Pular para o conteúdo principal

ADUFLA FAZ HISTÓRIA E ELEGE CHAPA FORMADA EXCLUSIVAMENTE POR MULHERES


A eleição da Diretoria e do Conselho Deliberativo da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Lavras (ADUFLA) - Seção Sindical, para o biênio 2023/2025 trouxe um fato inédito na história da entidade: uma chapa eleita formada exclusivamente por mulheres.

A Assembleia Geral Extraordinária de posse da nova direção da entidade ocorreu no dia 19 de maio, no Clube de Campo. O evento que reuniu associados e convidados numa noite de confraternização, discursos e mensagens de apoio, embalado com música ao vivo e buffet.

A eleição de uma chapa formada exclusivamente por professoras surgiu em parte por empenho da presidente eleita Karen Luz Burgoa Rosso, em parte pela aproximação entre ADUFLA com os movimentos em defesa dos direitos das mulheres, em especial junto ao Coletivo de Mulheres Docentes da UFLA e Coletivo de Mães, numa convergência de pautas, ações e ideias que culminaram na formação da chapa “Esperançar, Representar, Lutar e Resistir, que assumiu formalmente a Seção Sindical na última sexta-feira.

Confira os nomes que compõem a nova Diretoria e Conselho Deliberativo

DIRETORIA:

KAREN LUZ BURGOA ROSSO – Presidente

CAMILA MARIA RISSO SALES – Vice-presidente

LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES – 1º Secretário(a)

LUCIANA DE MATOS ALVES PINTO – 2º Secretário(a)

LETICIA GARCIA RIBEIRO DYNIEWICZ- 1º Tesoureiro(a)

LARISSA DA SILVA LISBOA SOUZA – 2º Tesoureiro(a)

CONSELHO DELIBERATIVO

GIOVANA AUGUSTA TORRES – 1º Membro

JÚLIA MORETTO AMÂNCIO – 2º Membro

JACQUELINE MAGALHÃES ALVES – 3º Membro

GABRIELA CRISTINA BRAGA NAVARRO – 4º Membro

KÁTIA BATISTA MARTINS – 5º Membro

CAROLINA FARIA ALVARENGA – 1º Suplente

ALCINEIA DE LEMOS SOUZA RAMOS – 2º Suplente

História da ADUFLA
Em 11 de dezembro de 1967, foi fundada a Associação dos Professores da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ASPESAL), tendo como primeiro presidente o professor Tarley Fantazzini. Em outubro de 1981, na gestão do professor Eufêmio Steiner Gomes Juste Júnior, foi adquirida uma área nas proximidades da então ESAL, para construção do Clube de Campo da Associação, que teve sua infraestrutura ampliada ao longo das gestões posteriores, consolidando diferentes espaços para lazer e prática de esportes pelo sindicalizado e seus dependentes.

Ainda na gestão do professor Eufêmio a entidade iniciou sua integração ao movimento docente nacional, participando, inclusive, da primeira assembléia para criação da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES), a qual acabou por ser criada no Congresso Nacional dos Docentes Universitários, em fevereiro de 1981. Essa inserção nacional tem outro marco da participação da entidade, na gestão do professor Ruy Carvalho, em novembro de 1988, no II Congresso Extraordinário que transformou a Associação em Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES – Sindicato Nacional).

Na gestão do professor José Tarcísio Lima, em 2001, a ASPESAL foi transformada em Seção Sindical do ANDES-Sindicato Nacional, passando a ser denominada de ADUFLA – Associação dos Docentes da Universidade Federal de Lavras, Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior ANDES-SN.

Em dezembro de 2006, na gestão da professora Iraziet da Cunha Charret, foi concluída a construção da primeira etapa da sede própria da ADUFLA, localizada no Campus Universitário da UFLA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.