Pular para o conteúdo principal

ATUANTE NO AGRONEGÓCIO, GRUPO DO SUL DE MINAS TEM CRESCIMENTO RECORDE


Não é novidade para ninguém que o agronegócio tem sustentado a economia do país há bastante tempo. Durante o período da pandemia da Covid-19, por exemplo, o setor foi o único com resiliência, em um momento de grande retrocesso econômico no Brasil. Já para 2023, as expectativas são grandes com a supersafra de grãos: de acordo com a Companha Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita deve chegar a 310 milhões de toneladas, cerca de 14% mais que no ciclo passado.

O Banco do Brasil e o Banco Central estimam crescimento entre 7% e 7,55% no PIB agropecuário brasileiro. Puxada por esse setor, a estimativa para o PIB total do país em 2023 é de alta mediana de 0,89%, segundo o mais recente boletim Focus. Já o BB é mais otimista é prevê alta de 1,2%. Para efeito de comparação, para outros setores importantes da economia, o mercado aponta alta de 0,3% na indústria e 0,85% nos serviços. Portanto, mais uma vez, o agronegócio vai sustentar a economia brasileira.

O desenvolvimento da agropecuária brasileira, porém, não aconteceu apenas “dentro da porteira”. Inúmeras empresas contribuíram ativamente para que os excelentes resultados apresentados pelo setor. Entre elas, o Grupo Grão de Ouro, com sede na cidade de Alfenas, sul de Minas Gerais.

O Grupo Grão de Ouro iniciou suas atividades em 1991 nas áreas de armazéns gerais e comercialização de milho. Trinta e dois anos depois, está presente em 17 estados do país e em vários segmentos do setor agro: beneficiamento e armazenagem; comércio de grãos, pecuária de corte, máquinas agrícolas e nutrição animal. O grande desenvolvimento da empresa se deu últimos nove anos, quando saltou de 199 para mais de 800 colaboradores e atingiu cerca de R$ 2 bilhões em faturamento.

Em 2018, uma das empresas do Grupo, a Grão de Ouro Agronegócios (defensivos, sementes e fertilizantes), foi vendida para o fundo de investimentos Aqua Capital e incorporada à Plataforma AgroGalaxy, voltada ao varejo de insumos agrícolas e serviços para o agronegócio brasileiro.

Presente em cinco áreas de negócios, o Grupo Grão de Ouro - com seis empresas e quatro marcas - tem como missão levar soluções ao agronegócio em toda cadeia produtiva com a máxima eficiência exigida pelo setor. As marcas que formam o grupo são a Nutrimax, a Nutrividas, a Fortegrãos e a Grão de Ouro.

A Nutrimax e a Nutrividas são referências em nutrição animal de alta qualidade e tem quatro fábricas em três estados, com produção total de mais de 10 mil toneladas mês. A Fortegrãos atua na produção de soja, milho, feijão e café em uma área de mais de três mil hectares na região do Sul de Minas.

A Grão de Ouro Armazéns possui uma das maiores capacidades de processamento e armazenagem do Sul e Sudoeste mineiro, com quatro unidades de recebimento e capacidade de 80 mil toneladas de grãos.

A divisão comoddities comercializa mais de 500 mil toneladas de grãos - milho, soja, sorgo e aveia -, e oferece liquidez e segurança aos produtores da região onde atua.

Já a Grão de Ouro Máquinas Agrícolas representa a marca New Holland nos estados de Tocantins, Pará e Maranhão. Em 2022, o Grupo investiu mais de R$ 40 milhões em aquisições, melhorias e ampliações para dar sustentabilidade ao seu desenvolvimento.

Para Silvio de Souza Filho, fundador do Grupo Grão de Ouro, o grande diferencial que ajudou a impulsionar o desenvolvimento da empresa nos últimos anos foi “acreditar no agronegócio, nas pessoas e no trabalho como instrumento transformador de melhoria na qualidade de vida da comunidade. E do ponto de vista prático, investir muito; além de criar parcerias de valor”. Ainda sobre as perspectivas de crescimento, Souza Filho afirma que “o planejamento é dobrar de tamanho nos próximos cinco anos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...