Pular para o conteúdo principal

FOMENTO À PECUÁRIA LEITEIRA NO SUL DE MINAS COM A 41ª EXPOITAJUBÁ

Diversos cursos foram realizados durante a exposição pelo Sistema Faemg Senar

Incentivar o crescimento do agronegócio do Sul de Minas, por meio da união de especialistas e produtores rurais da região, foi o principal objetivo da 41ª Exposição Agropecuária de Itajubá (Expoitajubá), realizada entre 27 e 30 de abril, no Parque de Exposições Aureliano Chaves. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itajubá com apoio da Prefeitura Municipal.

A Expoitajubá é voltada ao desenvolvimento da pecuária leiteira, por meio de ações de estímulo à difusão de tecnologia, inovação e conhecimento. O Sistema Faemg Senar, representado pelo assessor especial da diretoria, Antônio Álvares, o Toninho de Pompéu, e pelo gerente do Escritório Regional em Varginha, Caio Oliveira, foi responsável pela realização de atividades técnicas profissionalizantes: “Oficina de Drone”, “Produtos oferecidos e importância do Sistema Faemg Senar”, “Profissionalização na atividade leiteira” e “Desafios da Pecuária Leiteira”.

Quem participou das atividades, ficou satisfeito com o conteúdo repassado. “Com a oficina de drone, aprendi sobre a origem, a evolução e como o equipamento pode ser usado na agropecuária. Foi interessante perceber de que forma a tecnologia pode ser usada para facilitar a rotina no campo como, por exemplo, para encontrar um gado perdido no pasto ou fazer o mapeamento da propriedade”, afirmou a estudante de Medicina Veterinária Maria Laura Gonçalves Teixeira.

Filha de produtor rural, Ana Clara Ribeiro Rosa não conhecia os cursos do Sistema Faemg Senar e ficou surpresa com a variedade de assuntos e qualidade dos conteúdos. “Não imaginava que o Sistema Faemg Senar pudesse oferecer tantos produtos e serviços para melhorar o negócio rural. Fiquei surpresa com as infinitas oportunidades ofertadas, sendo possível, inclusive, trabalhar e ampliar a renda como instrutor ou agente de desenvolvimento rural de uma cidade”, enfatizou.

Presença no interior
O assessor especial da diretoria, Toninho de Pompéu, destacou a presença da equipe do Sistema Faemg Senar no interior. “Mais uma vez, viemos ao Sul de Minas fazer o que gostamos e que é o objetivo da nova diretoria do Sistema Faemg Senar, de estar cada vez mais presente no interior. E é muito gratificante estar aqui na 41ª edição da Expoitajubá, no meio da nossa turma que comanda o Brasil e o mundo, com empreendedorismo, muito trabalho, sinceridade, humildade e valor moral”, reforça Toninho de Pompéu.

A exposição também promoveu torneio leiteiro, julgamento de Mangalarga Marchador e animais de pista, além de shows musicais com os cantores sertanejos, Maiara e Maraisa, Zé Felipe e Jorge e Mateus. “Esta é uma feira agropecuária muito tradicional e de grande relevância no cenário regional, pois o torneio leiteiro movimenta dezenas de animais de alta produção e valor genético, sendo uma das referências e comparação na região. Além disso, também é promovida a Exposição Regional do Mangalarga Marchador da Mantiqueira, que traz para o Sul de Minas dezenas de animais de alto padrão da raça”, avalia o presidente do Sindicato Rural de Itajubá, Antônio Alberto Teixeira.

Profissionalização da mão de obra regional
Durante a Expoitajubá, cerca de 40 pessoas participaram das palestras técnicas na área da profissionalização rural e gestão promovidas pelo Sistema Faemg Senar em prol do agronegócio regional. No evento, produtores rurais de diferentes segmentos também puderam trocar experiências e conhecer os serviços e produtos disponibilizados pelo Sistema. “Nestes dias, foi possível repassar mais conhecimento sobre o setor e estimular a profissionalização do público presente, por meio das palestras e oficinas. Além disso, com o nosso estande institucional onde recebemos clientes e parceiros, também apresentamos todo os serviços oferecidos pelo Sistema Faemg Senar, por meio das ações diárias promovidas pelo Sindicato Rural de Itajubá”, afirma Caio Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.