Pular para o conteúdo principal

1º ENCONTRO DAS MULHERES DO AGRO DE CAMPOS GERAIS VISA FORTALECER A PRESENÇA FEMININA NO SETOR


Que as mulheres estão cada vez mais presentes no agronegócio, já não é novidade para ninguém. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de estabelecimentos rurais administrados por mulheres aumentou 38% entre os anos de 1998 e 2020. O Censo Agropecuário 2017, também do IBGE, mostra que 947 mil mulheres fazem parte do comando de propriedades rurais no país.

O cenário em Minas Gerais não é diferente. Em dez anos, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a participação da mulher no agronegócio mineiro cresceu 46%. Em 2006, eram 59,3 mil estabelecimentos agropecuários; em 2017, aumentou para 86,7 mil. Essa é uma realidade presente de norte a sul do país, e a tendência é que esses números aumentem ainda mais.

No Sul de Minas, onde o café é a cultura predominante, as mulheres também se destacam no universo agro. Para fortalecer ainda mais a presença feminina no setor, um grupo de mulheres de Campos Gerais irá realizar, no dia 23 de junho, o 1º Encontro das Mulheres do Agro de Campos Gerais. O objetivo do evento é fomentar, por meio da troca de conhecimentos e experiências, a consciência sobre a importância da mulher que trabalha nos mais diversos ramos agropecuários do município.

Com o apoio de órgãos públicos, empresas da cidade, entidades, cooperativas e produtoras rurais, o evento espera reunir cerca de 150 mulheres para discutir o seu papel no agronegócio e contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento do setor. A primeira edição do evento irá contar com a participação de Daniele Pereira Baliza, professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, e Silvana Maria Novais Ferreira Ribeiro, gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema FAEMG SENAR. Para descontrair, Pedro Laurence Silva Carvalho, instrutor do Sistema FAEMG SENAR, irá apresentar uma oficina de barista, com preparo de café e bebidas derivadas do grão.

“Importante ressaltar que o 1º Encontro das Mulheres do Agro de Campo Gerais será gratuito e aberto a todas as mulheres da região que trabalham no setor, independentemente da cultura”, lembra Pâmela Corrêa, supervisora de Marketing da Coopercam. A participação no evento deverá ser garantida por meio de inscrição prévia, que poderá ser feita pelo link https://www.instagram.com/mulheresdoagro.cg/.

Serviço
Evento:
1º Encontro das Mulheres do Agro de Campos Gerais
Dia: 23 de junho de 2023
Horário: 16h
Local: Polo UAB Campos Gerais (Rua Prefeito Jorge de Paula Memberg, 689)
Mais informações:
Marketing Coopercam (35) 9 9899-0031

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho