Pular para o conteúdo principal

QUATRO MUNICÍPIOS DA REGIÃO PODEM SOFRER REMANEJAMENTOS PARA NOVAS ZONAS ELEITORAIS

Também está sendo proposta a mudança de sede da 137ª ZE para Passa Quatro

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) abriu uma consulta pública para ouvir a sociedade mineira sobre a revisão do rezoneamento eleitoral realizado em 2017. As pessoas interessadas poderão se manifestar por meio de formulário disponível no site do Tribunal, até as 23h59 do dia 8 de maio.

A consulta pública interessa especialmente às eleitoras e eleitores de quatro municípios no Sul de Minas, porque algumas das propostas dizem respeito às zonas eleitorais às quais eles ficam vinculados. E outra proposta está relacionada à mudança de sede da 137ª ZE.

Veja quais são as mudanças previstas:
  • Piranguçu: da 51ªZona Eleitoral, de Brazópolis, para a 134ªZona Eleitoral, de Itajubá;
  • Dom Viçoso: da 99ªZona Eleitoral, de Cristina, para a 259ªZona Eleitoral, de São Lourenço;
  • São Sebastião do Rio Verde: da 259ªZona Eleitoral, de São Lourenço, para a 306ªZona Eleitoral, de Itamonte;
  • Bocaina de Minas: da 306ªZona Eleitoral, de Itamonte, para a 6ªZona Eleitoral, de Aiuruoca;
  • 137ª Zona Eleitoral: mudança de sede, do município de Itanhandu para o município de Passa Quatro.
As mudanças foram propostas a partir da avaliação de critérios como distância e formas de deslocamento entre os municípios, densidade populacional e existência de outros serviços e órgãos públicos nas cidades que são sede de zona eleitoral.

Sobre a consulta pública
O objetivo da consulta é permitir que a população de Minas Gerais e instituições públicas e privadas enviem críticas e sugestões para ajudar a aprimorar a regulamentação proposta para a revisão do rezoneamento. Assim, o Tribunal poderá conciliar melhor a estrutura das zonas eleitorais, o uso de recursos e as necessidades de eleitoras e eleitores.

Ao acessar a página sobre a revisão do rezoneamento, é possível conhecer o histórico do rezoneamento e ler o edital com todas as regras. O formulário da consulta pública apresenta a minuta de resolução com propostas de alterações na organização das zonas eleitorais definida pelo rezoneamento eleitoral de 2017. A minuta propõe o remanejamento de 19 municípios para diferentes zonas eleitorais e a mudança de sede da zona 137 de Itanhandu para Passa Quatro.

No formulário, as pessoas poderão apresentar sugestões sobre cada artigo da resolução, devendo justificá-las. A inserção de dados e argumentos é importante para a análise das sugestões.

Podem participar da consulta pública cidadãos que tenham título de eleitor e pessoas jurídicas, por meio de seu representante legal. E só será possível fazer manifestações por meio do formulário.

Todas as participações serão analisadas pelo TRE-MG ao longo do mês de maio. As propostas poderão ser incorporadas à minuta de resolução ou rejeitadas, independentemente de divulgação de justificativa e de comunicação aos proponentes.

A juíza auxiliar da Presidência do TRE, Cristiana Ribeiro, explica que estão sendo considerados aspectos como transporte entre a sede de cada zona eleitoral e os municípios próximos, segurança pública, referências sociais (como a existência de outros órgãos e serviços públicos na sede da zona eleitoral) e a logística de distribuição das urnas em períodos eleitorais. Ela ressalta que a nova revisão do rezoneamento “pretende aprimorar alguns pontos e ouvir quem não se manifestou anteriormente, buscando o melhor para a prestação jurisdicional e para o jurisdicionado”.

Participe da consulta pública.

Entenda o rezoneamento
Por meio da Resolução nº 23.520/2017, o Tribunal Superior Eleitoral determinou o rezoneamento eleitoral em todo o Brasil, com o objetivo de ajustar as distorções no quantitativo de eleitores em zonas eleitorais e racionalizar custos, sem descuidar do atendimento eficiente à sociedade, que sempre caracterizou a Justiça Eleitoral brasileira.

Em 2017, o TRE-MG editou a Resolução nº 1.039 e a Resolução nº 1.055, extinguindo 47 das 351 zonas eleitorais então existentes. Ao todo, dos 853 municípios de Minas, 139 passaram a integrar novas zonas eleitorais.

Entre 2019 e 2021, foram promovidas alterações nos municípios de Piraúba, Tocantins (Resolução TRE/MG nº 1.124/2019); Crisólita, São Roque de Minas, Cabo Verde, Botelhos (Resolução TRE/MG nº 1.138/2020); Jaíba, Matias Cardoso e Campina Verde (Resolução TRE/MG 1.181/2021).

Em dezembro de 2021, o TRE deu início à primeira revisão do rezoneamento. Após quase seis meses de estudos, incluindo a análise de 315 manifestações da sociedade, o Tribunal publicou a Resolução 1.211/2022, que determinou a alteração de sede de duas zonas eleitorais e o remanejamento de 12 municípios.

Após a publicação, o TRE recebeu novas demandas, que, segundo a juíza Cristiana Ribeiro, “Nos convidaram a revisitar o trabalho. Esse trabalho foi bem feito, mas o nosso olhar agora será aprofundado, para atingirmos um grau de satisfação maior”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.