Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DE LAVRAS DESENVOLVEM APLICATIVO E GANHAM PRÊMIO EM FEIRA NACIONAL

Ferramenta construída por alunos da EE Dr João Batista Hermeto conquistou o 3º lugar da categoria Cidades e Comunidades Sustentáveis da Feira Stem Brasil

Ciência, tecnologia e inovação aliados à curiosidade, ao conhecimento e à dedicação. Essa junção de fatores foram os ingredientes usados pelos estudantes da Escola Estadual Dr. João Batista Hermeto, em Lavras, para a construção de um aplicativo que calcula o custo do consumo mensal de energia elétrica. Os jovens, do curso de Desenvolvimento de Sistemas, do 2º do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), venceram o 3º lugar do Prêmio Cidades e Comunidades Sustentáveis da Feira Stem Brasil, que aconteceu de maneira virtual no final do ano passado.

Os estudantes competiram com jovens de todo o país e se orgulham por terem se destacado em meio a tantos jovens. Emocionado, Nicolas Gabriel de Lima diz “se sentir muito honrado por terem sido escolhidos para participar e como vencedores em uma competição em que escolas particulares, federais e militares de todo o Brasil participaram”. Seu colega Pedro Henrique Nunes Viana destaca a alegria de representar a rede estadual na lista de vencedores. “A gente representou uma escola pública, no meio de um tanto de outras escolas, o que nos enche de orgulho”, ressalta.

Essa felicidade é compartilhada, não apenas entre os integrantes do projeto, mas por toda a escola, como aponta Yasmim Canestri Queiroz. “É uma conquista enorme, não só para a gente que ainda é jovem e está aprendendo, mas também para a escola”, afirma a estudante. Bianca Bibiano Gomes ressalta que a participação na feira é um conhecimento a mais e enfatiza sua gratidão com a oportunidade. “É muito emocionante ver que seu trabalho está sendo reconhecido”, declara. Thawan Victor Carvalho Santos reforça dizendo que essa, além de ser uma boa oportunidade para os alunos, gera mais atenção para a escola, que é do interior.

Incentivo e orientação
Para a elaboração do aplicativo, os alunos contaram com a orientação dos professores Rafael Correia Fonseca, de Matemática, e João Marcelo De Almeida Garcia, de Física. O aplicativo tem a função de calcular quanto de energia elétrica é gasta por tempo de uso de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Esse projeto aborda um assunto bastante evidente no cotidiano mundial, a sustentabilidade.

João Marcelo aponta que, a partir da plataforma, as pessoas podem calcular o custo do consumo mensal de energia elétrica dos seus eletrodomésticos, o que ajuda a conscientizá-las sobre o consumo excessivo e desperdício de energia elétrica. O professor completa dizendo que esse projeto também incentiva a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuem para a preservação do meio ambiente. Assim como ele, Rafael afirma que essa vitória traz visibilidade ao projeto, possibilitando que ele seja divulgado para um público maior, contribuindo para que mais pessoas sejam conscientizadas sobre a importância da sustentabilidade.

“Destacar-se em uma feira nacional como a STEM Brasil 2022 é uma grande conquista, pois significa que o trabalho dos estudantes foi reconhecido e avaliado por uma comissão julgadora altamente qualificada.”, ressalta o professor de matemática, Rafael.

*Com Assessoria SEE-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.