Pular para o conteúdo principal

CENÁRIO DA SUCESSÃO JÁ SE DESENHA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS


Neste segundo semestre de 2023 a comunidade acadêmica - servidores técnicos-administrativos, professores e estudantes de graduação e pós-graduacão - da Universidade Federal de Lavras (UFLA) irão às urnas para a escolha dos cargos de reitor e vice-reitor.

O próximo dirigente terá o grande desafio de suceder ao atual reitor professor João Chrysóstomo de Resende Júnior, cuja gestão é altamente rejeitada interna e externamente.

Os desafios a serem herdados são grandes, como a consolidação do Hospital Universitário, retomada da presença da UFLA nos grandes rankings nacionais e internacionais, uma vez que a instituição caiu progressivamente nestes índices, combater a alta evasão escolar e o sucateamento estrutural, retomar o diálogo com a comunidade interna e externa, além de dar andamento a planos e projetos e resgatar a força e o respeito no meio político que a UFLA sempre possuiu, porém que foi sendo minado na atual gestão, devido a postura do atual dirigente. Está dificuldade de articulação e habilidade política, influenciou principalmente, na demora em resolver a situação do hospital e captar recursos para o mesmo.

Candidaturas
Até o momento, já figura como virtual candidato pela ala do atual dirigente, o seu pró-reitor de Planejamento e Gestão (PROPLAG), professor Márcio Machado Ladeira. Como chefe da PROPLAG, Ladeira detém um dos cargos mais importantes e influentes da universidade, sendo responsável por todo o caixa da instituição, compras, licitações, convênios, contratações e demissões. E é neste campo das demissões que a sua passagem pela Pró-Reitoria fica marcada.

A Universidade Federal de Lavras é uma das maiores empregadora e geradoras de renda no município de Lavras e, em abril de 2021, uma circular da PROPLAG, comandada pelo professor Márcio Ladeira, gerou um clima de medo e apreensão na instituição e nos lares da cidade. Pelo documento, encaminhado as chefias dos setores, a instituição iria cortar 10% dos postos de trabalho em todos os contratos de terceirização nas Pró-reitorias e suas Diretorias vinculadas, assim como, em todas as unidades acadêmicas. Ainda de acordo com a circular, o contrato de limpeza deveria ser revisto e o contrato do Restaurante Universitário (RU) analisado. A medida veio em um momento que vários servidores efetivos estavam se aposentando ou estavam próximos da aposentadoria e o governo federal liberou concursos públicos, além da grave crise que os trabalhadores já enfrentavam devido à pandemia de Covid-19.

No mês de julho de 2022, a péssima notícia aos trabalhadores se concretizou. Os funcionários terceirizados que atuam no campus foram oficialmente informados da demissão de 148 deles, o que significou que ¼ do número de pessoas vinculadas às empresas prestadoras de serviço na UFLA perderam seus empregos. Foi a maior demissão em massa da história da instituição.

A redução do número de funcionários terceirizados, fruto da falta de habilidade política e dificuldade da atual gestão em buscar apoios junto ao Governo Federal, uma vez que está não foi a primeira grande crise enfrentada pela universidade em sua história, sendo que em outras gestões os impactos foram bem menores, principalmente para evitar as demissões, desta vez teve um impacto direto sobre a rotina da comunidade universitária nos meses seguintes.

Além da demissão de terceirizados, a universidade, por meio da PROPLAG, programou cortes em investimentos, como aqueles reservados para a retomada da construção de duas obras do câmpus de São Sebastião do Paraíso. Também sofreram cortes os recursos das unidades acadêmicas para compras de materiais para aulas práticas e no investimento em equipamentos, o que até hoje influencia a vida dos acadêmicos e contribui para o sucateamento estrutural da instituição.

Consolidando-se realmente como candidato, Ladeira terá pela frente o desafio de uma campanha com uma ingrata herança. Em relação a seu vice, ainda não foram revelados nomes.

Já no grupo de oposição a atual gestão, ainda não foram definidos os candidatos a reitor e vice.

O processo
Após a eleição, chamada de consulta à consulta a comunidade, três nomes serão definidos e submetidos ao Conselho Universitário, órgão máximo da instituição, para a formação da lista tríplice que será encaminhada ao presidente da República.

A pesquisa de opinião, feita por meio da consulta informal à comunidade universitária, pode ser admitida como subsídio para a composição da lista tríplice pelo Colégio Eleitoral, composto pelo Conselho Universitário (CUNI), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Curadores. (CCUR).

Historicamente o primeiro colocado na eleição interna sempre foi o escolhido pelo presidente da República e nomeado para a reitoria.

Posteriormente, durante a posse, que ocorrerá em maio de 2024, o reitor escolhido nomeia seu vice.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...