Pular para o conteúdo principal

LAVRENSE É O NOVO PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DO CAFÉ DA CNA

Fabrício Andrade é produtor e gestor de empresa de cafés especiais

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou na última quinta-feira, dia 4 de maio, a nomeação do produtor Fabrício Teixeira Andrade como novo presidente da Comissão Nacional do Café da CNA.

Na presidência, um de seus objetivos será contribuir com o setor cafeeiro por meio da construção de relacionamentos intersetoriais baseados na confiança, visão de longo prazo com foco na resiliência e agregação de valor à produção de café brasileira.

“Aceitei o convite com muita honra e acredito que será uma fase de muitos aprendizados e uma oportunidade de retribuir a importância do café em minha vida e os apoios imprescindíveis recebidos de pessoas e profissionais ao longo da minha jornada”, disse Andrade.

O novo presidente já tem longa relação com a CNA, que começou ainda durante um estágio no Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da UFLA, onde atuou no projeto Campo Futuro da CNA. Em conjunto com o coordenador do CIM, Luiz Gonzaga de Castro Júnior, ele liderou a equipe executora do projeto nas coletas e análises de custos de produção até de 2007 a 2014.

O trabalho no Campo Futuro lhe propiciou um entendimento da função do sistema sindical rural e a oportunidade de conhecer a diversidade da cafeicultura brasileira.

Andrade também tem trajetória pessoal e profissional no setor agropecuário, em especial na cafeicultura. Nasceu em uma fazenda no município de Lavras, no Sul de Minas, em setembro de 1984, onde ajudava seu pai nos finais de semana e nas férias escolares.

Movido pelo objetivo de aprimorar o negócio da família, decidiu tentar uma vaga no curso de Agronomia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde cursou a graduação, mestrado e doutorado, este último com foco em cafés especiais.

Atualmente, ele divide o seu tempo entre a cafeicultura da família e como gestor da Fazenda Samambaia e da Sancoffee, cooperativa que exporta cafés especiais de seus produtores para 29 países.

Comissão - A Comissão Nacional do Café é vinculada à Diretoria Técnica da CNA e, além do presidente e do vice-presidente, é composta por representantes das federações de agricultura e pecuária dos estados e uma assessoria técnica.

O colegiado atua na defesa dos cafeicultores brasileiros, atuando junto aos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, além de representar os interesses do setor em instancias consultivas e deliberativas no Brasil e no exterior, como o Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC), Conselho Consultivo da Plataforma Global do Café e Grupos da Trabalho da Organização Internacional do Café.

*Com Assessoria de Comunicação CNA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...