Pular para o conteúdo principal

ITATIAIUÇU LANÇA PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Município faz parte da Regional Centro-Oeste e Diretor da entidade, Paulo César Costa participou da solenidade

Foi realizado na manhã do último dia 5 de maio, o lançamento do Programa de Desenvolvimento Econômico Itatiaiuçu Conecta, proposto pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), que objetiva pensar em uma cidade economicamente saudável para além da atividade minerária, tendo em vista que os recursos naturais são finitos.

O lançamento do programa aconteceu na praça da cidade e recebeu autoridades políticas, lideranças empresariais, representantes de entidade e sociedade civil. Estava presente o prefeito da cidade, Adelcio Rosa de Morais e o diretor da FIEMG Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa, participou representando a entidade. As mineradoras ArcelorMittal, Minerita e Usiminas, mantenedoras do programa também estavam presentes.

Estudos preveem que em 40 anos as minerações, principal fonte econômica do município, poderão extinguir suas atividades e será necessário atrair novos investimentos. Para o Diretor da FIEMG, o momento para aderir ao programa é oportuno. “Excelente iniciativa pensar no problema antes dele aparecer e já buscando soluções; um programa que será referência”, afirmou Paulo César Costa.

Ainda segundo o líder empresarial, o município, que integra a Regional Centro-Oeste da FIEMG, está em localização privilegiada e tem grande potencial para atrair investimentos que não dependam da atividade mineradora. “Itatiaiuçu está há 30 km do aeroporto, 20 km do Mater Dey, já assinou parcerias com cursos profissionalizantes, inaugurou a Sala do Empreendedor do SEBRAE e prevê a construção deum condomínio industrial, tudo isso abre excelentes oportunidades de crescimento socioeconômico para o município para além da mineração”, concluiu.

Sobre a cidade
Itatiaiuçu, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte e a 82,3 quilômetros da capital mineira, é um dos importantes munícipios mineradores que contribuem para a economia nacional. Com arrecadação tributária concentrada na mineração, a cidade ocupou a 11ª posição no Brasil em Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), em 2022, e figura entre os 15 municípios brasileiros responsáveis por mais de 73% de toda a arrecadação de royalties do país.

*Com Gracielle Castro, da assessoria da FIEMG Regional Centro-Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...