Pular para o conteúdo principal

NO DIA MUNDIAL DO CAFÉ, REGIÃO DO CERRADO MINEIRO TEM MUITAS CONQUISTAS PARA COMEMORAR

Pioneiro no Selo de Denominação de Origem no Brasil, café da região está presente em todos os continentes

"Uma pausa para o cafezinho". Quem nunca ouviu esta frase? Ela representa apenas um dos muitos bons momentos inspirados pelo café. Não é à toa que a bebida é tão admirada no mundo todo. A começar pelo aroma que desperta diversas sensações, remetendo à memória, sentimentos de união e acolhimento. E como tudo que é bom merece ser celebrado, o dia 14 de abril foi a data escolhida para comemorar o Dia Mundial do Café.

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, só perdendo para a água. Os números provam a cada ano que a paixão por ele só aumenta. Segundo a Organização Mundial do Café (OIC), o consumo global em 2022/23 atingirá 178,534 milhões de sacas, com alta anual de 1,7% (175,605 milhões de sacas em 2021/22).

O Brasil mantém o título de maior produtor e exportador e a Região do Cerrado Mineiro tem um papel importante na introdução do café de qualidade no cenário mundial, uma vez que representa 12,7% da produção brasileira, 25,4% da produção mineira e está presente em todos os continentes. Atualmente, são mais de 30 países e cerca de 70 compradores de cafés especiais com o selo de Denominação de Origem da Região, a primeira a alcançar este status para os cafés do Brasil, em 2013.

50 anos da Região Cerrado Mineiro
Com uma cafeicultura que prioriza cada dia mais os investimentos na sustentabilidade e no pioneirismo, a Região do Cerrado Mineiro completou, no ano passado, 50 anos. Hoje, abrange uma área de produção de 255 mil hectares, com 4.500 cafeicultores distribuídos por 55 municípios e que se reinventam a cada nova safra, a cada nova geração.

E o que não faltam são conquistas inéditas que trazem reconhecimento e notoriedade para o Cerrado Mineiro. Entre elas, está o desenvolvimento da tecnologia 'fingerprint' (impressão digital do café) para aprimorar a rastreabilidade do café. Outra conquista importante em 2022 foi a marca de 1 milhão de sacas de café com o selo DO, alcançada após o embarque de uma remessa enviada para o Japão. Prova de que a qualidade e as características do café produzido na região atendem os altos níveis de mercado internacional e atraem cada vez mais importadores.

“Em 2022, celebramos os 50 anos da cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro, 30 anos da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e 10 anos do Prêmio Região do Cerrado Mineiro. Essas comemorações marcaram o encontro das gerações que honram o passado, transformam o presente e criam um futuro promissor. Os novos desafios estão em sintonia com uma cafeicultura que atenda os parâmetros de exigência socioambientais como também o controle e proteção da Origem e, para isso, temos nosso Programa de Denominação de Origem, pioneiro no Brasil e, agora, com a ferramenta fingerprint. A RCM, através de suas ações e das organizações que compõem o Sistema, está preparada para atender a todo o ecossistema do café produzido com atitude, que é um café responsável, rastreável e de alta qualidade”, destaca Juliano Tarabal, superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

Denominação de Origem é garantia de exportação
Os embaixadores do café do Cerrado Mineiro são cafeicultores comprometidos com o propósito de representar o café produzido na região pelo mundo afora. Um deles é o produtor Rafael Vinhal. O jovem cafeicultor possui raízes profundas com a história da cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro. O avô iniciou os plantios na década de 70 e há cinco anos ele assumiu parte dos negócios. Hoje, com o pai, Rafael investe em tecnologia, processos e inovação e se orgulha da região que foi pioneira na conquista do título de Denominação de Origem. "A Região do Cerrado Mineiro é a melhor para se produzir café no mundo, tanto em termos de volume quanto em qualidade", afirma.

Grande parte do café produzido pela família é exportado com o selo de origem e ele credita isso aos atributos da Região e também à busca dos consumidores pelo relacionamento e pelas histórias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...