Pular para o conteúdo principal

ITATIAIUÇU LANÇA PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Município faz parte da Regional Centro-Oeste e Diretor da entidade, Paulo César Costa participou da solenidade

Foi realizado na manhã do último dia 5 de maio, o lançamento do Programa de Desenvolvimento Econômico Itatiaiuçu Conecta, proposto pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), que objetiva pensar em uma cidade economicamente saudável para além da atividade minerária, tendo em vista que os recursos naturais são finitos.

O lançamento do programa aconteceu na praça da cidade e recebeu autoridades políticas, lideranças empresariais, representantes de entidade e sociedade civil. Estava presente o prefeito da cidade, Adelcio Rosa de Morais e o diretor da FIEMG Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa, participou representando a entidade. As mineradoras ArcelorMittal, Minerita e Usiminas, mantenedoras do programa também estavam presentes.

Estudos preveem que em 40 anos as minerações, principal fonte econômica do município, poderão extinguir suas atividades e será necessário atrair novos investimentos. Para o Diretor da FIEMG, o momento para aderir ao programa é oportuno. “Excelente iniciativa pensar no problema antes dele aparecer e já buscando soluções; um programa que será referência”, afirmou Paulo César Costa.

Ainda segundo o líder empresarial, o município, que integra a Regional Centro-Oeste da FIEMG, está em localização privilegiada e tem grande potencial para atrair investimentos que não dependam da atividade mineradora. “Itatiaiuçu está há 30 km do aeroporto, 20 km do Mater Dey, já assinou parcerias com cursos profissionalizantes, inaugurou a Sala do Empreendedor do SEBRAE e prevê a construção deum condomínio industrial, tudo isso abre excelentes oportunidades de crescimento socioeconômico para o município para além da mineração”, concluiu.

Sobre a cidade
Itatiaiuçu, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte e a 82,3 quilômetros da capital mineira, é um dos importantes munícipios mineradores que contribuem para a economia nacional. Com arrecadação tributária concentrada na mineração, a cidade ocupou a 11ª posição no Brasil em Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), em 2022, e figura entre os 15 municípios brasileiros responsáveis por mais de 73% de toda a arrecadação de royalties do país.

*Com Gracielle Castro, da assessoria da FIEMG Regional Centro-Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...