De acordo com o último relatório emitido, no período de 16/12/2022 a 15/01/2023 foi realizada a descontaminação e descarte apropriado de 483 lâmpadas, 1080 relês, 937 reatores, 1184 luminárias (2508,99 kg) e 64 braços (160 kg).

Quando falamos em sustentabilidade, especificamente das lâmpadas, o que se tem é um controle do resíduo perigoso. Quando falamos de outros itens que possuem a reciclagem como o alumínio, polietileno, materiais ferrosos, que estão presentes nos outros componentes que incluem o parque de iluminação antigo em Ribeirão das Neves, para todos esses há um convênio com a Comarrim (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves), onde todos os itens são doados e eles dão a destinação adequada por meio da reciclagem direta ou outros fornecedores.

Outro ponto importante a ser destacado são os materiais em papel, papelão, de escritório que também são doados à Comarrim para serem reciclados de forma correta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...