Pular para o conteúdo principal

EX-ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GANHA BOLSA NOS EUA E AJUDA MAIS BRASILEIROS A TENTAREM FACULDADES NORTE-AMERICANAS

Jovem de Lavras, no Sul de Minas, cria projeto para auxiliar estudantes a também fazerem graduação nos Estados Unidos
 Brasileiro realiza sonho de fazer graduação nos EUA e cria projeto para outras ajudar pessoas com esse foco

Victor Balbino tem 23 anos e há três saiu de Lavras, no Sul de Minas, para encarar um dos maiores desafios da vida dele: estudar nos Estados Unidos. O jovem, ex-aluno de escola pública do Sul de Minas, ganhou uma bolsa de estudos e realizou o sonho de cursar uma graduação nos EUA.

Agora, para que mais brasileiros consigam conquistar o mesmo objetivo, ele, junto com um amigo, criou um projeto sem fins lucrativos para auxiliar outros estudantes a também realizarem o ensino superior em solo norte-americano (veja mais abaixo).

Victor estuda na faculdade de economia na Dartmouth College, que fica na cidade de Hanover, no estado de Nova Hampshire.

“Estudar fora, para mim, representa diversas coisas: a realização de um sonho, a gratidão pelo suporte que eu recebi, e a oportunidade de ajudar outros jovens a chegarem aqui também. Eu não tinha nenhuma certeza que seria aprovado, mas sabia que tinha que tentar. E hoje, depois de 3 anos nos EUA, fico muito feliz por não ter desistido independente das dificuldades que tive durante o processo", afirma Victor.

Após já estar nos Estados Unidos, junto com o amigo Artur Barbosa, o estudante de economia decidiu então criar o ‘SuperMentor’. O projeto não tem fins lucrativos e visa auxiliar os estudantes, principalmente os de baixa renda, a fazerem graduação nos EUA.

"A motivação realmente surgiu quando percebemos que as informações referentes ao processo de candidatura não eram muito acessíveis às pessoas. Então decidimos fazer algo que possa ajudar outras pessoas”, explica Victor.

No ‘SuperMentor’ tem o guia do Application, que, por meio de artigos, mostra os principais passos a serem seguidos para iniciar o processo de candidatura para uma graduação nos EUA.

Os Pré-requisitos Mínimos para fazer Graduação nos EUA

7 Mitos Sobre Estudar Nos Estados Unidos

Desmistificando Bolsas Para Graduação Nos Estados Unidos

Tudo Sobre os Exames Internacionais Necessários Para Se Fazer Uma Graduação nos EUA

O que escrever em "Additional Information?"

O guia possui mais de 100 artigos de brasileiros espalhados em mais de 25 universidades de ponta dos EUA (Stanford University, Harvard University, Columbia University, Dartmouth College, dentre outras) e já tiveram mais de 500 mil acessos.

“Além disso, é válido comentar também que o suporte que oferecemos é bem dinâmico, pois auxiliamos os estudantes com todo o processo ou em partes específicas da candidatura deles, como a do preenchimento de documentos financeiros. Independente da forma, é gratificante receber o feedback positivo das pessoas após os resultados, pois elas comentam como o nosso conteúdo foi benéfico para elas”, finaliza o futuro economista.

Os artigos disponibilizados foram escritos baseados em fatos reais. No site, por meio dos textos, é possível entender, por exemplo, como é a carta de recomendação, a maneira que as provas são aplicadas locais e até conferir entrevistas.

*Por João de Carvalho, g1 Sul de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.