Pular para o conteúdo principal

EPAMIG APRESENTA PROJETO PARA O FORTALECIMENTO DA VITICULTURA FAMILIAR EM CALDAS E REGIÃO

Proposta prevê apoio a produtores de suco de uva e vinhos de mesa

Uma proposta elaborada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), busca conhecer, resgatar e fortalecer a vitivinicultura de mesa nos municípios de Caldas, Santa Rita de Caldas e Andradas, no Sul de Minas. O projeto, em parceria com as prefeituras municipais, a Emater- MG e o Senar, tem como objetivo estimular o cultivo e o processamento de uvas de mesa entre os agricultores familiares.

“A região sul mineira é tradicional no cultivo de uvas de origem americana (Vitis labrusca e Vitis bourquina), destinadas à elaboração de vinhos de mesa. Nas últimas décadas, entretanto, devido à pressão econômica de outras atividades agrícolas, a área vitícola local diminuiu consideravelmente. A primeira ação prevista é fazer o levantamento e cadastramento desses viticultores. Justamente, pela falta de estudos na área não temos um número de referência de produtores”, explica a enóloga da EPAMIG, Angélica Bender, coordenadora do projeto.

As ações buscam atender produtores envolvidos em diferentes segmentos da cadeia produtiva, seja produção e/ ou processamento de uvas comuns de mesa. “Nosso foco são os produtores que atuam em algum ramo da cadeia vitivinícola, sediados nos municípios de Caldas, Santa Rita de Caldas e Andradas, que se enquadrem nas classificações de imóvel rural, propriedade familiar, módulo rural, minifúndio e empresa rural (pequeno porte) definidas pela Lei Nº 4.504, que dispõe sobre o Estatuto da Terra”, define Angélica Bender.

O projeto tem como objetivos a melhoria da qualidade das uvas e dos vinhos de mesa produzidos na região; a diversificação dos produtos elaborados, por meio da introdução de novas variedades de uvas aptas à elaboração de sucos, vinhos e espumantes; a estruturação da cadeia produtiva, com vistas à legalização de propriedades/ agroindústrias; a implementação de boas práticas de fabricação de vinhos, sucos e demais derivados; a difusão das tecnologias geradas, por meio de publicações e eventos. Além da agregação de valor à atividade, que pode também fomentar o agroturismo.

Cronograma e metodologia
O projeto é idealizado pela equipe do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da EPAMIG, Cláudia Rita de Souza, Renata Vieira da Mota, Naíssa Prévide Bernardo, Lucas Bueno do Amaral e Francisco Mickael de Medeiros Câmara, juntamente com a Emater – MG e o Senar Caldas e conta com o apoio das prefeituras de Caldas, Andradas e Santa Rita de Caldas, do Sebrae, da Faemg, do Sindivinho, da Câmara dos Vereadores de Caldas e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

“O projeto une EPAMIG, Emater-MG e Senar pelo objetivo comum de fomentar a vitivinicultura na região Sul de Minas Gerais, por meio de atividades que englobam a capacitação de produtores, a introdução de novas variedades de uvas para diversificação de produtos e a ampliação do período produtivo, além da melhoria dos vinhos já produzidos e do incentivo à produção de suco de uva e ao turismo”, explica Angélica Bender.

A avaliação e validação das variedades e práticas de manejo se dará por meio da implantação de vitrines tecnológicas, em parceria com os produtores, sob orientação das instituições parceiras, de modo a otimizar os custos. “Vamos utilizar tanto a estrutura própria da EPAMIG, quanto das propriedades.”, complementa a enóloga.

A proposta está em fase de finalização e deve entrar em vigor já no mês de maio, com duração prevista de 48 meses.

*Da assessoria da EPAMIG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...