Pular para o conteúdo principal

1º ENCONTRO DAS MULHERES DO AGRO DE CAMPOS GERAIS VISA FORTALECER A PRESENÇA FEMININA NO SETOR


Que as mulheres estão cada vez mais presentes no agronegócio, já não é novidade para ninguém. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de estabelecimentos rurais administrados por mulheres aumentou 38% entre os anos de 1998 e 2020. O Censo Agropecuário 2017, também do IBGE, mostra que 947 mil mulheres fazem parte do comando de propriedades rurais no país.

O cenário em Minas Gerais não é diferente. Em dez anos, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a participação da mulher no agronegócio mineiro cresceu 46%. Em 2006, eram 59,3 mil estabelecimentos agropecuários; em 2017, aumentou para 86,7 mil. Essa é uma realidade presente de norte a sul do país, e a tendência é que esses números aumentem ainda mais.

No Sul de Minas, onde o café é a cultura predominante, as mulheres também se destacam no universo agro. Para fortalecer ainda mais a presença feminina no setor, um grupo de mulheres de Campos Gerais irá realizar, no dia 23 de junho, o 1º Encontro das Mulheres do Agro de Campos Gerais. O objetivo do evento é fomentar, por meio da troca de conhecimentos e experiências, a consciência sobre a importância da mulher que trabalha nos mais diversos ramos agropecuários do município.

Com o apoio de órgãos públicos, empresas da cidade, entidades, cooperativas e produtoras rurais, o evento espera reunir cerca de 150 mulheres para discutir o seu papel no agronegócio e contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento do setor. A primeira edição do evento irá contar com a participação de Daniele Pereira Baliza, professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, e Silvana Maria Novais Ferreira Ribeiro, gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema FAEMG SENAR. Para descontrair, Pedro Laurence Silva Carvalho, instrutor do Sistema FAEMG SENAR, irá apresentar uma oficina de barista, com preparo de café e bebidas derivadas do grão.

“Importante ressaltar que o 1º Encontro das Mulheres do Agro de Campo Gerais será gratuito e aberto a todas as mulheres da região que trabalham no setor, independentemente da cultura”, lembra Pâmela Corrêa, supervisora de Marketing da Coopercam. A participação no evento deverá ser garantida por meio de inscrição prévia, que poderá ser feita pelo link https://www.instagram.com/mulheresdoagro.cg/.

Serviço
Evento:
1º Encontro das Mulheres do Agro de Campos Gerais
Dia: 23 de junho de 2023
Horário: 16h
Local: Polo UAB Campos Gerais (Rua Prefeito Jorge de Paula Memberg, 689)
Mais informações:
Marketing Coopercam (35) 9 9899-0031

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...