Pular para o conteúdo principal

SUBSECRETÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA VISITA O SUL DE MINAS E DIVULGA PROJETO

Bruno Araújo assina o termo de posse como subsecretário, tendo ao seu lado o secretário Fernando Passalio

O Compete Minas é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Fapemig, com o apoio da Fiemg, Faemg, Fecomércio, Ocemg e do Sebrae. Uma oportunidade para que empresários e empreendedores possam acessar recursos públicos não reembolsáveis para desenvolverem projetos de inovação e produtos tecnológicos dentro de seus negócios.

O subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Araújo, e o superintendente de Inovação Tecnológica, Pedro Emboava, estão no Sul de Minas entre os dias 15 e 17/03 para apresentar o programa Compete Minas. 

Nesta quarta-feira, dia 15, eles estiveram em reunião no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica.

O programa impulsiona os setores econômicos do Estado, além de aproximar as instituições de ensino e pesquisa e a iniciativa privada. Dividido em duas chamadas: a chamada 12, Tríplice Hélice, voltada para as instituições de ciência e tecnologia (ICT), conta com aporte de mais R$40 milhões para universidades públicas e privadas realizarem projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação propostos por ICTMG, em parceria com empresas, startups ou cooperativas mineiras.

A chamada 13, intitulada Empresas, disponibiliza também mais de R$40 milhões nesta segunda rodada. É indicada para empresas, startups e cooperativas mineiras que tenham condições de desenvolverem produtos e/ou processos inovadores e tecnológicos, novos ou significativamente aprimorados para o mercado nacional, e gerir os recursos angariados de forma independente, sem a parceria de uma ICTMG.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o programa, é uma importante ação do Governo de Minas para estimular o crescimento das empresas no estado: “Ao incentivar acesso a recursos para inovação junto ao setor privado, o Estado se posiciona como amigo do empreendedor, impulsionando empresas a criarem diferenciais para enfrentar a concorrência. O Compete Minas oferece melhores condições para que empreendimentos mineiros se desenvolvam e, consequentemente, contribuam para gerar oportunidade de emprego e renda aos mineiros”, enfatiza o secretário Passalio.

Empresas e ICTs interessados em receber a subvenção econômica do Compete Minas poderão submeter projetos até 17/04/23. Mais informações no site da Fapemig.

Agenda

- Dia 16/03 (quinta-feira) às 10h | Reunião em Itajubá (Campus Unifei - Av. BPS, 1303, Pinheirinho)
- Dia 17/03 (sexta-feira) às 10h | Reunião em Varginha (Rua José Gonçalves Pereira, 129, Vila Pinto)
- Dia 17/03 (sexta-feira) às 18h | Reunião em Poços de Caldas (Rua Prefeito Chagas, 539 - Centro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.