Pular para o conteúdo principal

EPAMIG APRESENTA PROJETO PARA O FORTALECIMENTO DA VITICULTURA FAMILIAR EM CALDAS E REGIÃO

Proposta prevê apoio a produtores de suco de uva e vinhos de mesa

Uma proposta elaborada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), busca conhecer, resgatar e fortalecer a vitivinicultura de mesa nos municípios de Caldas, Santa Rita de Caldas e Andradas, no Sul de Minas. O projeto, em parceria com as prefeituras municipais, a Emater- MG e o Senar, tem como objetivo estimular o cultivo e o processamento de uvas de mesa entre os agricultores familiares.

“A região sul mineira é tradicional no cultivo de uvas de origem americana (Vitis labrusca e Vitis bourquina), destinadas à elaboração de vinhos de mesa. Nas últimas décadas, entretanto, devido à pressão econômica de outras atividades agrícolas, a área vitícola local diminuiu consideravelmente. A primeira ação prevista é fazer o levantamento e cadastramento desses viticultores. Justamente, pela falta de estudos na área não temos um número de referência de produtores”, explica a enóloga da EPAMIG, Angélica Bender, coordenadora do projeto.

As ações buscam atender produtores envolvidos em diferentes segmentos da cadeia produtiva, seja produção e/ ou processamento de uvas comuns de mesa. “Nosso foco são os produtores que atuam em algum ramo da cadeia vitivinícola, sediados nos municípios de Caldas, Santa Rita de Caldas e Andradas, que se enquadrem nas classificações de imóvel rural, propriedade familiar, módulo rural, minifúndio e empresa rural (pequeno porte) definidas pela Lei Nº 4.504, que dispõe sobre o Estatuto da Terra”, define Angélica Bender.

O projeto tem como objetivos a melhoria da qualidade das uvas e dos vinhos de mesa produzidos na região; a diversificação dos produtos elaborados, por meio da introdução de novas variedades de uvas aptas à elaboração de sucos, vinhos e espumantes; a estruturação da cadeia produtiva, com vistas à legalização de propriedades/ agroindústrias; a implementação de boas práticas de fabricação de vinhos, sucos e demais derivados; a difusão das tecnologias geradas, por meio de publicações e eventos. Além da agregação de valor à atividade, que pode também fomentar o agroturismo.

Cronograma e metodologia
O projeto é idealizado pela equipe do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da EPAMIG, Cláudia Rita de Souza, Renata Vieira da Mota, Naíssa Prévide Bernardo, Lucas Bueno do Amaral e Francisco Mickael de Medeiros Câmara, juntamente com a Emater – MG e o Senar Caldas e conta com o apoio das prefeituras de Caldas, Andradas e Santa Rita de Caldas, do Sebrae, da Faemg, do Sindivinho, da Câmara dos Vereadores de Caldas e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

“O projeto une EPAMIG, Emater-MG e Senar pelo objetivo comum de fomentar a vitivinicultura na região Sul de Minas Gerais, por meio de atividades que englobam a capacitação de produtores, a introdução de novas variedades de uvas para diversificação de produtos e a ampliação do período produtivo, além da melhoria dos vinhos já produzidos e do incentivo à produção de suco de uva e ao turismo”, explica Angélica Bender.

A avaliação e validação das variedades e práticas de manejo se dará por meio da implantação de vitrines tecnológicas, em parceria com os produtores, sob orientação das instituições parceiras, de modo a otimizar os custos. “Vamos utilizar tanto a estrutura própria da EPAMIG, quanto das propriedades.”, complementa a enóloga.

A proposta está em fase de finalização e deve entrar em vigor já no mês de maio, com duração prevista de 48 meses.

*Da assessoria da EPAMIG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDENSE FUTEBOL CLUBE APRESENTA OFICIALMENTE SEUS NOVOS UNIFORMES PARA A TEMPORADA

O Aparecidense FC , equipe do Distrito de Aparecida D’Oeste (Guarita), em Santo Antônio do Amparo , realizou a apresentação oficial de seus novos uniformes para a temporada. As novas peças reforçam a identidade e o compromisso do clube com sua trajetória no futebol regional. O uniforme de goleiro, confeccionado na cor preta com detalhes vermelhos, simboliza imponência, confiança e segurança dentro de campo. Já o uniforme da comissão técnica, na tonalidade vinho, expressa elegância, seriedade e profissionalismo, características que norteiam o trabalho fora das quatro linhas. O uniforme titular, por sua vez, mantém as tradicionais faixas verticais vermelha e preta, representando a garra, a paixão e a história do Aparecidense FC — elementos que marcam a trajetória do clube e inspiram sua torcida. A diretoria do Aparecidense FC agradece aos patrocinadores que contribuem para o fortalecimento da equipe: Drogaria Trabalhador SAA , Marcos DVD , Rildo Freios , Let’s RS25 , Atelier Store Ofici...

MC DE VARGINHA VAI FAZER SHOW COM MATUÊ EM POÇOS DE CALDAS

Escolhido por votação popular, GN e mais 3 artistas da região vão ter a oportunidade de se apresentar o lado de grandes nomes do Trap nacional na próxima sexta-feira Apresentação do MC GN no Festival Gira, em Belo Horizonte Na próxima sexta-feira (24/10), a cidade de Poços de Caldas vai realizar a primeira edição do Poços Trap Festival, um evento que vai reunir grandes nomes da cena nacional do Trap, como Matuê, Raffa Moreira e Derek, além de abrir as portas para um artista varginhense em ascensão, o MC GN, se apresentar no mesmo palco que essas estrelas. Intitulado como o maior festival de música urbana do sul de Minas, o Poços Trap Festival está chegando para fazer história. Além de trazer pela primeira vez em Poços de Caldas um dos maiores nomes do Trap mundial, Matuê, o evento está apresentando um line up de peso. Raffa Moreira, um dos pioneiros do Trap no Brasil e Derek, artista que explodiu no cenário nacional ao lado da Recayd Mob e hoje está entre os maiores nomes do gênero mus...

BOLSONARO PERDEU!

Na disputa mais acirrada desde a redemocratizão do país, os brasileiros foram às urnas para o 2° turno das eleições de 2022 escolher o novo presidente da República, vice-presidente, além de alguns estados o governador e vice-governador e, também alguns municípios, o novo prefeito e vice-prefeito. Apurados os votos, o Capitão perdeu! Jair Messias Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, desde ela que foi instituída no país. Luiz Inácio Lula da Silva, vai para o terceiro mandando como presidente da República, tendo como vice-presidente o ex-governador de São Paulo por quatro mandatos e ex-prefeito de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin. Romeu Zema, que foi reeleito governador de Minas no 1º turno com ampla votação, muitos destes votos de eleitores de Lula, assumiu a coordenação da campanha de Jair Bolsonaro em Minas neste 2° turno. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é o Estado-chave em toda eleição presidencial. E foi Minas, sob Governo Zema, que impôs a d...