Pular para o conteúdo principal

EPAMIG APRESENTA PROJETO PARA O FORTALECIMENTO DA VITICULTURA FAMILIAR EM CALDAS E REGIÃO

Proposta prevê apoio a produtores de suco de uva e vinhos de mesa

Uma proposta elaborada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), busca conhecer, resgatar e fortalecer a vitivinicultura de mesa nos municípios de Caldas, Santa Rita de Caldas e Andradas, no Sul de Minas. O projeto, em parceria com as prefeituras municipais, a Emater- MG e o Senar, tem como objetivo estimular o cultivo e o processamento de uvas de mesa entre os agricultores familiares.

“A região sul mineira é tradicional no cultivo de uvas de origem americana (Vitis labrusca e Vitis bourquina), destinadas à elaboração de vinhos de mesa. Nas últimas décadas, entretanto, devido à pressão econômica de outras atividades agrícolas, a área vitícola local diminuiu consideravelmente. A primeira ação prevista é fazer o levantamento e cadastramento desses viticultores. Justamente, pela falta de estudos na área não temos um número de referência de produtores”, explica a enóloga da EPAMIG, Angélica Bender, coordenadora do projeto.

As ações buscam atender produtores envolvidos em diferentes segmentos da cadeia produtiva, seja produção e/ ou processamento de uvas comuns de mesa. “Nosso foco são os produtores que atuam em algum ramo da cadeia vitivinícola, sediados nos municípios de Caldas, Santa Rita de Caldas e Andradas, que se enquadrem nas classificações de imóvel rural, propriedade familiar, módulo rural, minifúndio e empresa rural (pequeno porte) definidas pela Lei Nº 4.504, que dispõe sobre o Estatuto da Terra”, define Angélica Bender.

O projeto tem como objetivos a melhoria da qualidade das uvas e dos vinhos de mesa produzidos na região; a diversificação dos produtos elaborados, por meio da introdução de novas variedades de uvas aptas à elaboração de sucos, vinhos e espumantes; a estruturação da cadeia produtiva, com vistas à legalização de propriedades/ agroindústrias; a implementação de boas práticas de fabricação de vinhos, sucos e demais derivados; a difusão das tecnologias geradas, por meio de publicações e eventos. Além da agregação de valor à atividade, que pode também fomentar o agroturismo.

Cronograma e metodologia
O projeto é idealizado pela equipe do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da EPAMIG, Cláudia Rita de Souza, Renata Vieira da Mota, Naíssa Prévide Bernardo, Lucas Bueno do Amaral e Francisco Mickael de Medeiros Câmara, juntamente com a Emater – MG e o Senar Caldas e conta com o apoio das prefeituras de Caldas, Andradas e Santa Rita de Caldas, do Sebrae, da Faemg, do Sindivinho, da Câmara dos Vereadores de Caldas e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

“O projeto une EPAMIG, Emater-MG e Senar pelo objetivo comum de fomentar a vitivinicultura na região Sul de Minas Gerais, por meio de atividades que englobam a capacitação de produtores, a introdução de novas variedades de uvas para diversificação de produtos e a ampliação do período produtivo, além da melhoria dos vinhos já produzidos e do incentivo à produção de suco de uva e ao turismo”, explica Angélica Bender.

A avaliação e validação das variedades e práticas de manejo se dará por meio da implantação de vitrines tecnológicas, em parceria com os produtores, sob orientação das instituições parceiras, de modo a otimizar os custos. “Vamos utilizar tanto a estrutura própria da EPAMIG, quanto das propriedades.”, complementa a enóloga.

A proposta está em fase de finalização e deve entrar em vigor já no mês de maio, com duração prevista de 48 meses.

*Da assessoria da EPAMIG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/