Pular para o conteúdo principal

1º ENCONTRO DAS MULHERES DO AGRO DE CAMPOS GERAIS VISA FORTALECER A PRESENÇA FEMININA NO SETOR


Que as mulheres estão cada vez mais presentes no agronegócio, já não é novidade para ninguém. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de estabelecimentos rurais administrados por mulheres aumentou 38% entre os anos de 1998 e 2020. O Censo Agropecuário 2017, também do IBGE, mostra que 947 mil mulheres fazem parte do comando de propriedades rurais no país.

O cenário em Minas Gerais não é diferente. Em dez anos, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a participação da mulher no agronegócio mineiro cresceu 46%. Em 2006, eram 59,3 mil estabelecimentos agropecuários; em 2017, aumentou para 86,7 mil. Essa é uma realidade presente de norte a sul do país, e a tendência é que esses números aumentem ainda mais.

No Sul de Minas, onde o café é a cultura predominante, as mulheres também se destacam no universo agro. Para fortalecer ainda mais a presença feminina no setor, um grupo de mulheres de Campos Gerais irá realizar, no dia 23 de junho, o 1º Encontro das Mulheres do Agro de Campos Gerais. O objetivo do evento é fomentar, por meio da troca de conhecimentos e experiências, a consciência sobre a importância da mulher que trabalha nos mais diversos ramos agropecuários do município.

Com o apoio de órgãos públicos, empresas da cidade, entidades, cooperativas e produtoras rurais, o evento espera reunir cerca de 150 mulheres para discutir o seu papel no agronegócio e contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento do setor. A primeira edição do evento irá contar com a participação de Daniele Pereira Baliza, professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, e Silvana Maria Novais Ferreira Ribeiro, gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema FAEMG SENAR. Para descontrair, Pedro Laurence Silva Carvalho, instrutor do Sistema FAEMG SENAR, irá apresentar uma oficina de barista, com preparo de café e bebidas derivadas do grão.

“Importante ressaltar que o 1º Encontro das Mulheres do Agro de Campo Gerais será gratuito e aberto a todas as mulheres da região que trabalham no setor, independentemente da cultura”, lembra Pâmela Corrêa, supervisora de Marketing da Coopercam. A participação no evento deverá ser garantida por meio de inscrição prévia, que poderá ser feita pelo link https://www.instagram.com/mulheresdoagro.cg/.

Serviço
Evento:
1º Encontro das Mulheres do Agro de Campos Gerais
Dia: 23 de junho de 2023
Horário: 16h
Local: Polo UAB Campos Gerais (Rua Prefeito Jorge de Paula Memberg, 689)
Mais informações:
Marketing Coopercam (35) 9 9899-0031

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...